Nem todo investimento tem o rendimento limitado ao resgate ou à venda do ativo por um preço superior ao de compra. Na renda variável, algumas alternativas contam também com o distribuição de proventos (também conhecida como pagamento de dividendos), o que gera uma nova fonte de remuneração. 

Uma das vantagens de entender como é feita essa distribuição do lucro é que você poderá definir o melhor caminho para começar a receber esses valores. Assim, terá a chance de aproveitar o retorno como parte de sua estratégia. 

Para saber o que esperar e como tomar decisões focadas em dividendos, nós, da Genial Investimentos, separamos o que você precisa compreender sobre o assunto. Confira! 

Inscreva-se no nosso canal do YouTube

O que são dividendos? 

Os dividendos são proventos distribuídos a acionistas ou investidores e servem como remuneração para eles. Portanto, eles preveem outra forma de rentabilidade do investimento ao longo do tempo. Além da valorização do preço na venda, é possível ter renda passiva

Eles são pagos principalmente por empresas, já que todas as ações negociadas na bolsa brasileira devem distribuir dividendos, caso as empresas tenham lucro. Além disso, os fundos de investimento imobiliário (FII) também realizam esse pagamento. 

O pagamento de dividendos pode servir para atrair mais investidores. Quando eles oferecem uma distribuição maior de parte dos lucros, normalmente, cria-se expectativa de lucro no futuro e seu valor de mercado sobe (vale ressaltar que o pagamento de dividendos não tem por objetivo aumentar a valorização).

Saiba Mais: O que são Dividendos? Entenda na prática!

Quais são os outros tipos de proventos? 

Os dividendos são um dos tipos de proventos, mas não são os únicos. Em relação às ações, há também os juros sobre capital próprio (JCP), por exemplo. A principal diferença é que os JCP são tributados pelo Imposto de Renda, enquanto os dividendos são isentos. 

Isso acontece porque a empresa distribui antes de pagar o imposto, e insere o JCP como custo para o negócio. Além dele, outros proventos incluem os direitos de subscrição e a bonificação, que podem remunerar o investidor com novas ações.

Saiba Mais: Como Declarar Dividendos no Imposto de Renda?

Quando os dividendos são distribuídos? 

A frequência do pagamento de dividendos sobre ações depende das definições de cada empresa. Há companhias que pagam dividendos mensais, enquanto outras optam pelo pagamento semestral ou anual, por exemplo. 

Independentemente da regularidade de pagamento, é importante conhecer os conceitos de data com (ou com-dividendos) e data ex (ou ex-dividendos). Quando uma empresa anuncia o pagamento de dividendos, existe uma data limite para a aquisição de ações que receberão tais proventos. 

O último dia no qual é possível adquirir as ações que receberão os dividendos é conhecido como data com. A partir dela, novos investidores não receberão os proventos previstos — eles vão para os antigos proprietários dos papéis. 

A data ex, portanto, representa o período a partir do qual as ações adquiridas não receberão os dividendos anunciados. Assim, os acionistas que comprarem os papéis a partir dessa data só terão direito de receber proventos na ocasião do próximo anúncio de pagamento. 

Como é feito o pagamento de dividendos? 

No momento da data de declaração, algumas empresas definem o dia do pagamento de dividendos (outras não) e também o valor que será distribuído por ação (vale ressaltar que nem sempre a data de pagamento é divulgada). Alguns fatores são levados em consideração para a base de cálculo para o pagamento dos dividendos, como por exemplo, o lucro líquido, onde percentual desses ganhos é definido pela companhia como o pagamento (vale ressaltar que a definição do valor pode levar em consideração outros argumento, e não somente o lucro).

O pagamento é realizado na conta do acionista na corretora utilizada. O valor, então, pode ser transferido ou reinvestido, dependendo dos interesses de cada investidor. 

A própria B3 faz um ajuste no preço das ações, na data ex e não na data de pagamento. Desconta-se o percentual dado pela relação entre o pagamento de dividendo por ação e o preço da ação antes da negociação se tornar ex-dividendo. 

Todo o processo se repete a cada período previsto para o pagamento de dividendos. No entanto, se a empresa apurar prejuízo operacional ela não é obrigada a distribuir os valores, já que não há lucro a ser dividido com os sócios. 

Inscreva-se no nosso canal do YouTube

Maiores ações que pagaram dividendos em 2021

Antes de analisarmos quem são as possíveis campeãs no quesito dividendos para o próximo ano, é importante sabermos quais empresas foram destaque nos últimos 5 anos. Como análise retroativa, utilizaremos o valor de mercado das companhias no primeiro dia útil do ano e no dia 21/12/2021.

Por conta das incertezas decorrentes da pandemia, alguns setores mais perenes acabaram optando por não pagar tantos dividendos em 2020, mas em 2021 acabaram recompensando seus acionistas.

A seguir são apresentados os dividendos pagos por ação das empresas que compõem o índice Bovespa em 2021:

Maiores ações que pagaram dividendos em 2021
Maiores ações que pagaram dividendos em 2021

Maiores ações que pagaram dividendos em 2022

Com o cenário desafiador para este ano, o fator juros no Brasil e no mundo deverá influenciar bastante nas estratégias das empresas sobre a distribuição de dividendos.

Esperamos que o setor ligado às commodities deve continuar como destaque na distribuição de dividendos por conta do ciclo positivo das commodities, o que possibilita uma forte geração de caixa, ao mesmo tempo que não foram feitos grandes investimentos nos últimos anos para aumento da capacidade produtiva.

Por outro lado, setores influenciados no ano passado pela movimento de alta da Selic (Construção Civil, Varejo e Small Caps) devem aproveitar esse ano para manter seus níveis de alavancagem ao mesmo tempo que querem estar disponíveis para eventos de M&A (Fusões e Aquisições), e assim não devem ser destaque na distribuição de dividendos. Esperamos que grandes bancos mantenham suas políticas de distribuição de proventos, para atrair investidores mais conservadores em um ano de grande volatilidade. O mesmo movimento deve ocorrer no setor elétrico, com destaque para as transmissoras de energia, que seguem sendo beneficiadas pela inflação mais alta.

A seguir são apresentadas as projeções de dividendos do consenso para as empresas que compõem o índice Bovespa em 2022:

Maiores ações que pagaram dividendos em 2022
Maiores ações que pagaram dividendos em 2022

Como investir para receber dividendos? 

O investidor deve escolher por empresas maduras, participantes de setores sólidos e que não necessitem de muitos investimentos. Não devemos olhar para o passado somente, mas sim para o futuro. 

Na hora de definir sua estratégia de investimento, é possível priorizar ações pagadoras de dividendos, caso seja do seu interesse ter uma renda passiva frequente. Isso pode contribuir para o objetivo de independência financeira, por exemplo. 

Para tanto, é necessário começar pela identificação do seu perfil de investidor — que pode ser conservador, moderado ou agressivo. Ao conhecer a sua tolerância ao risco, será possível escolher fontes pagadoras de dividendos mais arrojadas ou mais seguras. 

Também é importante definir e reconhecer seus objetivos financeiros. O recebimento de dividendos, normalmente, está associado ao longo prazo, em especial pelos impactos do tempo sobre o desempenho do negócio. Então, isso deve ser considerado em seu planejamento. 

Após passar por essas etapas, é válido utilizar os indicadores fundamentalistas para escolher as ações. Avalie fundamentos como o dividend yield e o dividend payout, mas também considere a saúde financeira e organizacional da empresa. Afinal, o pagamento precisa ser consistente. 

Conheça as carteiras recomendadas do projeto Genial Analisa, disponibilizadas todos meses recomendações de ações e fundos imobiliários através de uma equipe de analistas de ponta Filipe Villegas e Isabella Suleiman.

Se o seu objetivo for acumular patrimônio para viver de renda, vale a pena reinvestir os proventos para aumentar seu potencial. No longo prazo, os dividendos se tornam maiores e seus objetivos se aproximam. 

Agora que você já sabe como funciona o pagamento de dividendos, será possível ajustar sua tomada de decisão para incluir os recebimentos, caso faça sentido para sua estratégia. Na prática, pode-se obter um rendimento passivo e até viver de renda com esses valores.

Se você deseja investir em dividendos, abra agora a sua conta na Genial gratuitamente ou se preferir baixe o nosso app e dê o seu primeiro passo nos investimentos.

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa