Você já deve ter ouvido falar em fundos de investimento. Investir em um fundo pode ser uma boa forma de fazer o seu dinheiro render sem preocupações, contando com a expertise de um gestor especializado. 

Entretanto, é preciso conhecer muito bem o produto para saber como investir em fundos adequadamente. Muitos ainda confundem o funcionamento de fundos imobiliários com os demais fundos de investimento. Mas há diferenças importantes entre eles. 

Para te ajudar a entender exatamente do que se trata cada aplicação e investir o seu dinheiro com mais assertividade, preparamos este conteúdo para te explicar a diferenças entre fundos de investimento e fundos imobiliários. Confira a seguir!

Fundos de investimento imobiliário são fechados

Os fundos de investimento em geral e os fundos de investimento imobiliário (FIIs) têm uma característica em comum: eles funcionam como um condomínio. Isso quer dizer que um grupo de investidores se reúne para acumular recursos e atingir um objetivo. A lógica do negócio é bastante simples: cada investidor possui a sua cota e a reunião de todas elas pertence ao conjunto. Ao auferir lucro, o repasse é feito de acordo com a participação de cada investidor desse condomínio.

Entretanto, é preciso deixar claro que o objetivo do FII é utilizar os recursos para aplicar no mercado imobiliário, por isso, seu funcionamento apresenta algumas peculiaridades. Uma delas é o fato de que os FIIs não são tão abertos em relação à entrada de novos participantes, ou seja, se um investidor quiser sair, ele precisa vender as suas cotas. Isso faz do FII um tipo de fundo fechado.

Querendo participar de um fundo de investimento convencional, basta procurar um banco ou corretora de valores e comprar cotas. É possível fazer o resgate delas a qualquer momento. Como esses fundos são facilmente negociados, apresentam alta liquidez. No caso dos FIIs, a liquidez depende da oferta e da procura, podendo alguns ativos estarem momentaneamente inacessíveis justamente por conta da valorização.

FIIs são ativos de renda variável

Aplicando em fundos de investimento imobiliário, é possível ganhar dinheiro com o rendimento periódico repassado e também por meio da venda de cotas valorizadas. Este é outro ponto crucial a ser destacado: o FII é investimento em renda variável, de forma que todas as operações de compra e venda de cotas são negociadas na Bolsa de Valores. Isso cria uma nova oportunidade de lucro para o investidor, desde que, evidentemente, ele tenha interesse em negociar suas cotas e que elas estejam em alta no mercado.

É preciso entender que, como é um produto de renda variável, sujeito às oscilações da Bolsa de Valores, da mesma maneira como os ativos podem se valorizar, eles também podem se desvalorizar. Portanto, em geral, os FIIs são voltados para investidores com maior tolerância à oscilação e que desejam diversificar a carteira para turbinar o crescimento do patrimônio, obtendo rendimentos maiores no longo prazo.

Nos FIIs há diferentes tipos de fundos, como os que se concentram em novos empreendimentos, com bom potencial de valorização futura.

Fundos Imobiliários E-book

FIIs têm maior potencial de distribuição de lucro

Para obter bons resultados, o segredo é avaliar a viabilidade do negócio, seu histórico e o potencial de crescimento para os próximos anos. Com estudo e organização financeira, você tem boas chances de fazer o seu dinheiro render e receber proporcionalmente os dividendos

Em relação à distribuição de lucros, a lei garante que o fundo imobiliário repasse 95% do que for arrecadado via proventos. Isso faz com que os rendimentos dos FIIs sejam mais constantes, podendo ocorrer até mensalmente (apesar de não ser uma regra), o que representa um diferencial para o investidor interessado em gerar renda mensal.

Essa é, aliás, uma estratégia que faz do FII algo atrativo: nele, você pode começar investindo pouco e ir aumentando a sua participação ao longo dos anos ao reinvestir os lucros obtidos nos próprios fundos. Consequentemente, você tem como aumentar a porcentagem a ser recebida no repasse e fazer disso uma importante fonte de renda extra.

Se você investir em um fundo com boa rentabilidade e tiver uma participação significativa, será questão de tempo para começar a ter retornos melhores. Investindo em vários fundos e usando uma estratégia, como a de fazer o reinvestimento, você potencializa seus lucros.

Uma dica é começar a investir em fundos de investimento imobiliário com bom potencial de retorno, mesmo com aportes baixos, acumular cotas e esperar que os resultados apareçam com o tempo, sem deixar que eventuais oscilações do mercado e da Bolsa de Valores tirem o seu foco.

FIIs oferecem boa possibilidade de diversificação

Fundos imobiliários podem ser de vários tipos. Existem os fundos de ativo único, mas também existem os que trabalham com uma série de ativos diferentes. Estes apresentam o benefício de diversificar a carteira de investimentos de seus participantes, o que é uma opção interessante para o investidor.

Assim, ao comprar cotas de um fundo diversificado, você investe seu dinheiro em vários ativos, como shoppings, prédios residenciais e comerciais, galpões de logística, entre outros. Essa variedade faz com que os riscos sejam menores, uma vez que mesmo que um dos ativos se desvalorize, enfrentando problemas como vacância e inadimplência, por exemplo, você ainda tenha os demais para garantir a sua lucratividade.

De maneira geral, podemos dizer que, mesmo se tratando de um investimento em renda variável, os fundos imobiliários representam uma alternativa mais segura dentro deste mercado, justamente em função da diversidade. Até os fundos compostos por ativos únicos podem ser interessantes, desde que você invista em vários deles.

Em resumo, como você pôde ver, há fundos de investimento de vários tipos, a depender dos ativos que os compõem. Para saber se a melhor opção para você é investir em um fundo de investimentos convencional ou em um fundo imobiliário, é preciso, antes de mais nada, conhecer o seu perfil de investidor.  

A Genial Investimentos pode ajudar nessa escolha. Se você quiser saber como fazer seu dinheiro render com os fundos, entre em contato e abra já a sua conta!

Abra sua conta na Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *