Já pensou em investir em um título que tenha a garantia de uma renda fixa e os ganhos proporcionados por uma renda variável? Não só parece um sonho como é realidade no mercado de capitais. É com a ideia de unir o útil ao agradável que o Certificado de Operações Estruturadas (COE) aparece como uma opção de investimento mais arriscada, porém, ao mesmo tempo, segura por, no final, não haver prejuízos para o investidor caso a operação não chegue ao objetivo esperado.

O que é COE?

O COE nada mais é do que uma combinação de ativos, de maior complexidade, que dão a oportunidade para o investidor apostar em cenários e empresas em uma estrutura já fechada, demandando menos trabalho e preocupações.

O COE funciona, em linhas gerais, da seguinte forma: um banco emissor combina, em uma só carteira, diversos ativos do mercado considerados de alto risco. Esses ativos rendem juntos, dentro de uma estrutura fechada, e entregam uma rentabilidade pré-estabelecida baseada em um cenário econômico futuro. E a maioria desses títulos garante 100% do retorno do valor investido caso o resultado seja negativo, por isso é uma das opções mais seguras do mercado.

Então, por exemplo, há COEs no mercado para um determinado período que dependerão da variação cambial do dólar. Neste caso, se o dólar atingir a previsão dos emissores, a taxa prometida no valor da contratação do título será acrescida no valor investido, rentabilizando mais, comparado a títulos de renda fixa como Tesouro Direto, LCI, LCA, CDI ou CDB, e em um período muito menor, que varia geralmente de 6 meses a 2 anos.

Claro que, havendo maiores riscos, há chances de não se concretizar o cenário esperado. No entanto, o COE é destinado a investidores conservadores que querem arriscar um pouco mais e, assim, diversificar seus investimentos. Para os COEs com proteção garantida, o pior cenário para o investidor é receber no final do período o mesmo valor investido. Portanto, não há prejuízos significativos nesse investimento.

Imagine outra opção de COE que permita a você investir nas principais ações da bolsa dos Estados Unidos. Essa alternativa existe, propiciada, por exemplo, pelo título emitido com base na cotação do S&P 500 (Índice que reúne as 500 maiores ações da bolsa americana). Supondo que a meta do índice S&P 500 seja de 2600 pontos, em um determinado período, há dois cenários possíveis: se no vencimento os pontos se confirmarem, a rentabilidade prometida pelo banco emissor será garantida e, caso haja uma menor quantidade de pontos, seu dinheiro será devolvido.

O COE pode ser oferecido com base em uma série de outros ativos e indicadores, como índices de inflação, taxas de juros, índices de bolsa (como o Ibovespa), índices de renda fixa, ações, debêntures e índices de ativos negociados no exterior.

Abra sua conta - CTAQuais as vantagens do investimento em COE?

• Investindo em COE, o cliente não precisa se preocupar com oscilações de mercado ao longo da operação. Todos os cenários possíveis do investimento estarão mapeados na contratação da operação.

• Além disso, o COE permite acesso a mercados restritos. Por exemplo, para o investidor brasileiro seria complicado investir em ações ou fundos negociados fora do País. Isso exigiria que ele enviasse dinheiro para fora, acompanhasse o câmbio, ficasse atento às flutuações do mercado ao longo do investimento e, ainda, se preocupasse com as questões tributárias.

• Todo esse processo se justifica para grandes investidores, que normalmente pagam para que outras pessoas se preocupem com isso. Para o pequeno investidor, essas questões acabam restringindo os mercados que ele pode operar, diminuindo suas possibilidades de diversificação de carteira e, consequentemente, limitando os ganhos dos seus investimentos. O COE é uma excelente solução para esse problema.

Desvantagens do COE

• O COE é um ativo sem liquidez. Uma vez contratada a operação, o cliente terá que ficar com aquele recurso alocado pelo período de vigência do COE. Não há possibilidade de resgatar o dinheiro investido antes do vencimento da operação, diferente de outros títulos de renda fixa, como Poupança, Tesouro Direto e CDB.

• Apesar de o dinheiro ser 100% protegido, com garantia de retorno do valor investido, essa quantia ficará exposta à inflação e às correções monetárias. No entanto, esse reajuste não é passado para o cliente, apenas o valor que foi investido inicialmente.

• Fundo Garantidor de Crédito: o COE NÃO É COBERTO pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), deixando o investidor exposto ao risco do emissor do ativo. Por isso é importante verificar a credibilidade e o rating da instituição que oferece o COE.

Tributação

Por ser considerado um instrumento de renda fixa, a tributação do COE segue a já conhecida tabela para esse tipo de investimento. E é bom lembrar que em todo o investimento em renda fixa o Imposto de Renda só é cobrado sobre o lucro.

coe

Tipos de operações mais utilizadas

COE INDEXADO À ALTA DE UM ATIVO

Esse tipo de operação é o mais comum e também o mais simples. O cliente investe em um COE baseado em um determinado ativo e ganha de acordo com a variação dele durante todo o período de duração do COE. Caso o ativo tenha uma variação negativa, o cliente receberá todo o valor investido de volta no vencimento da operação.

coe certificado de operações estruturadas
COE ALTA ALAVANCADA

Nesse tipo de operação o cliente receberá a alavancagem da rentabilidade de um determinado ativo. Ou seja, vamos supor que o ativo suba 10% em um determinado período e a alavancagem seja 1,5x (150%) sobre este crescimento. Nesse caso o cliente teria um rendimento de 15% no COE. Portanto, essa alavancagem é um ganho a mais que a corretora de investimento define na contratação do produto. Caso o ativo tenha uma variação negativa, o cliente receberá todo o valor investido de volta no vencimento da operação.

coe alta alavancada
COE CALL SPREAD

Essa operação limita o ganho do cliente em um determinado nível, ou seja, o cliente fica sujeito a um determinado ativo, mas limitado a um ganho máximo. Se atingir o objetivo, mesmo que haja uma variação positiva após, o cliente só receberá o valor-limite. Caso o ativo tenha uma variação negativa, o cliente receberá todo o valor investido de volta no vencimento da operação.

coe call spread
COE AUTOCALL

Essa é uma operação bastante utilizada e com características bem diferentes das anteriores. Normalmente esse tipo de operação se baseia em mais de um ativo (entre 3 e 5), ou seja, o cliente fica sujeito à variação desses quatro ativos durante a vigência da operação.

A condição necessária para que o cliente tenha sucesso na operação é que todos os ativos estejam com preço igual ou maior ao preço inicial, no período pré-definido de leitura. Caso isso ocorra, o cliente terá, nesta data, direito à rentabilidade estabelecida e o COE será encerrado antecipadamente ao vencimento.

Vamos a um exemplo prático:

Supondo um COE de 2 anos, com as ações de Netflix, Amazon, Apple, Facebook e com leituras semestrais, que haja uma rentabilidade de 15% a.a para o cliente.

O gráfico abaixo ilustra, hipoteticamente, o comportamento de todas as ações durante o período de vigência do COE. Nesse caso, vemos que, em todas as leituras, o preço de pelo menos uma das ações se encontrava abaixo do preço inicial. Nesse caso, ao término do período de vigência do COE, o cliente recebeu o capital investido de volta, sem correção (capital protegido).

coeJá nesse exemplo do gráfico abaixo, podemos observar que, na segunda leitura, os preços de TODAS as ações estavam acima do preço inicial. Nesse caso, o cliente recebe nesta data, o valor investido corrigido pelo cupom equivalente (como o cupom era 15% a.a., a leitura era semestral e essa é a segunda leitura, o cliente terá o seu valor corrigido em 15%). Quando isso acontece, o COE é encerrado, já que o cliente recebeu o retorno esperado.

coeInvestindo com a Genial Investimentos, você conta com a assessoria de especialistas na sua contratação do COE. Não são cobradas taxa de custódia ou corretagem. A ideia e o principal objetivo é democratizar o acesso aos melhores produtos de investimento do mercado. Agora que você tem todas as informações relevantes sobre o investimento em COE, por que não começar hoje mesmo?

Confira mais informações em nosso site!

Abra sua conta - CTA

Genial

Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Deixar um comentário