Ao desenhar um objetivo de vida, é natural buscar inspirações, não é mesmo? Assim, para aqueles que desejam obter bons resultados no mercado financeiro, é interessante saber quem são os maiores investidores do mundo e do Brasil.

Ao entender qual a estratégia de investimento deles e como eles construíram a fortuna, você pode aplicar aquelas técnicas no seu próprio contexto. A prática tende a desenvolver a sua educação financeira e aumentar as chances de sucesso no mercado, especialmente no longo prazo.

[INFOGRÁFICO] Maiores investidores do mundo e do Brasil atualmente

O mundo tem grandes investidores de sucesso. Muitos deles acumularam um patrimônio bilionário a partir de suas movimentações no mercado e criaram um verdadeiro legado.

Maiores investidores do mundo e do Brasil atualmente

Saiba mais sobre eles!

Lista de maiores investidores do mundo em 2023 segundo a Forbes

● Warren Buffett: 116 bilhões de dólares (Berkshire Hathaway)

● Ken Griffin: 35 bilhões de dólares (Citadel LLC)

● Jim Simons: 30 bilhões de dólares (Renaissance Technologies)

● Ray Dalio: 19 bilhões de dólares (Bridgewater Associates)

● David Tepper: 18 bilhões de dólares (Appaloosa Management)

● Carl Icahn: 17 bilhões de dólares (Icahn Enterprises)

Lista de maiores investidores do Brasil em 2023 segundo a Forbes

A bolsa brasileira também tem nomes de grande destaque por seus resultados. Veja quais são os maiores investidores do Brasil:

● Jorge Paulo Lemann: 72 bilhões de reais

● Lírio Parisotto: 12 bilhões de reais

● Luiz Barsi Filho: 4 bilhões de reais.

● Luiz Alves Paes de Barros: 4 bilhões de reais.

Quem são os grandes investidores do mundo?

Existem diversas pessoas com resultados expressivos no mercado financeiro. Enquanto muitos desses investidores desenvolveram abordagens próprias, outros apenas aperfeiçoaram técnicas que aprenderam ao longo de sua jornada.

Veja quem são os grandes investidores do mundo e como eles investem!

Warren Buffett

É difícil falar de investimentos, em especial na bolsa de valores, e não citar o nome de Warren Buffett — um dos homens mais ricos do mundo. Inclusive, ele teve a oportunidade de trabalhar e ser mentorado por Benjamin Graham, outro grande nome do mercado e autor do livro “O Investidor Inteligente”.

Buffett começou seus investimentos ainda na adolescência, inspirado por seu pai, que era corretor. Mas foi na faculdade que ele teve a oportunidade de ser aluno de Graham e aprender abordagens de investimento, como o value investing — ou investimento em valor, em português.

O foco da estratégia é buscar empresas com bons fundamentos, mas cujo preço das ações esteja abaixo do valor intrínseco. Ele também adotou uma espécie de variação da estratégia, chamada de deep value investing.

Nesse caso, ele buscava empresas com baixa significativa, até mesmo em recuperação judicial, mas que têm são negociadas abaixo do seu preço de liquidação. (Buffett prefere comprar empresas sólidas e com boa geração de caixa por um preço justo, do que empresas em recuperação judicial por um preço barato – ele cita isso em seu livro Bola de Neve). Ainda, Buffett tem sua própria empresa que atua com investimentos, a Berkshire Hathaway.

Ele valoriza movimentações com foco no longo prazo e é um ávido estudioso do mercado. De acordo com a Forbes, a fortuna de Warren Buffett girava em torno dos 116 bilhões de dólares em 2023.

Ken Griffin

Outro grande investidor e com uma vasta fortuna é o norte-americano Ken Griffin. Ele é conhecido por fundar e ser o chief executive officer (CEO) do fundo Citadel LLC, um dos maiores hedge funds do mundo.

Griffin é formado em Harvard e desde muito jovem demonstrou interesse em investir. Ele fundou o Citadel LLC com um investimento inicial de 4,6 milhões de dólares, incluindo dinheiro de sua família e de amigos.

Sob a liderança de Griffin, o fundo adotou uma abordagem diversificada de investimentos. Nele foram utilizadas estratégias de negociação de alta frequência e outras técnicas avançadas para buscar retornos sólidos. Em menos de uma década, o patrimônio do Citadel LLC atingiu 1 bilhão de dólares.

Além do fundo, Ken Griffin fundou a Citadel Securities anos depois, que se tornou um dos maiores market makers do mundo. Segundo informações da Forbes, a fortuna do investidor era de aproximadamente 35 bilhões de dólares em 2023.

Jim Simons

O nome de Jim Simons é outro que merece destaque entre os maiores investidores do mundo em 2023. Ele também é matemático e filantropo, sendo considerado uma das figuras mais bem-sucedidas no mundo das finanças quantitativas.

Simons começou sua carreira no mundo da matemática e logo ganhou destaque no meio, se tornando uma referência na área. Em 1982, ele fundou a Renaissance Technologies, especializada em fundos quantitativos ou quant.

Esses fundos são veículos que utilizam estratégias e modelos matemáticos avançados e algoritmos para extrair insights do mercado. Sob gestão da empresa estão muitos dos fundos quant mais bem sucedidos da história.

A Renaissance Technologies é famosa por ser extremamente secreta e não divulgar detalhes de suas estratégias de negociação ou métodos específicos de investimento. Essa discrição ajudou a empresa a manter sua vantagem competitiva no mercado.

O sucesso do trabalho posicionou Jim Simons como uma das grandes figuras do mercado financeiro. A fortuna dele em 2023, segundo a Forbes, era de quase 30 bilhões de dólares.

Ray Dalio

Ray Dalio é um investidor, empresário e autor norte-americano. Ele se destaca por ser fundador da Bridgewater Associates, uma das maiores empresas de gestão de investimentos do mundo e responsável por grandes hedge funds.

O investidor é conhecido por sua abordagem macroeconômica de investimento. Ray Dalio analisa tendências econômicas e políticas em nível global e procura investir com base em suas expectativas sobre as mudanças no cenário.

A Bridgewater Associates desenvolveu uma estratégia projetada para funcionar bem em várias condições econômicas. Para tanto, ela utiliza uma alocação de ativos diversificada para proteger o portfólio contra diferentes cenários de mercado.

Ray Dalio também é autor do livro Princípios, em que compartilha técnicas e aprendizados sobre investimentos. De acordo com a Forbes, a fortuna do investidor era de 19 bilhões de dólares em 2023.

David Tepper

Também norte-americano, outro gestor de hedge funds que compõe a lista de maiores investidores do mundo é David Tepper. Ele é fundador e presidente da Appaloosa Management, uma empresa de gestão de investimentos. Tepper é famoso por sua abordagem de investimento arrojada e por identificar oportunidades em situações de mercado complicadas. Ele tem uma reputação de estar disposto a assumir posições contrárias ao consenso do mercado quando vê potencial para lucros significativos.

Um exemplo de sucesso foi após a crise de 2008. Ele apostou na compra de ações de instituições financeiras que estavam com dificuldades, como o Bank of America e o Citigroup, o que gerou retornos substanciais quando essas ações se recuperaram.

Além dos investimentos, Tepper é proprietário do Carolina Panthers, equipe de futebol americano da National Football League (NFL). A sua fortuna, segundo a Forbes, é de 18 bilhões de dólares.

Carl Icahn

Na lista de grandes investidores do mundo em 2023 está o nome de Carl Icahn. Ele se caracteriza por ser um investidor ativista, o que significa que ele adquire participações significativas em empresas para buscar ter participação mais ativa na operação delas.

Essa abordagem de Icahn é frequentemente vista como agressiva no mercado, mas que já gerou retornos positivos. Com a estratégia, ele costuma comprar ações de empresas subvalorizadas e, em seguida, realizar mudanças estratégicas para levá-la ao próximo patamar.

Carl Icahn está à frente da Icahn Enterprises. A empresa é especializada em investimentos e conta com um portfólio diversificado de companhias, incluindo energia, tecnologia, imobiliário, varejo e mídia.

Apesar do sucesso, a abordagem mais ativa de Icahn já gerou desafios e críticas ao longo dos anos. De qualquer maneira, ela foi suficiente para colocá-lo na lista de investidores mais ricos do mundo segundo a Forbes, com patrimônio de 17 bilhões de dólares em 2023.

Além desses, o mundo conta com outros grandes investidores de sucesso, como:

● George Soros;

● Charlie Munger;

● Peter Lynch;

● Steve Cohen.

Quais são os maiores investidores do Brasil?

Como você viu, a lista de grandes investidores do mundo é vastamente composta por norte-americanos. Porém, também existem brasileiros com grande sucesso no mundo dos investimentos.

Confira quem são eles!

Luiz Barsi Filho

O maior investidor pessoa física da bolsa de valores do Brasil, a B3, é Luiz Barsi Filho. Barsi nasceu em uma família de origem humilde, de imigrantes espanhóis, e teve uma infância difícil.

Ele começou a trabalhar ainda na infância, fazendo trabalhos como engraxate e aprendiz de alfaiate. Depois, conseguiu estudar e se formou como técnico em contabilidade.

Sua formação em investimentos foi principalmente autodidata, adquirindo conhecimento por meio da leitura e da experiência prática no mercado financeiro. Luiz Barsi Filho começou a investir utilizando a análise fundamentalista, estratégia que aprendeu ao analisar balanços patrimoniais de empresas na contabilidade.

Ele se destaca por sua abordagem de investimento em ações de longo prazo. Barsi acredita na importância de receber dividendos consistentes das empresas em que investe e busca construir um portfólio de ações com renda passiva crescente ao longo do tempo.

Luiz Barsi Filho também se destaca por sua paciência e disciplina como investidor. Ele acredita que é importante manter a calma e a serenidade em meio à volatilidade do mercado e não ser influenciado pelas flutuações de curto prazo. Em 2022, a Forbes estimou sua fortuna em 4 bilhões de reais.

Lírio Parisotto

Lírio Parisotto é outro grande investidor brasileiro. Ele ganhou notoriedade como empresário, sendo um dos fundadores do Grupo Videolar, fabricante de videocassetes e uma das pioneiras em DVDs e Blu-rays no Brasil.

Em paralelo à sua atuação na empresa, Lírio Parisotto fez diversos investimentos na bolsa de valores, nos mais variados setores. Assim como Barsi, o foco dele costuma ser em empresas com potencial de gerar dividendos para a carteira.

Parisotto defende que é crucial para qualquer investidor compreender e definir a destinação adequada para seus recursos financeiros. Ele ressalta que muitos investidores acabam se perdendo no mercado de ações devido à impaciência e falta de entendimento do mercado. De acordo com a Forbes, a fortuna de Lírio Parisotto era de mais de 2,5 bilhões de dólares em 2023. A quantia o posiciona como um dos homens mais ricos do Brasil.

Luiz Alves Paes de Barros

No Brasil, outro nome relevante no mercado de investimentos é o de Luiz Alves Paes de Barros. Ele é um dos sócios do fundo de investimentos Alaska Black e criador do Poland.

Paes de Barros possui uma longa carreira no mercado financeiro brasileiro e acumulou vasta experiência em diferentes setores. Ele tem expertise em ações e uma forte habilidade em identificar oportunidades de investimento, muitas vezes com uma estratégia arrojada.

Entretanto, ele costuma adotar uma postura pública mais discreta e distante de holofotes. Segundo números da Forbes, a fortuna desse investidor gira em torno dos 4 bilhões de reais em 2023.

Além desses nomes, há outros investidores brasileiros que merecem destaque, como:

Jorge Paulo Lemann: um dos homens mais ricos do Brasil. Ganhou notoriedade à frente da Ambev e diversas outras empresas, junto de seus sócios Marcel Telles e Beto Sicupira.

Victor Adler: discreto e com aparições públicas mínimas, ele teve sucesso em investimentos em empresas como Eternit, Unipar, OI e Eletrobras;

Guilherme Affonso Ferreira: sócio fundador da Teorema Capital e membro do conselho de administração de diversas outras empresas;

Aprendendo com grandes investidores

Agora que você entendeu mais sobre a trajetória de grandes investidores, ficou claro que cada um deles tem características próprias, não é mesmo? Contudo, existem aspectos que grande parte dos investidores de sucesso compartilham.

Estude o mercado

O primeiro aprendizado que você pode extrair de grandes investidores é o hábito de estudar o mercado. Como você viu, muitos deles são acompanhantes assíduos da economia, o que os ajuda a identificar oportunidades de investimento.

Desse modo, estudar o mercado financeiro proporciona um entendimento mais profundo sobre como funcionam os diferentes tipos de investimentos, os riscos envolvidos e as possibilidades de retorno. Quanto mais você conhece, mais fácil será tomar decisões informadas e bem embasadas.

Foque no longo prazo

O foco no longo prazo é outro ponto que os grandes investidores do mundo e do Brasil deixam como legado. Ao permitir que seus investimentos, especialmente na bolsa, cresçam e se valorizem ao longo de anos ou décadas, você pode consolidar ganhos maiores.

Além disso, no curto prazo, o mercado financeiro pode ser volátil e sujeito a flutuações significativas. Por outro lado, ao investir a longo prazo, você tem a oportunidade de superar as oscilações, controlando os riscos da carteira.

O longo prazo também viabiliza aumento do seu patrimônio. Além de poder se beneficiar da valorização, é possível receber e reinvestir dividendos, criando um efeito bola de neve que acelera seus ganhos.

Diversifique a carteira

Por fim, outra lição que os grandes investidores deixam é a diversificação. Muitos eventos, previsíveis ou não — como crises econômicas, mudanças na legislação ou instabilidades geopolíticas — podem afetar negativamente determinados setores ou ativos.

Nesse sentido, uma carteira diversificada pode ajudar a mitigar o impacto desses eventos, pois nem todos os seus investimentos estarão expostos ao mesmo risco. Ademais, ao diversificar, você pode se beneficiar das oportunidades de crescimento em diferentes mercados, reduzindo a dependência de um único setor ou ativo.

Os maiores investidores do mundo e do Brasil construíram fortunas no mercado financeiro e deixam um legado para pessoas em busca de seguir seus passos. Agora que você conheceu esses nomes, é possível usá-los como inspiração na sua trajetória como investidor. Quer fazer investir de forma fácil, simples e democrática? Abra sua conta na Genial Investimentos!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!