Conhecer a história das maiores personalidades do mercado financeiro é importante para todo investidor. Porém, também pode ser interessante conhecer nomes distintos e outras trajetórias de sucesso. Nesse sentido, vale a pena saber quem é Gustavo Kuerten.

Isso porque ele é considerado um dos maiores tenistas brasileiro e do mundo. Diante dessa carreira bem sucedida, você pode se inspirar em quem ele é para aprender ensinamentos valiosos que podem ser aplicados nos investimentos.

Por isso, saiba quem é Gustavo Kuerten ao conhecer sua biografia, principais títulos e mais!

Quem é o atleta Gustavo Kuerten?

Conhecido também como Guga, Gustavo Kuerten nasceu em Florianópolis, Santa Catarina. Ele é um dos três filhos de Alice e Aldo Kuerten — de quem herdou a paixão pelo esporte. O seu pai era juiz e jogador amador de tênis.

Com 6 anos, Gustavo começou a praticar o esporte ao lado de seu pai. Aos 8 anos, ele teve o primeiro treinador, Paulo Allebrandt. Porém, a sua vida se transformou completamente aos 14 anos, quando o jovem atleta conheceu Larri Passos, que enxergou todo o seu potencial como tenista.

Desde então, Larri se tornou o seu novo treinador e essa parceria durou cerca de 15 anos. Durante a juventude, Guga recebeu diversos prêmios, individualmente, em equipe e em dupla. Por exemplo, em 1993, o atleta foi campeão no Sunshine Cup.

No ano seguinte, ele conquistou o título de campeão da Copa Davis — a maior competição internacional de equipes no tênis masculino. Além disso, Gustavo foi campeão de duplas no Grand Slam de Roland Garros ao lado do equatoriano Nicolas Lapentti.

Quais os principais marcos do Guga como tenista profissional?

A carreira profissional de Guga teve início em 1995, mas sua estreia aconteceu apenas em 1996. Neste ano, ele entrou para a equipe brasileira de tênis e disputou a Copa Davis, na cidade de São Paulo. Durante a partida, o Brasil foi declarado vencedor após a desistência da Áustria.

Além desse troféu, Gustavo Kuerten conquistou outros títulos em sua carreira. Os principais deles são:

Challenger

Em maio de 1997, Gustavo foi campeão individual do Challenger de Curitiba (Embratel Cup). Essa é uma competição regional para tenistas de nível intermediário. Em dupla, Guga havia conquistado o primeiro lugar em 1996.

Roland Garros

Como tenista profissional, Gustavo conquistou alguns títulos de campeão individualmente no campeonato do Grand Slam de Roland Garros na França em 1997, 2000 e 2001. Ele se tornou o primeiro tenista sul-americano a ter essa posição.

Master Series

Além disso, Guga conquistou diversos títulos na Master Series. Ele foi campeão na modalidade individual em 1999, 2000 e 2001. O atleta também foi vice-campeão individual nas competições de 1997, 2000, 2001 e 2003. Em dupla, ele foi vice em 2002.

ATP tour

Gustavo fez história nos torneios do Association of Tennis Professionals (ATP) Tour. Nos anos de 1998, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 ele conquistou títulos individuais como campeão. Como vice-campeão, Guga levantou o troféu em 1997, 2001, 2002 e 2004.

Em dupla, o tenista também conquistou diversos títulos nesse tipo de campeonato. Eles ocorreram em competições realizadas nos anos de 1997, 1996 e 2001. Já em 2002, o atleta foi vice-campeão nesse torneio.

Master Cup

Já no Master Cup, Guga tornou-se campeão individualmente somente em 2000. Com essa vitória, ele conquistou o total de 30 títulos individuais e em duplas em toda sua carreira profissional — que se encerrou após 20 anos de competição, em 2008.

O que o Gustavo Kuerten pode ensinar aos investidores?

Ao conhecer quem é Gustavo Kuerten e os principais marcos da sua história, é possível perceber que sua trajetória profissional é marcada por vitórias. Porém, ele também enfrentou diversos desafios em sua carreira — que podem servir de lição aos investidores.

A seguir, veja algumas experiências contadas pelo atleta no Day 1, evento promovido por uma rede de empreendedores!

Tenha clareza do propósito

Na palestra, Gustavo contou que no começo de sua carreira não possuía nenhum local para treinar. Contudo, isso não foi motivo para ele desistir, porque a sua vontade de vencer era maior. Assim, com o auxílio de amigos, ele construiu uma quadra para se dedicar ao esporte.

Com o relato, o atleta ensina a relevância de se ter um propósito. Isso porque a clareza do que se deseja alcançar ajuda a fazer com que nenhum obstáculo seja suficiente para impedir você de atingir um objetivo, não importa o quanto ele pareça ser impossível.

No investimento também é fundamental definir um objetivo financeiro para ter sucesso. Ao fazer isso, o investidor se sentirá mais motivado e focado em um propósito. Ademais, o objetivo serve como um norteador, mostrando como os recursos devem ser direcionados para buscar a realização das suas metas.

Procure um orientador

Outro momento importante da trajetória de Guga citada pelo atleta na palestra foi a disputa contra o russo Kafelnikov na final de Roland Garros em 1997. Ele conta que entrou no jogo com a certeza de que perderia, pois não acreditava que seria capaz de derrotar um dos melhores tenistas do mundo.

Porém, no meio do jogo, Guga começou a mudar a sua percepção. E o seu coach teve um papel fundamental nessa transformação de mentalidade. Nesse momento, Larri Passos o fez acreditar que ele seria capaz de vencer o adversário — convicção que o fez ganhar a competição.

O sentimento de incerteza é comum entre os investidores — especialmente aqueles com baixo conhecimento sobre o mercado financeiro. Assim, ter alguém ao seu lado é fundamental para sanar as dúvidas e dar suporte ao investir. Esse é o papel do assessor de investimento, por exemplo.

Busque o equilíbrio emocional em momentos críticos

Em sua palestra, Gustavo relata que, durante uma partida, ele precisava tomar decisões diante da pressão exercida pela torcida, pelos jornalistas e pelas próprias expectativas. Para evitar que esses fatores tirassem sua concentração e afetassem sua performance, era necessário ignorá-los.

Esse é mais um ensinamento que pode ser aproveitado por investidores. Afinal, momentos de incerteza no mercado financeiro também podem gerar maior pressão. Então você precisa ser racional e não pode se deixar influenciar pelas notícias do mercado e comportamento de outros investidores.

Agora que você já conhece quem é Gustavo Kuerten, pode se inspirar em sua história e trajetória profissional para aplicar os aprendizados em seus investimentos. Lembre-se de que é essencial ter o apoio de um assessor de investimento para trazer mais segurança ao investir.

Quer ajuda para iniciar a sua jornada de investidor? Abra sua conta na Genial Investimentos e confira as oportunidades e benefícios que separamos para você!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!