Alcançar resultados melhores na sua vida financeira não depende apenas de um novo emprego ou de um salário maior. Dentro das suas possibilidades atuais, há como praticas dicas para prosperar financeiramente, atingindo objetivos de curto, médio e longo prazo.

Dar atenção a essa questão é importante para ter mais tranquilidade e bem-estar, sem ter que se preocupar com dívidas que se acumulam ou com sonhos que permanecem distantes. Com as atitudes certas, você poderá consolidar patrimônio e atingir novos patamares.

Mas como fazer isso, exatamente? Nosso time, da Genial Investimentos, separou 10 dicas para você colocar em prática e se tornar mais próspero. Confira!

O que é ter prosperidade na vida?

Antes de começar a buscar os meios para se tornar próspero, é fundamental definir o que isso significa para você. Afinal, o conceito de prosperidade está relacionado ao sucesso, mas cada pessoa tem a própria visão sobre o que é ser bem-sucedido.

Portanto, falar de prosperidade financeira pode envolver muitos aspectos. Para algumas pessoas, pode ser ter um futuro tranquilo e conseguir pagar as contas. Para outras, é um pouco além: acumular patrimônio, viver de renda e conseguir ter independência financeira por exemplo.

Prosperar também é diferente dependendo da situação em que você se encontra. Se estiver endividado, quitar todos os débitos é um passo de prosperidade. Se tiver financiado um apartamento, pagá-lo antes do tempo pode ser sinônimo de ser próspero.

Assim, é preciso refletir tanto sobre a sua situação atual quanto o que você espera para o futuro. Dessa maneira, saberá qual é a prosperidade financeira que deseja alcançar e poderá defini-la como meta.

Por que existem pessoas que não prosperam?

Após entender o que a prosperidade financeira representa no seu caso, pode ser que você esteja se perguntando o motivo de tantas pessoas não atingirem esse objetivo. Alcançar um patamar financeiro melhor está nos planos de boa parte das pessoas, mas poucas o concretizam.

Um dos motivos para justificar isso é que nem sempre o desejo de prosperar significa saber como fazê-lo. Muitos esperam uma mudança radical na vida financeira, mas não sabem ao certo se planejar ou se organizar e mudar a relação que têm com o dinheiro.

Também existem pessoas que dão os passos iniciais, mas não continuam os esforços. É o que ocorre com quem atinge o primeiro objetivo e logo retorna a hábitos financeiros pouco interessantes. Ou com quem sente que os resultados não chegam rapidamente e desistem pelo caminho.

Então fique atento: não basta querer prosperar, é preciso saber como fazer isso — e colocar em prática as mudanças necessárias. É necessário estar disposto a realmente agir em direção a uma vida financeira mais tranquila e com resultados melhores.

10 Dicas do que fazer para prosperar financeiramente

Como tomar a iniciativa é essencial para prosperar quanto ao uso do dinheiro, o ideal é traçar um plano, conhecer suas etapas e segui-las para construir os resultados. Dessa maneira, você estará mais perto de alcançar seus projetos.

Nesse sentido, confira 10 dicas que podem orientá-lo sobre o que e como fazer para prosperar financeiramente!

1. Aumente seu nível de educação financeira

Mudar o seu comportamento financeiro é a questão mais importante para criar as bases para atingir a prosperidade. Isso exige uma nova mentalidade, o que está atrelado a mais entendimento sobre o uso do dinheiro. Portanto, a educação financeira é um passo essencial.

Quanto mais conhecimento você tiver sobre estratégias para lidar com o dinheiro e quanto mais souber a respeito da saúde financeira, maiores serão suas chances de se tornar próspero.

Ao mesmo tempo, historicamente, a educação financeira não é tão trabalhada entre os brasileiros —o que faz com que muitos não tenham nem ideia de como gerenciar os próprios recursos. É preciso romper esse ciclo e buscar informações relevantes que o tornem mais preparado.

Você pode consumir conteúdos com dicas financeiras, ler livros sobre o assunto ou fazer cursos sobre o tema. Lembre-se de que construir conhecimento nesse sentido faz toda a diferença para tomar decisões melhores.

2. Faça um raio-x das suas finanças

Ao mesmo tempo em que você aumenta seu entendimento sobre as finanças e o uso do dinheiro, é o momento de cuidar melhor dos seus recursos. Para decidir como agir, o ideal é fazer um diagnóstico da situação atual.

Coloque no papel tudo o que você ganha e tenha uma ideia de quanto gasta, todos os meses. Essa é uma forma de entender como está a sua situação financeira. Assim, é uma maneira de compreender quais são os pontos que precisam de atenção e como você pode usar seus recursos para prosperar.

3. Monte um planejamento financeiro completo

Depois que fizer o raio-X das finanças, é hora de criar um planejamento financeiro que seja consistente com seus objetivos. Isso significa, por exemplo, estabelecer metas financeiras de curto, médio e longo prazo.

Também é preciso criar um plano de ação para viabilizar a conquista dos resultados de forma consistente. Se você deseja trocar de carro, comprar uma casa ou viver de renda, por exemplo, deve definir todos os passos que serão necessários para cada um dos objetivos.

Por isso, uma parte do planejamento consiste em elaborar o orçamento. Por meio dele, você deve estruturar todos os ganhos e dividi-los entre os custos do cotidiano. Assim, é possível definir quanto cada área receberá, garantindo que todos os setores sejam contemplados.

4. Adapte o seu padrão de vida

Por falar em orçamento, alcançar a prosperidade de vida e, principalmente, financeira, depende de decisões estratégicas. Em determinadas situações, esse objetivo também exige fazer concessões para que seja possível alcançar resultados melhores.

Portanto, é um bom momento para repensar seu padrão de vida. Para ter saúde financeira é necessário gastar menos do que se ganha. Porém, apenas equilibrar as contas ao longo do mês poderá não ser suficiente para que você construa patrimônio conforme o desejado.

Sendo assim, pense em meios de economizar dinheiro por meio do ajuste do seu padrão de vida. É o momento de refletir sobre o uso excessivo do cartão de crédito, sobre as compras por impulso ou sobre a falta de pensamento no futuro, por exemplo.

Ao identificar desperdícios e hábitos que possam ser mudados, você conseguirá ajustar as contas para deixar sua vida financeira mais enxuta. Desse modo, não será preciso abrir mão do bem-estar — o que ajuda a fortalecer seus novos hábitos e seguir motivado.

5. Faça um bom controle financeiro

Criar um orçamento completo é uma parte importante do caminho, mas é preciso garantir que ele seja cumprido. Para ter sucesso nessa tarefa, é interessante realizar um controle financeiro eficiente, com registros de todas as entradas e de todas as saídas financeiras.

Essa é a melhor maneira de entender como seu dinheiro tem sido usado e se o planejamento tem sido cumprido. Com a análise, você sabe exatamente como seus recursos são utilizados e pode modificar outros hábitos para melhorar a saúde financeira.

Além disso, ter um controle eficiente é fundamental para conseguir informações relevantes sobre o seu dinheiro. Quanto maior for o seu conhecimento sobre o orçamento, mais decisões conscientes é possível tomar — fazendo que a quantia renda mais ao longo do mês.

6. Monte uma reserva de emergência

Agora que você já colocou suas finanças em dia e tem mais visibilidade sobre o uso do dinheiro, é preciso continuar no caminho da prosperidade financeira. Estar preparado para imprevistos é um dos pontos relacionados a essa questão. Por isso, é crucial criar uma reserva de emergência.

Ela corresponde a um montante que pode ser usado quando surgem urgências ou dificuldades que afetam seu orçamento. Em vez de se endividar ou de afetar todo o planejamento, bastará recorrer à reserva para ter os recursos necessários.

Em relação ao tamanho, o ideal é que a reserva corresponda a 6 meses da sua média de gastos. Dessa forma, se você perder o emprego ou tiver outro problema mais duradouro poderá utilizar o dinheiro para suprir as demandas ao longo desse período.

Para montar sua reserva, é essencial traçar metas de economia mensais até compor o montante. Logo, você contará com uma espécie de colchão de segurança para as finanças, o que trará mais tranquilidade e facilitará o planejamento de seus objetivos e sonhos.

7. Comece a fazer investimentos

Embora economizar seja importante, não é suficiente para quem deseja saber como prosperar. Também é preciso fazer com que o seu dinheiro trabalhe para você e gere retorno ao longo do tempo.

Dessa forma, existe a chance de construir patrimônio e alcançar os objetivos de prosperidade graças ao acúmulo de recursos e da ação de juros. Para tanto, é fundamental investir seu dinheiro de modo adequado.

Isso significa, em primeiro lugar, conhecer qual é o seu perfil de investidor. Dependendo da sua tolerância ao risco, é possível ser classificado como conservador, moderado ou arrojado. Cada perfil tem alternativas de investimento mais adequadas para compor a carteira.

Os investimentos são divididos em duas classes principais: renda fixa e renda variável. Ao saber como eles funcionam e como fazem seu dinheiro render, é possível traçar uma estratégia condizente com seus objetivos.

Se um dos pilares da sua prosperidade financeira for ter uma aposentadoria tranquila, por exemplo, a Previdência Privada pode ser uma alternativa. Se quiser viver de renda passiva, investimentos que pagam dividendos, como ações e fundos imobiliários também podem ser adequados.

Uma estratégia essencial ao investir é diversificar a carteira. Assim, você pode diluir os riscos e até aumentar o potencial de resultados. Ela consiste em distribuir seus recursos entre alternativas com níveis de risco diferentes, pois isso aumenta o aproveitamento do mercado financeiro.

8. Economize para fazer aportes frequentes

Tão importante quanto começar a investir é continuar a fazê-lo. Para que isso seja possível, é necessário ter disponibilidade financeira para realizar aportes frequentes. Então vale a pena incluir como meta em seu planejamento separar parte do dinheiro para investir mensalmente.

A recorrência de alocação é o cuidado mais eficiente para acumular patrimônio, especialmente no começo. É por meio disso que você aumenta o acúmulo de recursos e consegue obter ganhos maiores. Com o tempo, a atuação dos juros compostos ajuda a fazer seu patrimônio crescer.

Comprometer-se com aportes frequentes é também uma forma de transformar seus hábitos financeiros. Esse compromisso o obrigará a gastar com mais consciência e a economizar para poder fazer os investimentos. Sendo assim, é essencial para alcançar a prosperidade.

9. Escolha uma corretora de valores

Ao pensar em investir, saiba que você não deve fazer isso sozinho. Na verdade, para acessar a maior parte dos ativos financeiros é necessário contar com uma instituição financeira, que garante o acesso aos investimentos.

Nesse processo, é fundamental contar com uma boa corretora de valores. É por meio dela que você estará exposto às diferentes oportunidades de renda fixa e de renda variável, podendo escolher o que fizer sentido para a sua realidade, para o seu perfil e para os seus objetivos.

Além disso, a corretora oferece estrutura, segurança e suporte para que você comece e continue a investir ao longo do tempo. Na Genial Investimentos, você encontrará um time capacitado, uma plataforma de investimentos completa e um portfólio robusto para colocar sua estratégia em prática.

10. Saiba que não existem soluções milagrosas

Além de colocar essas dicas em prática, é essencial saber que tudo depende da sua dedicação e também da disciplina e do comprometimento. Provavelmente será preciso fazer escolhas e concessões para manter a consistência de aportes.

Tudo isso quer dizer que não existem atalhos ou caminhos fáceis para alcançar os objetivos financeiros. Não há como prosperar rapidamente, exceto para quem recebe uma grande quantia inesperada de dinheiro.

Em todos os outros cenários, é preciso se preparar, tomar boas decisões e manter o foco no que realmente importa: os seus objetivos. Desse modo, no longo prazo você pode ter resultados consistentes que o aproximem da vida próspera desejada.

Com essas 10 dicas, agora você sabe como prosperar de forma que faça sentido para a sua realidade e para os seus objetivos. Então aplique essas indicações em seu dia a dia para começar a ver os resultados se construindo!

Como vimos, investir é uma etapa fundamental do caminho até a prosperidade. Para dar o primeiro passo no mercado financeiro, conte com a Genial Investimentos. Abra sua conta conosco!

Comentários