Muitas vezes, o valor do salário não é suficiente para realização de todos os planos, e para muitos, até mesmo pagar as contas básicas do mês. Por isso, existem pessoas que buscam renda extra em 2023 para pagar contas ou atingir metas de consumo.

Porém, na hora de conseguir dinheiro extra, a criatividade é importante. Isso porque há diversas possibilidades no mercado, mas você precisa encontrar opções adequadas à sua realidade, considerando capital disponível, tempo que pode ser dedicado etc.

Achou interessante e quer descobrir ideias de como ter uma fonte de renda extra em 2023? Então continue a leitura deste conteúdo e veja as alternativas que nós, da Genial, separamos para você.

Confira!

Como ganhar dinheiro extra em 2023?

Ganhar dinheiro extra em 2023 não precisa ser específico para quem busca pagar contas ou dívidas, pode ser também para realização de planos e sonhos. Mas afinal? Você sabe como conquistar esses ganhos? As opções são desde trabalhos online até fazer entregas de mercadorias e vamos te apresentar algumas delas!

Entretanto, muita atenção! Você precisa se situar sobre as possibilidades para decidir qual se enquadra melhor dentro do seu contexto cotidiano.

Veja os tópicos a seguir para descobrir formas de alinhar as atividades extras conforme seja sua rotina!

Explore o mercado financeiro

Os investimentos fazem parte da sua vida? Se ainda não, essa é uma opção que merece ser considerada em busca de rendimentos constantes. O mais interessante é que existe investimentos para todo tipo de perfil, seja ele conservador, moderado ou arrojado.

Mas o mercado financeiro disponibiliza diferentes possibilidades, você pode conseguir renda extra em 2023 que vão além de investimentos. Veja abaixo algumas das possibilidades:

Investidor visando renda passiva

A primeira alternativa de renda extra com investimentos é exatamente aplicar seu dinheiro buscando ter uma fonte de renda passiva. Ou seja, nesse caso o seu dinheiro trabalhará para você e poderá se multiplicar pela ação dos juros compostos.

Há diversas alternativas que podem ajudar nesse objetivo. Por exemplo, títulos de renda fixa com pagamento de cupons semestrais. Esses são investimentos mais seguros e previsíveis, porque você sabe como acontecerá a lógica de rentabilidade.

Por outro lado, existem investimentos de maior risco (e maior potencial de ganhos) na renda variável. Dois exemplos que podem gerar renda passiva são as ações e os fundos imobiliários (FIIs), já que eles podem distribuir dividendos.

Esses são proventos pagos em forma de dinheiro e de maneira recorrente, conforme a empresa ou fundo apresenta lucros a distribuir. Para decidir onde você deve investir, é preciso considerar o seu perfil de investidor.

O perfil define como você lida com os riscos relacionados aos investimentos. Dessa forma, o investidor conservador possui menos tolerância a riscos. Por isso, ele costuma procurar pela segurança e maior previsibilidade da renda fixa.

No caso do investidor moderado, a composição da carteira é mais balanceada. Ou seja, a segurança é relevante, mas há mais abertura ao risco em comparação ao conservador. Já no perfil arrojado, mais tolerante ao risco, a rentabilidade é peça-chave, enquanto a segurança aparece em segundo plano.

Genial Investimentos - Abra sua conta

Especulação

Quando você aplica dinheiro visando objetivos de longo prazo, estamos falando de investimentos. Mas muitas pessoas atuam em outro campo do mercado financeiro: a especulação. Ela se refere a operações de curto e curtíssimo prazo na bolsa de valores brasileira (B3).

O intuito de quem especula é buscar lucros com a diferença de preços de ativos — como ações. Assim, é possível, por exemplo, comprar os papéis mais baratos e vendê-los mais caros depois, ou fazer o contrário.

Existem diversas formas de especulação, que se dividem de acordo com os prazos das negociações. A mais conhecida é o day trade, com operações de compra e venda no mesmo pregão. Também é possível realizar operações mais espaçadas, como o swing trade ou position trade.

A especulação costuma ser uma alternativa viável porque não é preciso uma graduação ou curso específico para se tornar trader. Além disso, as operações podem ser feitas simultaneamente ao seu trabalho. Logo, há flexibilidade de horário.

Entretanto, é preciso ter recursos para direcionar às operações e é preciso estar ciente de que não existem garantias de retorno. Se o mercado se movimentar de maneira contrária a esperada, você pode ter prejuízos expressivos.

Então é importante estudar bastante e entender todas as nuances relacionadas ao tema. Isso porque o mercado financeiro envolve riscos que devem ser considerados ao operar.

Assessor de investimentos

Existem muitas carreiras no mercado financeiro. Por exemplo, educador financeiro, consultor, analista, etc. A assessoria de investimentos é uma das áreas que mais tem crescido. O motivo para isso é que muitas pessoas têm se interessado por começar a investir — e precisam de suporte nesse processo.

Assim, o assessor pode oferecer o serviço para esse público. O papel desse profissional é explicar e apresentar investimentos, para que os investidores tenham mais informações na hora de fazer a gestão da própria carteira.

Não é necessário ter uma formação universitária específica para se tornar assessor, mas é preciso ter certificação para atuar dessa forma. Uma vantagem dessa carreira é que você pode ter liberdade de horário e flexibilidade em relação ao local de atuação.

Abra o seu negócio

Você também pode investir em um empreendimento. Essa é uma maneira de ampliar a sua renda e pode até mesmo se transformar na sua principal forma de trabalho com o tempo. Afinal, se o negócio der certo, os retornos podem viabilizar uma transação total de carreira.

Uma estratégia para começar a ter renda extra abrindo um negócio é vender itens. E não é preciso ter uma loja física. Você pode fazer vendas pela internet ou, em caso de produtos físicos, em áreas de livre circulação.

Se você fizer artesanato ou doces gostosos, por exemplo, pode lucrar com eles. Assim, um hobby se torna um serviço lucrativo e prazeroso. Ainda, essa forma de atuação permite ofertar produtos exclusivos e personalizados, o que pode atrair um público diferenciado.

No caso de alimentos, você pode criar um cardápio exclusivo para anunciar seus doces e bolos. Caso tenha sucesso nessa jornada, há possibilidade de aumentar a demanda para grandes eventos, como aniversários e casamentos.

Mas existem diversas outras áreas relacionadas com venda e renda extra em 2023:

  • Afiliado de e-commerces (Dropshipping);
  • Marketing digital;
  • Pesquisas online;
  • Aluguel de casa, quarto ou espaço;
  • Produção de e-books,
  • Motorista de aplicativo,
  • Tradução de textos;
  • Produção de textos;
  • Babá de pets;
  • Aulas particulares;
  • Venda de itens pessoais;
  • Revendedor de cosméticos;
  • Venda de milhas do cartão de crédito;
  • Criar um canal no Youtube.

Dica especial: para ajudar nas vendas, as redes sociais podem ser a ponte entre o produtor e o consumidor final.

Abaixo desmembramos um pouco algumas das ideias citadas acima!

Crie uma loja virtual

Como você viu, a montagem de negócios na internet facilitou quem busca gerar renda extra. Isso porque as burocracias são menores, pois não é necessário ter um local físico e funcionários, por exemplo. Portanto, a renda extra pode vir de vendas virtuais administradas de qualquer lugar.

Para ter sucesso no seu e-commerce, pense no nicho de mercado e preços que chamem clientes para a compra. Com o tempo, a criação de estratégias e o conhecimento do público possibilitará o desenvolvimento de um negócio atrativo e lucrativo.

Se você quer começar da melhor forma, pode criar um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) como Microempreendedor Individual (MEI). A partir disso, os impostos e as burocracias diminuem, o que garante benefícios para seu negócio.

Utilize milhas no cartão de crédito

Nem sempre a sua renda extra vem do trabalho. Existem algumas dicas rotineiras que podem ajudar a obter ganhos a partir dos seus próprios gastos. Nesse sentido, as milhas no cartão de crédito já são bastante conhecidas.

Elas podem ser usadas de diferentes formas, como na compra de passagens aéreas — reduzindo o custo de viagens. Além disso, é possível aproveitar programas de pontos para fazer compras com economia ou, até mesmo, vender as milhas.

Porém, muitas pessoas não compreendem o funcionamento das milhas e o seu potencial de gerar ganhos. Com isso, acabam perdendo dinheiro.

Para transformar as milhas em renda extra, algumas questões devem ser verificadas. Por exemplo, é preciso verificar se o seu banco trabalha com programa de pontos. Em caso positivo, avalie questões adicionais, como:

  • fator de conversão de gastos em pontos;
  • data de validade para o uso;
  • programas parceiros para conversão de milhas aéreas;
  • operações que pontuam (crédito ou débito).

Aproveite o cashback para ter renda extra em 2023

Quando se faz compras online, existem lojas que oferecem uma opção de cashback. Você sabe o que ela significa? Em uma tradução literal, seria “dinheiro de volta”. Essa é uma estratégia de venda em que há a possibilidade de reaver ou reutilizar uma porcentagem do valor da compra.

Assim, o cashback é utilizado como incentivo para consumir no site que oferece o benefício. Por exemplo, duas lojas podem vender o mesmo produto por R$ 500, porém uma delas possui 5% de retorno do valor total ao cliente. Nesse caso, você tem uma renda extra de volta.

Para utilizar o benefício, siga as instruções:

  • faça um cadastro nos aplicativos ou sites que proporcionam o serviço de cashback;
  • verifique na plataforma que você se cadastrou quais são as lojas que oferecem a vantagem;
  • leia atentamente os termos antes de fazer a compra — as regras se alteram a depender do programa;
  • efetue a compra solicitando o cashback na loja que possui o benefício.

Após um prazo estipulado, a loja avisa o intermediário sobre a compra para disponibilizar o dinheiro para reembolso ou crédito. No caso de resgate, o valor aparece na conta corrente escolhida pelo usuário, com um valor mínimo para saque.

Se o cashback for na forma de crédito, o saldo pode ser utilizado em situações específicas em outras compras na loja. Assim, a empresa fideliza um cliente e você consegue economizar dinheiro nas compras. Isso é legal para as duas partes, concorda?

Trabalhe como freelancer

Você sabe como fazer renda extra em casa apenas conectado na internet? Um dos meios é realizar trabalhos informais que começaram a crescer bastante nos últimos anos. Existem diversas oportunidades e você pode utilizar habilidades que já possui para ganhar renda extra.

É possível ser freelancer em muitas áreas, como marketing e design. Você pode trabalhar com pessoas próximas, divulgar seus serviços na internet ou mesmo fazer parte de plataformas que ajudam freelancers a conseguirem trabalho.

Veja algumas possibilidades:

  • Upwork: essa é uma opção para quem domina a língua inglesa ganhar em dólar. As áreas são muitas — design e criatividade, software, marketing, engenharia, entre outras;
  • GetNinjas: uma plataforma para pessoas que possuem diferentes serviços — como aulas, consultoria, saúde, moda, serviços domésticos e outros;
  • Workana: os serviços dessa plataforma são voltados aos profissionais do mundo digital. Assim, é uma boa alternativa se você trabalha remotamente com TI, design gráfico e marketing;
  • Fiverr: essa plataforma permite que você crie um perfil com informações referentes ao seu trabalho. Dessa forma, os empregadores podem analisá-lo e fazer a contratação conforme necessidades específicas;
  • 99freelas: semelhante ao Fiverr, você faz um perfil profissional a partir de um cadastro e os interessados podem contratar seu serviço.

Esses sites criam conexões entre as pessoas para que o vínculo empregatício seja facilmente construído. Com isso, você organiza sua rotina para incluir serviços que garantam renda extra, muitas vezes em home office. Ou seja, é possível fazer renda extra pelo celular!

Utilize seu carro ou moto para gerar renda

Uma parte da população não vai ao mercado ou aos restaurantes para comprar suas mercadorias e refeições. Por isso, os entregadores e motoristas de aplicativo utilizam as corridas para obter renda por meio desses serviços.

Os aplicativos permitem a flexibilidade de tempo. Dessa maneira, o período em que você não está no seu trabalho habitual pode se transformar em uma renda extra com entregas. Com isso, o carro ou moto que você já possui pode trazer mais dinheiro.

Veja três maneiras de obter renda com o seu carro:

  • aplicativo de transporte de pessoas: Uber, 99, Leve-me, BlaBlaCar, Cabify são algumas das opções. Para as mulheres que desejam se sentir mais seguras, o aplicativo Frida Karro oferece um serviço inteiramente feminino;
  • aplicativo de entrega: Rappi, Zé Delivery, iFood e Uber Eats são os serviços mais famosos. Para quem possui moto, essa alternativa costuma ser interessante;
  • alugar o carro: plataformas como BookingDrive, Fleety e Pegcar são utilizadas por pessoas que desejam alugar o próprio veículo.

Inicie um canal no YouTube

Você já percebeu o crescimento de canais no YouTube nos últimos anos? Esse é um mercado que chama a atenção dos usuários, pois possui diferentes conteúdos para todas as faixas etárias. Assim, você pode começar a fazer vídeos conforme seus conhecimentos prévios.

Ou seja, se cozinhar é prazeroso para você, é possível se aventurar em um canal de receitas? Dessa forma, a união de duas atividades pode gerar lucros e aumentar sua renda extra.

Um ponto positivo de ter um canal no YouTube é que ele não exige muito esforço ou investimento para iniciar. É claro que a definição de imagem e som contam bastante na qualidade dos vídeos, mas você pode começar se empenhando em construir bons conteúdos e, gradualmente, investir em equipamentos.

Mas, na prática, como funciona a lucratividade da plataforma? Uma das formas mais fáceis é por meio de propagandas. Para que o canal seja monetizado, o produtor de conteúdos deve fazer parte do Programa de Parcerias da plataforma.

Os requisitos básicos para isso são:

  • seguir todas as políticas de monetização do YouTube;
  • morar em região ou país em que o Programa esteja disponível;
  • ter mais de 4 mil horas assistidas pelo público no último ano;
  • ter mais de 1 mil inscritos;
  • não ter punições das Diretrizes da Comunidade no canal por conteúdos que ferem as políticas da plataforma;
  • ter uma conta do Google AdSense.

As oportunidades de ganhar dinheiro utilizando a plataforma são muitas. Entretanto, o planejamento direcionando o tema central do canal é fundamental, além de fazer bons roteiros para os vídeos.

Como ganhar dinheiro com o YouTube?

Além dos adsenses do próprio YouTube, você pode ter outras formas de remuneração com o seu canal. Confira alguns exemplos:

  • Receita de publicidade: a veiculação de anúncios de display, overlay e vídeos possibilitam o recebimento de dinheiro;
  • Clubes dos canais: trata-se do pagamento de uma mensalidade pelos membros do canal para benefícios específicos;
  • YouTube Shopping: criação de uma loja na própria plataforma com produtos oficiais;
  • Valeu demais: os membros mais fanáticos que desejam suas mensagens fixadas na seção de comentários do vídeo podem ajudar financeiramente;
  • Super Chat e Super Stickers: os membros que desejarem podem destacar suas imagens animadas no chat das transmissões ao vivo, pagando um valor;
  • Receita do YouTube Premium: o recebimento de parte da taxa de assinatura do YouTube Premium quando os usuários consumirem seu conteúdo.

Além disso, uma ferramenta que tende a crescer é o YouTube Shorts — que foca em vídeos curtos e criativos. Para estimular o uso dele pelos criadores de conteúdo, há o fundo de recompensa. Essa iniciativa distribui US$ 100 milhões entre os usuários que disponibilizarem os melhores Shorts.

Os requisitos são:

  • o canal deve concordar com as diretrizes da comunidade do YouTube, regras de direitos autorais e as políticas de monetização;
  • os vídeos não podem aparecer com marcas d’água, logotipos de outras empresas e mídias sociais e conteúdo não original — de filmes, televisão ou reenvio de outros canais;
  • a idade mínima de participação é a maioridade do respectivo país;
  • os usuários com idade entre 13 e 18 anos precisam de um responsável para aceitar os termos e configurar uma conta do Google AdSense;
  • a região do criador do conteúdo precisa constar nos países estipulados pelo YouTube.

Dê aulas particulares

As aulas particulares, desde o ensino de algum idioma até tocar um instrumento musical, são mais uma fonte de renda extra possível para você. Elas podem ser online ou presenciais e direcionadas para o público que você desejar — adultos ou crianças.

Se você tiver certificação ou o conhecimento necessário, existe a possibilidade de aumentar o ganho mensal organizando seus horários. Lembre-se que as aulas particulares são mais caras por serem exclusivas, personalizadas e, possivelmente, individuais. Interessante, não é?

É possível ganhar renda extra jogando online de forma confiável?

A resposta para essa pergunta é sim! Isso significa que você pode atrelar lazer com trabalho. Nesse caso, o ideal é buscar um jogo pelo qual você se interesse e monetizar a atividade.

Quer saber como? Entenda melhor a seguir!

Faça lives em plataformas especializadas

Uma maneira de lucrar com games é por meio de transmissões ao vivo de jogos, ou seja, ser um streamer de game. Afinal, as plataformas especializadas permitem que você transmita seu conteúdo para um público interessado por games e obtenha retorno financeiro.

Por exemplo, a Twitch é uma plataforma da Amazon utilizada por usuários que desejam monetizar a transmissão de seus jogos. Para isso, a participação do Programa de Afiliados da Twitch facilita o processo.

Com o programa, o usuário tem acesso ao lucro por cada inscrição, comissão de venda de jogos indicados e um valor pelo recebimento de Bits – moeda da plataforma. Além disso, os banners de publicidade são adicionados nas lives para aumentar a lucratividade.

Dessa maneira, os assinantes — pessoas que se inscrevem no canal do streamer — proporcionam todas as vantagens financeiras ao jogador. Mas existem algumas condições para ser convidado a se tornar um afiliado.

Elas são:

  • possuir, no mínimo, 50 seguidores;
  • alcançar a média de 3 ou mais espectadores por cada transmissão;
  • ter feito 7 dias de transmissão apenas na Twitch nos últimos 30 dias;
  • ter feito, pelo menos, 500 minutos de transmissão nos últimos 30 dias.

Após o convite, basta clicar em “Começar” para finalizar o cadastro no Painel de controle do criador e iniciar a monetização do canal. As etapas seguintes são:

  • fornecer as informações pessoas para o cadastro;
  • assinar o contrato de afiliados;
  • participar do questionário sobre direitos autorais e impostos sobre serviços (TIMS);
  • conceder suas informações fiscais para Amazon;
  • preencher o formulário da Tipalti para informar onde o pagamento deverá ser enviado.

Twitch Partner

Caso você ache o lucro de um afiliado pequeno, a alternativa é subir o nível para Twitch Partner. Os requisitos são outros:

  • provar audiência engajada e ampla no canal por meio de um programa interno chamado “A rota para ser um Parceiro”;
  • transmitir conteúdo de acordo com todas as Diretrizes e termos da comunidade;
  • demonstrar que é possível manter o público consistente nas suas atividades.

Após completar a conquista, o painel de controle possibilitará que você solicite o status de parceria com prioridade na avaliação. Aqui, é importante ter em mente que são diversas etapas até ser parceiro da plataforma e que pode demandar tempo.

Além dessa alternativa, as doações para apoiar o canal podem ser feitas por usuários que não são afiliados ou parceiros. Assim, um botão específico permitirá que o jogador receba valores dos espectadores.

Compartilhe vídeos no YouTube

Ao gravar suas lives, você tem a possibilidade de postá-las no YouTube. Dessa forma, você ativa a monetização do canal para participar do Programa de Parcerias do YouTube (YPP). Para isso, algumas exigências devem ser seguidas:

  • residir onde seja disponibilizado o Programa de Parcerias do YouTube;
  • respeitar as políticas de monetização do YouTube;
  • ter um número maior de 1 mil inscritos;
  • possuir uma conta Google AdSense;
  • ter mais de 4 mil horas de atividade pública no último ano.

Como você já sabe, ao atender todos os requisitos, o YouTube utiliza os vídeos do associado para anunciar diferentes marcas e produtos. A partir disso, o criador de conteúdo recebe dinheiro com as publicidades que aparecem em partes do vídeo publicado.

Além de lives jogando, o gamer pode fornecer dicas de novos jogos, tutoriais e guias para fases difíceis. Dessa forma, a divulgação de lançamentos pode gerar rentabilidade a partir de anúncios no meio do vídeo ou o pagamento da própria empresa que deseja fazer parcerias com os afiliados.

Como poupar dinheiro em 2023?

A renda extra pode auxiliar o alcance de metas financeiras, mas não adianta ganhar sem saber poupar dinheiro, certo? Portanto, a mentalidade para o ano novo precisa ser voltada à economia. Afinal, a estabilidade financeira é indispensável para sua qualidade de vida.

Quer descobrir como economizar? Então veja as dicas a seguir!

Estude sua situação financeira

Muitas pessoas desejam aprender mais sobre finanças. Portanto, o primeiro passo é desenvolver o autoconhecimento: entender quais são suas dívidas, recebimentos e caminhos para a economia. Para isso, utilize uma planilha financeira ou aplicativo financeiro.

Depois, anote os seguintes dados:

  • saldo de todas as contas;
  • dívidas fixas;
  • possíveis parcelamentos de contas;
  • financiamentos;
  • dinheiro previsto para receber.

Com todos esses números você terá uma visão sobre seus gastos e ganhos. Assim, o planejamento se torna mais fácil. Portanto, lembre-se: antes de qualquer decisão, conheça a sua situação para não se envolver em dívidas.

Corte gastos desnecessários

Após fazer o estudo de suas finanças, você conseguirá medir quais gastos são desnecessários. Logo, o controle sobre eles pode ser maior. Isso porque a redução, substituição ou corte de custos cotidianos fazem diferença financeiramente.

Ao longo do tempo, isso fará com que os seus gastos recorrentes diminuam e você consiga economizar cada vez mais. Junto à renda extra obtida, o corte de custos pode impulsionar a construção do seu patrimônio.

Determine seus objetivos financeiros

Os objetivos financeiros são um direcionamento para lidar melhor com o dinheiro. Então avalie suas necessidades e interesses e defina metas.

Por exemplo, você deseja fazer uma viagem que exige economias durante um grande período? Ou quer construir uma reserva de emergência antes de ter um filho? Talvez a ideia seja começar a pensar na independência financeira?

Todos os objetivos devem ser traçados para que diariamente você chegue mais perto deles. Lembre-se: a organização é fundamental para que os planos se tornem realidade. Por isso, o planejamento financeiro deve ser guiado pelas suas metas.

Dessa maneira, seus gastos e economias serão controlados para você construir uma vida financeira equilibrada. No início, seguir o planejamento parecerá trabalhoso. Mas o tempo mostrará como a dedicação traz bons frutos para todos os setores da vida.

Não se esqueça, invista os seus recursos

Por fim, é importante investir os recursos poupados. Isso ajudará a proteger o seu dinheiro da perda do poder de compra gerada pela inflação e pode auxiliar no aumento do seu patrimônio.

Mesmo iniciando a sua jornada no mercado financeiro aos poucos, é possível conquistar melhores resultados ao longo do tempo. Inclusive, como você viu, essa é uma alternativa que pode trazer fontes de renda passiva.

Percebeu como a renda extra permite o controle e equilíbrio financeiro para seus dias? Então avalie todas as opções e melhore sua qualidade de vida ganhando dinheiro a mais todo mês. Com isso, é possível proporcionar segurança familiar e realizar sonhos que parecem distantes!

Gostou do conteúdo e acredita que outras pessoas podem se beneficiar dele? Então compartilhe o artigo da Genial nas suas redes sociais para levar o tema renda extra em 2023 para quem precisa!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!