Poucas pessoas conseguem construir fortunas sendo tão novas — e muito menos conquistar o posto de bilionária mais jovem do planeta. Aos 21 anos, foi o que a estadunidense Kylie Jenner alcançou. Mas como isso aconteceu? 

Pessoas que são bem-sucedidas, famosas e possuem um patrimônio expressivo naturalmente despertam a curiosidade de muita gente. Afinal, o que elas fizeram para chegar a esse patamar? Em muitos casos, um dos principais fatores envolve a criação de um negócio — é o caso de Jenner. 

Quer saber mais sobre ela, a sua história e fortuna? Então continue acompanhando a leitura e conheça melhor a trajetória de Kylie Jenner! 

Quem é Kylie Jenner? 

Kylie Jenner é uma empresária, influenciadora, modelo e socialite estadunidense. Ela nasceu em 10 de agosto de 1997, em Los Angeles, na Califórnia, e é filha de Caitlyn e Kris Jenner — duas personalidades bastante conhecidas na mídia dos EUA. 

Caitlyn Jenner, além de ser atriz e modelo, conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1976 ao competir no decatlo. Já Kris é uma empresária, produtora e socialite estadunidense, sendo também uma figura famosa na televisão. 

Não bastasse isso, Kylie é irmã de Kendall Jenner — outra personalidade bastante conhecida. Ainda, ela é meia-irmã das mundialmente famosas Kourtney, Khloé e Kim Kardashian, pois Kris Jenner, sua mãe, foi casada com Robert Kardashian. 

Diante desse contexto, Kylie teve a vida exposta desde muito cedo. No entanto, mesmo fazendo parte de uma família rica e bastante popular, ela não queria depender financeiramente de seus pais ou de sua irmã e meias-irmãs famosas. 

Por esse motivo, ainda na adolescência, Kylie Jenner começou a empreender nas áreas de moda e beleza — o que a levou ao posto de mais jovem bilionária do mundo poucos anos depois. Já hoje, além de ser uma empresária bem-sucedida, ela é dona de um dos maiores perfis do Instagram. 

A sua conta na rede social tem mais de 400 milhões de seguidores. Os conteúdos que Kylie publica têm um grande alcance e costumam influenciar muitas pessoas que desejam ser como ela. 

Por conta disso, inclusive, o preço de um único post em seu perfil no Instagram pode chegar a mais de US$ 2,3 milhões, segundo a plataforma Influencer Marketing Hub. Impressionante, não é mesmo? 

Qual é a história e trajetória de Kylie Jenner no mundo dos negócios? 

Agora que você já conhece um pouco da origem de Kylie Jenner, vale a pena entender com mais detalhes a sua história e trajetória no empreendedorismo. Conforme mencionado, ela começou cedo — antes de completar 18 anos. 

Porém, antes mesmo de abrir o seu primeiro negócio, ela fez parte do reality show “Keep Up with the Kardashians”, aos 10 anos. O programa, como o nome já indica, mostrava a vida pessoal e profissional da família Kardashian. Ele teve 20 temporadas — sendo exibido de 2007 a 2021. 

Cabe mencionar que Jenner participou de outros programas, como “Kourtney and Khloé Take Miami”, “Khloé & Lamar”, “The Kardashians” e a sua própria série “Life of Kylie”. 

Devido ao seu lado empreendedor (e aproveitando os holofotes que tinha desde muito cedo), Jenner começou no mundo dos negócios, de fato, aos 14 anos. Com essa idade, ela fundou a Kendall & Kylie, com sua irmã. 

Essa era uma linha de roupas que fazia parte de uma coleção da PacSun — uma empresa de varejo bastante conhecida e voltada para o público jovem. Além de peças de vestuário, Jenner lançou outros produtos, como bolsas, esmaltes, joias e sapatos. 

Sua primeira experiência no mundo dos negócios aconteceu nesse contexto e, embora tenha gerado retornos interessantes, o seu maior sucesso como empresária se deu em 2015. Na época, já com 18 anos, ela criou a Kylie Lip Kits, que depois se tornou Kylie Cosmetics, uma marca de cosméticos. 

A seguir, entenda, em detalhes, a origem da empresa! 

Kylie Cosmetics: a empresa de maior sucesso de Kylie Jenner 

Em 2014, com 17 anos, Jenner chamou atenção da mídia ao aparecer com os lábios bem mais volumosos. Ao ser questionada, ela disse ser um truque de maquiagem. A jovem contou que usava um delineador labial e fazia um contorno específico na boca para gerar o efeito. 

Na verdade, havia ocorrido o que muita gente desconfiava: ela passou por um preenchimento labial. Porém, na época, a informação não foi revelada e diversas pessoas se interessaram pelo delineador citado e a técnica que Jenner usava. 

Em razão da repercussão, a jovem enxergou uma oportunidade e lançou, em 2015, o Kylie Lip Kit, um conjunto de produtos específicos para os lábios. Ele fez bastante sucesso na época e, aproveitando a visibilidade, a socialite lançou outros itens — que esgotavam rapidamente. 

Em 2016, a marca de Jenner já não vendia apenas produtos para lábios, então ela a renomeou para a conhecida Kylie Cosmetics. Então a empresa passou a desenvolver diferentes produtos de beleza, principalmente para rosto, pele e olhos, ampliando o portfólio. 

Por conta da expansão de opções, da qualidade dos produtos e da influência de Jenner na mídia, a Kylie Cosmetics teve um crescimento expressivo — em especial, entre os jovens. Em um ano e meio de existência, a empresa atingiu uma receita de US$ 400 milhões. 

Nos anos seguintes, a marca também obteve bons resultados, até que, em 2019, Jenner decidiu vender a sua participação majoritária no negócio. Então a incorporadora Coty Inc. comprou 51% da Kylie Cosmetics, por US$ 600 milhões. 

Além da marca de Jenner, fazem parte do grupo Coty Inc.: 

  • Adidas; 
  • Burberry; 
  • Calvin Klein; 
  • Gucci; 
  • Hugo Boss; 
  • Tiffany. 

Apesar de ter vendido a participação majoritária na empresa, Jenner continuou como sócia da Kylie Cosmetics, onde atua no departamento criativo e é o rosto da marca. 

Qual é a fortuna de Kylie Jenner? 

Agora que você conhece a origem, história e trajetória da empresária e influenciadora Kylie Jenner, é natural que tenha curiosidade em saber sobre a sua fortuna, certo? Conforme mencionado, ela recebeu o título de mais jovem bilionária do mundo. 

Isso aconteceu pela primeira vez em 2019, quando ela tinha 21 anos, e se manteve em 2020, segundo divulgações feitas pela Forbes. Na época, a sua fortuna era estimada em US$ 1 bilhão. Jenner superou Mark Zuckerberg, que tinha atingido a marca aos 23 anos. 

Porém, houve uma reviravolta na classificação em 2021. Segundo a própria Forbes, após investigações, foi constatado que Kylie Jenner modificou números de sua companhia para parecer que os ganhos foram maiores. 

A situação pôde ser notada após a venda de sua participação majoritária. Como a Coty Inc. é uma empresa de capital aberto, ela precisa divulgar o seu balanço e outros dados financeiros. Assim, foi observado que tanto as receitas quanto os lucros indicados por Jenner foram menores. 

Como consequência, a Forbes reavaliou a fortuna da empresária, estimando-a em cerca de US$ 900 milhões — o que tirou o seu nome da lista de jovens bilionários. Além dessa circunstância, houve a pandemia de covid-19, que afetou os resultados da Kylie Cosmetics e da Coty Inc. 

Em razão desses e de outros acontecimentos, o dado de 2023 a respeito da fortuna de Kylie Jenner estima que o seu patrimônio líquido seja de US$ 680 milhões. O número foi divulgado pela Forbes na lista “2023 America’s Richest Self-Made Women”. 

Aliás, estar em uma lista como essa é outra polêmica envolvendo o nome de Kylie Jenner. Isso porque o termo “self-made” se refere a alguém que alcançou sucesso e riqueza por conta própria. Considerando a sua origem privilegiada, é comum haver críticas nesse sentido. 

Quais foram os impactos da polêmica com a Forbes?  

Após a Forbes ter encontrado inconsistências nas demonstrações financeiras da Kylie Cosmetics e divulgado a situação na mídia, tanto Jenner quanto a Coty Inc. foram impactadas. No caso da empresária e influenciadora, ela acabou sofrendo uma crise de imagem, afinal, a sua confiança foi abalada. 

Já a Coty Inc., negociada sob o código COTY na bolsa de valores de Nova York (NYSE), viu o preço de suas ações cair 13%, a US$ 3,63. Apenas para efeito de comparação, em março de 2024, os papéis da companhia estavam sendo negociados a US$ 12,76. 

Na época, Jenner se manifestou, negando as acusações e dizendo que elas eram imprecisas. Porém, as consequências já tinham acontecido, tanto a ela quanto à Coty Inc. e os seus acionistas. 

Agora, apesar dos altos e baixos, a Kylie Cosmetics e a incorporadora seguem como grandes empresas, e Jenner continua com uma fortuna significativa. Ainda mais porque, conforme explicado, ela é uma das maiores influenciadoras do Instagram, costuma participar de diversos programas de TV e atua como modelo. 

O que empreendedores e empresários podem aprender com Kylie Jenner? 

Embora Jenner tenha se envolvido em algumas polêmicas em sua carreira, empreendedores e empresários podem obter insights da trajetória e das experiências da jovem em termos de negócios. Veja a seguir os principais! 

Identificar oportunidades de mercado 

Mesmo fazendo parte de uma família rica, Kylie Jenner não se acomodou. Desde cedo ela começou a empreender e identificou — com esse espírito, aos 17 anos — uma oportunidade no mercado de cosméticos voltada para jovens. 

Assim, como você aprendeu, Jenner criou o seu kit com itens para os lábios e depois expandiu o seu portfólio, lançando linhas de maquiagem e skincare por meio da Kylie Cosmetics.  

Utilizar o poder do digital, em especial, das redes sociais 

Um fator crucial para o sucesso empresarial de Jenner e a sua companhia de cosméticos está relacionado à forte presença da influencer nas redes sociais, principalmente, no Instagram. Afinal, por meio dos canais online, ela construiu uma verdadeira base de seguidores e fãs. 

Dessa forma, ela possui um alcance expressivo para promover os seus produtos e criar um engajamento significativo com o seu público-alvo. 

Construir uma marca pessoal forte 

Outro aspecto que vale ser mencionado sobre a trajetória empresarial de Kylie Jenner é que ela transformou a sua própria imagem em uma marca poderosa. Na prática, a sua autenticidade e personalidade nas redes a ajudaram a criar uma conexão com os seus seguidores. 

Em razão dessa marca forte e única, ela construiu uma autoridade que influencia os gostos e hábitos de compras de muitas pessoas que a acompanham. Como consequência, ela consegue impulsionar as vendas de suas linhas de produtos. 

Inovar constantemente 

No início da sua empresa, Jenner vendia apenas o Kylie Lip Kit. Porém, buscando o crescimento do seu negócio, ela investiu em novos produtos para ter um portfólio mais diversificado e oferecer mais opções ao seu público. 

Com o passar do tempo, a empresária continuou inovando e lançando novos produtos regularmente. Desse modo, ela conseguiu manter os seus seguidores engajados e interessados em sua marca. 

Investir em parcerias estratégicas 

Outro insight relevante a respeito da trajetória de Kylie Jenner é que ela não fez tudo sozinha para chegar onde está. A empreendedora firmou parcerias estratégicas com outras marcas e celebridades para expandir o seu alcance e atrair novos públicos.  

Por consequência, as colaborações ajudaram a aumentar a conscientização sobre a sua marca e a aumentar as vendas. 

Gerenciar crises 

Por fim, outro ponto que vale ser mencionado é o gerenciamento de crises. Afinal, como você viu, Kylie Jenner se envolveu em controvérsias e situações polêmicas ao longo de sua trajetória, sendo que elas poderiam ter causado uma série de problemas. 

Porém, embora tenham gerado consequências, elas não foram graves a ponto de, por exemplo, acabar com a sua carreira ou fazer com que a sua empresa fechasse as portas. Então, se você tem ou pretende ter um negócio, é interessante pensar também no gerenciamento de crises. 

A capacidade de Jenner em se adaptar e superar desafios ajudou a fortalecer a sua imagem e a sua marca ao longo do tempo, concorda? 

Com as informações deste conteúdo, foi possível conhecer melhor a história e trajetória da empresária estadunidense Kylie Jenner — uma das principais influenciadoras do Instagram. Ainda, você conferiu insights valiosos relacionados à sua carreira que podem ser aplicados em um negócio. 

Gostou do conteúdo? Acredita que outras pessoas possam se interessar por ele? Compartilhe-o em suas redes sociais! 

Genial Investimentos - Abra sua conta

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!