Se você investiu em fundos em 2017, deverá informar os saldos e rendimentos auferidos nessas aplicações financeiras na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2018. Neste artigo, vamos falar apenas sobre como declarar fundos de investimento abertos, como fundos de renda fixa, multimercados e fundos de ações.

Não trataremos, portanto, de fundos fechados que têm cotas negociadas em bolsa de valores, como é o caso de fundos imobiliários e ETF. Estes temas serão abordados nos próximos textos.

Como declarar fundos de investimento

Devem ser declarados os saldos em fundos superiores a 140 reais. Para declarar fundos de investimento, você deve informar as cotas como bens na ficha de Bens e Direitos. O código a ser escolhido depende da classificação tributária do fundo, conforme descrito no informe de rendimentos:

– Código 71: Fundo de curto prazo;
– Código 72: Fundo de Longo Prazo e Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC);
– Código 74: Fundo de ações, Fundos Mútuos de Privatização, Fundos de Investimento em Empresas Emergentes, Fundos de Investimento em Participação e Fundos de Investimentos de Índice de Mercado.

Os fundos de renda fixa, multimercados, fundos de ações e fundos cambiais, por exemplo, irão recair em uma dessas três classificações.

A partir de 2018, a ficha de Bens e Direitos passa a contar com um campo separado para o contribuinte informar o CNPJ da administradora do fundo.

No campo “Discriminação”, você deve informar o nome do fundo e o da administradora, além da quantidade de cotas. Se a conta for conjunta, é preciso informar o nome e o CPF do co-titular.

Os campos “Situação em 31/12/2016” e “Situação em 31/12/2017” devem ser preenchidos com os valores discriminados no informe de rendimentos.

Fundos de investimento abertos são tributados na fonte. Seus rendimentos, portanto, devem ser informados na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, sob o código 06, “Rendimentos de aplicações financeiras”.

Você deverá informar o beneficiário (se titular ou dependente), o CNPJ e o nome da fonte pagadora, bem como o valor dos rendimentos recebidos.

A declaração de imposto de renda 2018 pode ser entregue até 30 de abril.

Conheça também: Fundo Multimercado Bahia Marau

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários