Após tantas transformações e imprevistos em 2020, saber como mudar sua vida financeira em 2021 é essencial. Afinal, isso permite que você construa patrimônio, concretize seus objetivos e tenha mais segurança e tranquilidade. 

Paralelamente, não basta querer a mudança — é preciso colocá-la em prática por meio de novos hábitos. Com alterações nos pontos mais importantes, será possível alterar definitivamente a realidade das suas finanças. 

Foi pensando nisso que nós, da Genial Investimentos, separamos 6 dicas para você colocar em prática e mudar sua realidade financeira. Acompanhe! 

1. Aumente seu nível de educação financeira 

A transformação da sua realidade financeira tem que ocorrer de maneira estruturada e se consolidar ao longo do tempo. Para que isso aconteça, recomendamos conhecer os conceitos e pilares do cuidado com as finanças, o que exige buscar a educação financeira. 

Você deve buscar entender ou se aprofundar em conceitos de planejamento financeiro, tomada de decisão, investimentos e assim por diante. Quanto maior for seu entendimento, maior será sua consciência ao usar o dinheiro. 

Para desenvolver esses conhecimentos, é possível recorrer a livros e cursos, assim como a vídeos e leituras sobre o tema. Inclusive, há muito material gratuito na internet — como aqui, no blog da Genial

2. Comece a cuidar da organização das finanças 

É inviável saber como mudar sua vida financeira se os seus recursos estiverem desorganizados. Sem uma organização clara, você não tem visibilidade e, com isso, não consegue tomar boas decisões. 

Portanto, é preciso se dedicar à organização financeira. Você deve saber o quanto ganha e o quanto gasta no mês e ter uma ideia do seu panorama de finanças. Também é essencial conhecer quais são suas dívidas e quitá-las, caso existam. 

Sabendo como está sua vida financeira, você poderá estruturar suas finanças de maneira previsível. Assim, passa a ser possível acompanhar a evolução do patrimônio, as necessidades e as oportunidades de criar novos hábitos. 

3. Dê atenção extra ao planejamento e ao controle 

Com a organização em dia, é o momento de focar no planejamento financeiro e no controle para que tudo saia conforme o esperado. Em termos de planejamento, é interessante estabelecer um gasto mensal máximo, além de definir objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Para colocar o planejamento em prática, convém criar um orçamento financeiro pessoal. Com essa ferramenta, você pode determinar como seu dinheiro será distribuído ao longo das semanas e dos meses de 2021. 

Para tanto, é necessário conhecer o quanto você ganha por mês e como esses valores devem ser distribuídos entre as demandas, considerando despesas fixas e variáveis. A intenção é conseguir equilibrar todas as exigências com a disponibilidade de recursos. 

Com o orçamento, há como definir quais são as áreas prioritárias, onde é preciso reduzir os gastos e como economizar. Isso ajudará você a colocar a vida financeira em dia e garantir que os planejamentos não sejam deixados de lado. 

4. Monte uma reserva financeira 

Por melhor que seja o seu orçamento, você deve se lembrar de que nem sempre tudo sai como o previsto. É preciso se proteger financeiramente, especialmente depois de 2020.  

Em 2021 certamente há incertezas econômicas. E elas sempre estarão presentes, de uma maneira ou de outra, em nosso dia a dia. Por isso, construa sua reserva de emergência

Ela deve corresponder a 6 meses do seu custo de vida, para que você possa se manter mesmo que fique sem nenhuma renda. Como o próprio nome diz, esse montante deve ser utilizado apenas diante de uma situação atípica e emergencial. Depois, é necessário repor o que for usado. 

Com o valor separado, você terá mais tranquilidade para usar seu dinheiro e seguir com seu planejamento. Afinal, se algo não acontecer conforme o esperado, seu orçamento será menos impactado por gastos imprevistos. 

5. Crie outros hábitos e transforme sua relação com o dinheiro 

Colocar em prática todas essas dicas já é uma forma de saber como mudar sua vida financeira. Porém, também é preciso pensar em uma transformação mais profunda e que envolva, principalmente, a maneira como você enxerga e como se relaciona com o próprio dinheiro. 

Ou seja, a ideia é modificar o modo como você toma decisões para que seja possível, de fato, consolidar resultados mais satisfatórios na sua vida financeira. Do contrário, todo o planejamento poderá ficar sob risco de hábitos antigos e pouco positivos. 

Um exemplo envolve as compras por impulso. Em vez de adquirir algo somente porque está na promoção ou para compensar o estresse no seu dia, o melhor é pensar em compras planejadas e que sejam realmente necessárias.  

Assim, você não desperdiça dinheiro ou oportunidades. Também é importante estar disposto a reavaliar supérfluos, adaptando seu padrão de vida a quanto você ganha e ao que deseja obter. 

A intenção é ter uma relação mais saudável com o dinheiro, percebendo-o como uma forma de realizar planos e não como uma fonte de problema. Na prática, isso pode fazer toda a diferença para alterar sua percepção e seus hábitos financeiros

6. Comece a investir seu patrimônio 

Como parte da transformação da sua vida financeira, é essencial pensar em fazer seu dinheiro trabalhar para você. Dependendo da estratégia, é possível até mesmo conquistar a independência financeira, o que trará mais tranquilidade e liberdade para seu cotidiano. 

Para que isso seja viável, um passo necessário é começar a investir dinheiro. Desse modo, você faz com que seu capital se acumule e aproveite o poder dos juros compostos. Assim, a quantia se multiplica e é possível usufruir dos rendimentos. 

Mas, para investir, é preciso ajustar seu orçamento para que sobre dinheiro. Pensando na construção de patrimônio, o ideal é ter consistência e fazer aportes frequentes para ampliar o capital. 

Além disso, você deve conhecer sua tolerância ao risco, o que significa identificar seu perfil de investidor. Ele pode ser conservador, moderado ou agressivo, e há alternativas de renda fixa e de renda variável adequadas a cada tipo. 

Você também deverá abrir conta em uma corretora de valores que ofereça estrutura e suporte para a realização dos investimentos. E não esqueça: para tomar boas decisões é importante continuar estudando o mercado financeiro e sabendo avaliar os investimentos. 

Aprender como mudar sua vida financeira em 2021 (e nos próximos anos) está a seu alcance. Considere aplicar as orientações deste conteúdo e veja como a sua relação com o dinheiro poderá se tornar mais positiva! 

Na hora de investir, o apoio de uma corretora de valores adequada é indispensável. Então, abra sua conta conosco e venha ser Genial

Comentários