A bolsa de valores é influenciada pela lei da oferta e demanda. Quando há muita procura sobre um ativo, os preços tendem a subir, caso contrário espera-se que caiam. Contudo, existem indicadores capazes de gerar grande agitação nos preços. Um deles é o payroll — você sabe o que é? 

Apesar de ser um conceito ligado ao mercado norte-americano, geralmente os preços no mercado brasileiro sofrem grande volatilidade quando o payroll é anunciado. Em especial, nos contratos futuros de índice e dólar. Logo, se você quer se tornar um investidor ou especulador, vale a pena conhecê-lo. 

Para ajudar, nós da Genial preparamos este conteúdo, a fim de esclarecer o que é o payroll, como ele funciona e sua importância — inclusive para traders brasileiros. Não deixe de acompanhar! 

O que é o payroll? 

Originalmente chamado de non-farm payroll, trata-se de um indicador da economia norte-americana. Ele é responsável por demonstrar mensalmente informações muito relevantes sobre o desempenho econômico dos Estados Unidos. 

De modo geral, o payroll representa a folha de pagamento que não está relacionada ao setor agrícola do país. Portanto, mostra a variação no número de pessoas empregadas nos EUA a cada mês, servindo de um termômetro mensal da economia americana. 

Como o mercado dos EUA é o maior do mundo, os dados apresentados no payroll refletem em diversas bolsas mundiais – inclusive na bolsa brasileira. Portanto, não é por acaso que ele é considerando como um dos principais índices macroeconômicos do planeta. 

Como ele funciona?  

Todos os meses o payroll é divulgado pelo Bureau of Labor Statistics – órgão oficial do Governo americano para avaliar o mercado de trabalho. Ele é um relatório econômico integral sobre a situação da força trabalhista dos EUA, e representa 80% do PIB (produto interno bruto) americano. 

Essa é a razão de sua grande relevância para o mercado. No entanto, não entram nessa listagem os trabalhadores do setor primário – como quem trabalha como doméstica, empresário, empresas sem fins lucrativos, trabalhadores agrícolas, entre outros. 

O payroll é divulgado toda primeira sexta-feira de cada mês. No entanto, em algumas ocasiões sua divulgação pode ser postergada para a segunda-feira. Isso acontece geralmente quando existe um feriado ou evento no dia oficial. 

Além disso, ele é divulgado às 08:30 horas da manhã no horário do EUA – normalmente, às 09:30 horas no horário de Brasília. Mas esses horários podem mudar ao longo do ano devido às alterações do horário de verão estadunidense. 

Quais as informações que o payroll traz? 

Até aqui você aprendeu o que é o payroll e como ele funciona. É importante saber agora quais informações ele traz consigo. Assim que o payroll é divulgado, o mercado tem acesso a uma série de dados.  

Alguns deles podem impactar seus investimentos ou abrir possibilidades para especular na bolsa de valores. Entre elas: 

  • A balança comercial; 
  • A taxa de desemprego; 
  • A quantidade de empregos criados; 
  • A quantidade de horas trabalhadas; 
  • Os setores que mais contratam; 
  • Os setores que mais demitem; 
  • A variação média de ganho mensal; 
  • A variação do salário médio por hora; 
  • A variação do salário anual médio. 

Note que esses dados se referem ao mercado dos Estados Unidos. Apesar disso, o investidor ou especulador precisa ter atenção em relação a essas informações. Afinal, como você viu, muitas delas influenciam o mercado financeiro mundial de forma direta.  

Ganho médio por hora trabalhada 

Uma das principais informações a serem analisadas no payroll é o ganho médio por hora trabalhada. Esse dado pode indicar o poder de consumo do trabalhador estadunidense, bem como as projeções econômicas para os próximos meses. 

Via de regra, caso os trabalhadores recebam mais por hora trabalhada, eles tendem a consumir mais. O aumento no consumo fortalece o setor industrial dos EUA e contribui para o crescimento da economia. 

Desemprego 

O contrapeso dessa balança é o desemprego. Inclusive, é o principal objetivo do payroll — representar a folha de pagamento. O número de pessoas desempregadas é divulgado em porcentagem, em forma de taxa.  

Caso a taxa de desemprego esteja muito alta pode indicar que o país enfrenta uma recessão no mercado de trabalho. Isso reduz o poder de compra do americano, e pode ter impactos na força do dólar e no câmbio de diversos países. 

Balança comercial 

A balança comercial aponta a diferença entre importações e exportações no país. Através dela é possível conhecer a situação da economia do EUA. Quando o número de exportações é superior ao de importações, por exemplo, pode indicar um maior crescimento econômico.  

Diante desse cenário, o dólar ganha espaço para valorização. Isso em razão dos países estrangeiros precisarem converter suas moedas para a norte-americana, e assim conseguirem comprar as mercadorias produzidas nos EUA. 

Já na hipótese das importações superarem as exportações, pode significar que a população dos EUA está consumindo mais produtos importados. Isso pode enfraquecer a indústria local e fazer com que a economia desacelere, também impactando no preço do dólar. 

Qual é a importância desse indicador para os traders brasileiros? 

Como você pode ver, os dados do payroll americano impactam em diversos outros mercados em torno do globo. Entre os fatores mais afetados se destacam a taxa de juros, o preço do dólar e a negociação de ativos na bolsa. 

Por isso, no dia de payroll é esperada bastante volatilidade na bolsa brasileira — especialmente nos mercados futuros de dólar e índice. Para quem gosta de especular no mercado futuro, essa pode ser uma oportunidade de encontrar oportunidades, principalmente no day trade.  

Contudo, as movimentações tendem a ser tão bruscas que é preciso ter bastante experiência para não perder dinheiro. Por isso, vale a pena considerar os riscos envolvidos nessa prática, e verificar se ela faz sentido para o seu perfil e objetivos. 

Deixar de operar enquanto o payroll é divulgado, por outro lado, pode ser mais indicado aos iniciantes, a fim de controlar perdas e fazer a gestão de risco. Contudo, ainda assim pode valer a pena acompanhar o payroll.  

Afinal, estudar os movimentos do mercado nesses momentos pode ajudar você a identificar o que fazer em situações de grande volatilidade. E a alinhar suas estratégias de operações. 

Agora que você sabe o que é payroll, pretende acompanhar a sua divulgação no próximo mês? Lembre-se de que ele pode abrir uma janela de oportunidade no mercado, mas também pode causar prejuízos. Então considere os riscos e as suas estratégias de trade antes de operá-lo. 

Quer negociar no mercado com as melhores ferramentas disponíveis? Então abra a sua conta na Genial contrate uma plataforma!

Comentários