Os Recibos de Depósito Bancário (RDB) são investimentos de renda fixa conservadora pouco conhecidos, mas muito parecidos com os famosos Certificados de Depósito Bancário (CDB).

Assim como seus irmãos mais conhecidos, os RDB são emitidos por instituições financeiras para captar recursos e desempenhar suas atividades. Assim, o investidor que adquire um RDB está, na verdade, emprestando dinheiro à instituição financeira em troca de uma remuneração.

As similaridades do RDB em relação ao CDB são muitas:

– Ambos contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que faz o ressarcimento do valor investido mais a rentabilidade em caso de quebra do banco emissor, até um limite de 250 mil reais por CPF, por instituição financeira;

– Seus valores de aporte inicial mínimo podem variar de um papel para outro e são estabelecidos pela instituição financeira emissora;

– Podem ter remuneração pós-fixada (por exemplo, um percentual do CDI), prefixada (uma taxa nominal pré-estabelecida, por exemplo, 12% ao ano) ou atrelada à inflação (em geral, uma taxa prefixada mais a variação do IPCA);

– Quanto mais recursos o investidor tiver para aplicar e quanto maior o prazo de investimento, melhor a remuneração;

– Não têm taxa de administração, mas sofrem cobrança de imposto de renda sobre os rendimentos, conforme a tabela regressiva válida para as aplicações financeiras de renda fixa.

Saiba mais sobre essas características dos CDB, também válidas para os RDB.

Diferenças de um RDB para um CDB

As principais diferenças entre os dois tipos de papel dizem respeito ao tipo de instituição emissora e à liquidez.

Os CDB são emitidos por bancos. Já os RDB, além dos bancos, podem ser emitidos também por cooperativas e sociedades de crédito e financiamento.

Em relação à liquidez, os CDB podem permitir resgate antes do vencimento e geralmente têm liquidez diária – isto é, podem ser resgatados a qualquer momento. Além disso, podem ser negociados no mercado secundário, ou seja, vendidos para outros investidores.

Já os RDB não têm liquidez antes do vencimento. Isso quer dizer que, em condições normais, não permitem resgate antes do fim do prazo. São intransferíveis e inegociáveis, não podendo ser negociados em mercado secundário.

RDB só podem ser resgatados antecipadamente em caráter excepcional, com o acordo da instituição depositária e justificado por alguma emergência.

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários