A tecnologia tem trazido inúmeras soluções para a vida das pessoas. Se antes tínhamos que sair de casa para realizar ações triviais como conferir o saldo bancário ou comprar um jornal, hoje tudo isso pode ser facilmente feito dentro de casa, bastando o acesso à internet. Entre outras possibilidades, uma em especial faz toda a diferença quando o assunto é dinheiro: a de investir online.

A modernidade permite que se possa investir com facilidade em renda fixa ou variável, seja via computador ou celular. Quer saber mais sobre o assunto e de que maneiras você pode fazer seu dinheiro render mais pela Internet? Então continue lendo o nosso post.

O que pode e o que não pode ser feito online

Na prática, simplesmente não há o que não possa ser feito online em termos de investimentos. Seja em renda fixa ou variável, as corretoras desenvolveram soluções avançadas, capazes não somente de viabilizar o acesso das pessoas aos títulos disponíveis, como também de torná-lo significativamente fácil.

Hoje, recursos como o Home Broker, por exemplo, coloca dentro da casa do investidor tudo aquilo que ele pode precisar para se inserir no mercado de ações.

A facilidade de investir online tem muito a ver com a popularização de investimentos como o Tesouro Direto, por exemplo, cuja transação é feita 100% online.

Além disso, por meio da Internet é possível investir em outras modalidades, como CDB e previdência privada.

ebooks de investimentos

Passo a passo: Como investir online

  1. Acesso a um app ou plataforma
  2. Metas claras de investimento
  3. Planejamento financeiro
  4. Escolher uma corretora de confiança
  5. Conhecer seu perfil de investidor
  6. Escolha um assessor de investimentos

Usar a internet para fazer o seu dinheiro render não é difícil. Saiba como fazer:

Passo 1: garanta o acesso

Para começar você só precisa de um computador com acesso à internet. É por meio dele que serão realizadas as operações que movimentarão o seu dinheiro.

Passo 2: regularize sua situação bancária

Com uma conta bancária ativa, você consegue acessar o home banking, que é a página online do seu banco. No primeiro acesso será necessário inserir seus dados para entrar no sistema. Feito isso, você receberá login e senha, que deverão ser usados sempre que precisar se conectar.

Você também poderá baixar o aplicativo do seu banco. Da mesma forma, para acessá-lo será necessário preencher um formulário de inscrição para então ter direito ao uso da ferramenta.

Passo 3: encontre a corretora ideal

Para investir online, além da conta bancária e, evidentemente, do saldo em conta, será necessário também estar cadastrado em uma corretora. É ela que vai se responsabilizar por movimentar seus investimentos, sempre de acordo com o seu comando, inclusive disponibilizando ferramentas para simplificar sua ação.

Passo 4: mãos à obra

Agora basta acessar o sistema da corretora e escolher o título mais adequado para seus interesses. Vale lembrar que as melhores corretoras também oferecem aplicativos para facilitar a sua ação, assim você pode investir pelo computador, tablet ou smartphone.

Quais são as principais escolhas a serem feitas

Primeiro, é preciso considerar as taxas que estão relacionadas aos investimentos. Ao transferir do banco para a corretora, geralmente paga-se a taxa de TED. Fique atento, pois existem bancos que não cobram por ela. Pode ser interessante abrir conta em uma instituição que isente seus correntistas dessa tarifa.

A depender do produto escolhido, você também pode optar entre trabalhar com um banco ou uma corretora para investir online. É aconselhável optar sempre pela corretora, pois alguns bancos costumam inserir seus próprios produtos nas ofertas para assim lucrar não só com as operações, mas também com a venda de títulos para seus correntistas.

Na busca pela corretora ideal, valorize aquelas que possuem credibilidade no mercado, de preferência, as que fornecem soluções viáveis para simplificar a sua vida, como uma plataforma de investimento e aplicativos fáceis de usar.

Por fim, você precisará escolher no que investir. Não deixe de traçar seu perfil para que os investimentos sejam feitos de acordo com seus objetivos reais. Boas corretoras, como a Genial Investimentos,  oferecem essa análise, garantindo que o investidor conheça os produtos mais interessantes de acordo com o seu perfil e momento da vida.

As vantagens de investir pela internet

O primeiro ponto a ser destacado é o da comodidade. Você sequer precisa sair de casa para movimentar a sua conta e fazer seu dinheiro render.

Nesse aspecto é preciso destacar também que tanto os bancos quanto as corretoras costumam investir em soluções para tornar cada vez mais satisfatória a experiência do cliente. Com isso, os portais e, especialmente, os aplicativos desenvolvidos para esse público costumam ser projetados para que sejam manuseados a qualquer hora e em qualquer lugar, sempre de maneira intuitiva.

Outro aspecto importante é o da segurança da informação. Para evitar ameaças como os ataques de hackers, as soluções estão cada dia mais avançadas e a tendência é que a sofisticação só aumente nos próximos anos devido ao volume de usuários ativos. Nesse ponto, em relação a ataques virtuais, usar os celulares chega a ser mais seguro do que usar os computadores para investir.

Ainda é possível investir offline?

Sim, entretanto, é algo cada vez menos usual. Faz sentido, pois investir online oferece inúmeras vantagens. Imagine ter que fazer pessoalmente as transações que a maioria das pessoas faz sem sair de casa.

O primeiro problema tem a ver com a segurança: como as movimentações envolvem instituições como bancos e as corretoras, investir da forma tradicional significa ter que ir até o banco, sacar o dinheiro para investir, depois ir até uma corretora e fazer a aplicação. Dependendo da situação, esse deslocamento pode levar o dia todo e até colocar o investidor em risco.

Além disso, os sistemas desenvolvidos pelos bancos e corretoras (programados para simplificar a vida do correntista que investe online) permitem agendamentos e conferência fora do horário comercial. Indo presencialmente aos lugares, você corre o risco de chegar após o horário de funcionamento das instituições e perder a sua viagem.

Em resumo, investir online é mais uma das infinitas possibilidades que a tecnologia trouxe para nossas vidas. Para o investidor, isso representa uma facilidade importante na conciliação entre suas atividades de rotina e o aperfeiçoamento de sua vida financeira.

Ficou interessado em investir online? Então não deixe de conferir também “como investir no Tesouro Direto: um guia prático para você lucrar com a nova poupança”. Abra sua conta na Genial Investimentos e tenha uma ótima experiência de investir online!,

abra sua conta

Genial

Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Deixar um comentário