Confira o que é importante sobre a diferença entre Day Trade e Swing Trade.

Quer saber a diferença entre Day Trade e Swing Trade? Quem investe no curto prazo precisa conhecer as diferentes possibilidades que o mercado de renda variável apresenta.

Entre elas, está o trade, que é um tipo de abordagem rápida que costuma gerar resultados para quem alia conhecimento de mercado e ousadia.

O trader é o profissional que pratica o trade, ou seja, é quem compra e vende os ativos na Bolsa com esse tipo de operação. Há, inclusive, muitas pessoas que conseguem viver de trade.

E o mais interessante é que, entre os traders, existem outras subdivisões em função dos chamados estilos operacionais.

Neste post vamos explicar o que é Day Trade e as diferenças em relação ao Swing Trade.

Quer conhecer melhor essas duas formas de operar na Bolsa? Então, continue a leitura!

O papel do trader

O mercado de renda variável tem uma marca registrada: a frequente oscilação. É isso que o diferencia do mercado de renda fixa, em que é possível ter maior controle a respeito dos investimentos, já que se sabe antecipadamente como a rentabilidade funcionará.

Em contrapartida, essa volatilidade é a responsável por permitir que os ativos se valorizem de maneira expressiva e, consequentemente, tragam um retorno potencialmente muito superior ao que se obtém na renda fixa.

Nesse contexto, o trader deve reunir as características necessárias para explorar o máximo do potencial desse mercado de acordo com suas exigências.

Ele deve se preparar para gerar resultados de maneira imediata, o que o distancia do investidor comum, que costuma privilegiar médio e longo prazos.

É nessa lógica que existe a diferença entre Day Trade e Swing Trade.

O Day Trade

É normal ouvir que o trader é aquela pessoa que negocia a compra e venda de ativos diariamente.

Entretanto, quando nos referimos a pessoas que realizam operações de compra e venda que começam e terminam no mesmo dia, estamos falando do day trader.

Ele pratica uma modalidade em que a operação nunca vai além do horário de fechamento da Bolsa e atua nas operações que necessariamente se concentram no período em que o pregão está acontecendo.

O Day Trade exige um conhecimento mais aprofundado do mercado. Muitos traders se baseiam na análise gráfica – ou análise técnica de ações – na hora de operar ativos de movimentação rápida.

A questão aqui é, como o período de operação é muito curto, não há margem para riscos nas negociações.

É por isso que o day trader precisa saber identificar os papéis com maior evidência no curto período para, em função disso, conseguir os melhores resultados.

O Swing Trade

No Swing Trade, as movimentações vão além de um único dia, sendo normalmente realizadas entre uma e duas semanas.

Isso permite ao swing trader acompanhar melhor os cenários e rever sua estratégia com uma margem um pouco maior de segurança.

Mesmo que, considerando todo o contexto da renda variável, suas operações sejam consideradas de curto prazo.

Essa modalidade também tem suporte na análise gráfica, com a possibilidade de o trader observar a movimentação dos gráficos diários.

É uma forma de investir com estratégia, mas também de poder analisar os resultados com mais tranquilidade do que no Day Trade.

Nesse caso, o tempo para avaliar o comportamento do mercado antes de tomar a decisão é maior.

As diferentes vantagens entre Day Trade e Swing Trade

Se você está em busca de resultados imediatos na Bolsa de Valores, então, o caminho é o Day Trade. Nele, seus resultados aparecem em um dia, sem que você termine o pregão posicionado.

Assim, caso conheça bastante sobre a análise gráfica de ações e tenha interesse em buscar resultados rápidos, operar o Day Trade é uma indicação que faz todo o sentido para você.

O Swing Trade já é recomendado para quem tem interesse no curto prazo, mas se sente mais seguro para investir quando pode fazer uma análise um pouco mais aprofundada em relação ao mercado.

É ideal para que você monte uma estratégia imediatista, mas nem tanto, podendo ainda olhar para os resultados do dia anterior ou dias anteriores antes de bater o martelo.

Outros tipos de traders

Day Trade e Swing Trade são as práticas mais comuns. Por isso, é importante compreender a diferença entre elas.

Ainda assim, existem outros estilos, que também conseguem atingir resultados expressivos no mundo dos investimentos. São eles:

• o scalper;
• o position trader;
• o high speed trading.

Se os day traders se concentram em procedimentos que duram no máximo 24 horas, os scalper traders também podem ser enquadrados nessa categoria.

No entanto, a marca desse investidor é a diversidade de operações em um curtíssimo espaço de tempo (às vezes, em segundos), várias vezes ao longo de um dia.

O position trader, por sua vez, é um estrategista que atua em um período maior do que nos exemplos anteriores – pode levar de alguns meses a até mais de um ano.

Mesmo assim, é considerado de curto prazo, pois não se enquadra nas abordagens de médio e longo prazo.

Além deles, existe o high speed trader ou “negociador de alta frequência”. É quem opera com uma série de recursos tecnológicos, a partir de algoritmos com alto grau de sofisticação, além de algoritmos desenvolvidos para negociar commodities e ativos financeiros de maneira ágil no mercado de ações.

É uma estratégia inovadora, recomendada para investidores capazes de operar com alto nível de especialização.

Como começar a investir na Bolsa

Se você tem interesse em lucrar fazendo esse tipo de operação, então, o caminho certo é investir em conhecimento.

Sem a devida orientação, mesmo os procedimentos mais simples podem parecer extremamente complexos, tornando a chamada curva de aprendizagem mais longa e, certamente, mais cara.

Por isso, o ideal é recorrer a soluções que realmente possam trazer resultados.

Como informação é sempre bem-vinda, uma dica é conferir o nosso eBook Curso de trader, um verdadeiro guia em que reunimos as informações de que você precisa para obter sucesso operando com ativos da Bolsa.

Se quiser estar sempre por dentro das melhores oportunidades de investimentos na Bolsa, faça o cadastro em nossa plataforma.

Temos analistas especializados e carteiras recomendadas premiadas para ajudar você a lucrar mais com a Bolsa de Valores. Venha para a Genial!

Para operações de Day Trade e Swing Trade,, abra sua conta na Genial Investimentos!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

  • Você tem interesse em aprender a ser um trader? O TRADER É UM INVESTIDOR DO MERCADO FINANCEIRO QUE BUSCA GANHAR DINHEIRO COM OPERAÇÕES DE CURTO PRAZO Baixe seu E-book: https://lp.genialinvestimentos.com.br/lp-ebook-guia-definitivo-trader/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *