A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que, se a humanidade continuar no ritmo atual, o aumento da temperatura média global pode ultrapassar 3 °C até o ano de 2100. Esse acréscimo pode causar eventos climáticos extremos, que prejudicam o meio ambiente e a população.
Nesse contexto, a descarbonização surge como uma solução para reduzir os impactos negativos da atividade humana. Ao diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), ela ajuda a estabilizar o clima global e preservar a infraestrutura necessária para a sobrevivência das sociedades.
Você se interessa pelo tema? Então continue a leitura e entenda o que é a descarbonização e como ela pode ajudar na sustentabilidade do planeta!
O que é descarbonização?
Desde a Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX, a humanidade começou a utilizar combustíveis fósseis para impulsionar o crescimento econômico e industrial. No entanto, o desenvolvimento trouxe a emissão cada vez maior de gases de efeito estufa.
O dióxido de carbono, por exemplo, é um dos principais gases liberados quando há queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo. Com o passar dos anos, as emissões aumentaram consideravelmente, especialmente devido a fatores como:
- crescimento da produção industrial;
- aumento do uso de veículos movidos a combustíveis fósseis;
- expansão urbana, que costuma gerar a degradação de florestas;
- impermeabilização do solo em áreas urbanas.
Esses aspectos contribuem para o aquecimento global, que é o aumento das temperaturas médias da Terra. O fenômeno leva a mudanças importantes, como eventos climáticos extremos, elevação do nível do mar e perda de biodiversidade.
Como consequência, pode haver insegurança alimentar e a deterioração das condições econômicas e de vida em todo o planeta. Nesse contexto, a descarbonização é o processo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, com o objetivo de eliminá-los no futuro.
As estratégias para reduzir a emissão de gases poluentes e combater o efeito estufa são uma preocupação de longa data. Em 2015, o Acordo de Paris estabeleceu metas para as principais potências globais, que são, também, os responsáveis pela maior parte da poluição global.
Os objetivam destacam que asnações devem se preparar para iniciar uma redução gradual das emissões a partir de 2025 Com isso, o acordo procura limitar o aumento da temperatura global e restaurar os níveis pré-industriais.
Simultaneamente, surgiu o conceito de Net Zero, que visa eliminar as emissões de gases poluentes até 2050. Além da redução das liberações diretas de GEE, o conceito inclui a compensação das emissões indiretas. Nesse caso, o Net Zero considera fontes emissoras associadas a uma empresa — como fornecedores e clientes.
Como funciona a descarbonização a partir da transição energética?
Na prática, o processo de descarbonização pode ser realizado principalmente por meio da transição energética. Ela consiste em diversificar a matriz energética e substituir as fontes de energia fósseis por fontes renováveis.
A seguir, entenda como a descarbonização pode ser feita!
Descarbonização do setor elétrico
O setor de energia elétrica é um dos que mais contribuem para a emissão de GEE na atmosfera. Afinal, existem métodos que utilizam a queima de combustíveis fósseis para a geração da energia elétrica.
No entanto, a descarbonização desse nicho apresenta capacidade de integrar rapidamente fontes de energia renovável em sua matriz de geração, como:
- eólica;
- hídrica;
- geotérmica;
- oceânica;
- biomassa.
A energia hídrica é a mais utilizada atualmente no Brasil, mas sua instalação e operação podem causar impactos socioambientais significativos. Entre os problemas, estão mudanças climáticas, perturbações na fauna e flora local e o deslocamento de comunidades.
Por outro lado, as energias eólica e solar estão em expansão, sendo consideradas opções renováveis mais sustentáveis. A solar, em especial, se beneficia da alta incidência de sol em todo o território brasileiro.
Além de ser uma fonte limpa e sustentável, a energia solar oferece vantagens econômicas, especialmente no Mercado Livre de Energia. Nesse ambiente, os consumidores têm liberdade para negociar condições de fornecimento mais vantajosas.
Descarbonização a partir da eletrificação
Com o uso da energia elétrica de fontes renováveis e sustentáveis, é possível descarbonizar outros nichos da economia. Nos transportes, por exemplo, há como utilizar os veículos elétricos. Já na construção, podem ser usadas bombas de calor elétricas.
Para isso, deve-se estabelecer bases que promovam um equilíbrio entre as diferentes fontes de energia. Por exemplo, a implementação de uma fiscalização ambiental uniforme, em que todos os tipos de energia incorporem os custos da descarbonização, é necessária.
Esse conceito segue o princípio de quem contamina paga — incentivando práticas mais sustentáveis e responsáveis. Além disso, é necessário eliminar as barreiras à eletrificação, revisando as tarifas elétricas para eliminar custos não relacionados ao fornecimento de energia.
Consequentemente, há como incentivar o uso de energia elétrica em diversas aplicações. Assim, as medidas ajudam a reduzir as emissões de carbono em setores-chave da economia e promover um desenvolvimento sustentável e alinhado aos objetivos globais de combate às mudanças climáticas.
Descarbonização de setores não eletrificáveis
Existem setores — como transporte marítimo, aviação, transporte pesado e indústrias de alta temperatura — que enfrentam desafios na eletrificação. Isso se deve à falta de viabilidade ou competitividade atual da tecnologia.
Nesses casos, a alternativa para alcançar a neutralidade de carbono é o uso de combustíveis descarbonizados. No entanto, as soluções estão em estágio inicial de desenvolvimento tecnológico, resultando em custos elevados.
Embora os setores tenham um impacto menor no total de emissões, eles são importantes para futuras melhorias tecnológicas. À medida que as tecnologias descarbonizadas se tornem mais competitivas e acessíveis, será possível avançar na sua adoção para reduzir as emissões de carbono.
Quais são os benefícios da descarbonização?
Ao descobrir os benefícios desse processo, você tem mais base para compreender como as mudanças na matriz energética afetam o meio ambiente, a economia e a sociedade.
Na sequência, veja as vantagens da descarbonização!
Redução dos impactos ambientais
As mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global são evidentes. Secas e enchentes mais severas, tempestades mais frequentes e intensas, e temperaturas extremas — como invernos rigorosos e ondas de calor agressivas —, são fenômenos já observados.
Nesse contexto, reduzir as emissões de gases de efeito estufa é fundamental para conter o aquecimento global e limitar as mudanças climáticas. Com isso, há urgência para adotar fontes de energia limpa e práticas industriais sustentáveis para evitar consequências mais desastrosas no futuro.
Menor custo
A transição para uma economia descarbonizada pode reduzir os custos a longo prazo relacionados à volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis. Ao adotar fontes de energia renováveis, como solar e eólica, é possível diminuir as despesas a longo prazo.
Essas fontes de energia, além de serem mais sustentáveis, tendem a ter custos de manutenção e operação mais baixos comparados aos combustíveis fósseis tradicionais. Isso ocorre, por exemplo, porque elas não requerem a compra contínua de combustíveis, como carvão ou petróleo.
Ademais, ao adotar as energias renováveis, há chances de minimizar os impactos econômicos de desastres ambientais. Afinal, com o controle do aquecimento global, há probabilidade de reduzir a frequência e a gravidade de eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e tempestades.
Os desastres muitas vezes resultam em danos à infraestrutura, perdas agrícolas e custos elevados de recuperação e reconstrução.
Melhorias sociais
A descarbonização pode se refletir na melhoria da qualidade de vida da população. Isso porque ela reduz a exposição das pessoas a poluentes do ar, o que está ligado à diminuição de doenças respiratórias, cardiovasculares e outros problemas de saúde associados à poluição atmosférica.
O processo também ajuda a criar comunidades mais fortes e sustentáveis, especialmente aquelas afetadas por indústrias poluentes. Ainda, a descarbonização melhora a segurança energética, ao diversificar as fontes de energia e diminuir a dependência de combustíveis fósseis, como visto.
Adoção de práticas ESG
As práticas ESG são aquelas que abrangem os aspectos ambiental, social e de governança. Elas são fundamentais para guiar como as empresas gerenciam seus impactos no meio ambiente e na sociedade.
Os princípios funcionam como um conjunto de diretrizes que asseguram que as atividades empresariais não prejudiquem o ambiente e não afetem negativamente as comunidades locais. Vale destacar que há uma crescente valorização das companhias que adotam práticas ESG.
Com essa adoção, a empresa demonstra compromisso com a sustentabilidade global e uma postura responsável em suas operações. A descarbonização, por sua vez, é uma estratégia essencial para se alinhar a essas práticas.
Como a descarbonização afeta a economia?
A descarbonização tem um impacto positivo na economia, estimulando grandes investimentos em infraestrutura e tecnologias sustentáveis. Entre essas estruturas estão aquelas relacionadas a energias renováveis e redes inteligentes de distribuição de energia, por exemplo.
Os aportes para a transição para uma matriz energética mais limpa criam oportunidades de emprego. As vagas podem surgir em setores emergentes, desde a pesquisa e desenvolvimento até a instalação e manutenção de tecnologias verdes.
A descarbonização também tem o potencial de aumentar a competitividade global. Enquanto países e empresas adotam e inovam em tecnologias limpas, eles se posicionam como líderes em um mercado que valoriza cada vez mais a sustentabilidade.
Aqueles que estão à frente da inovação tecnológica podem capturar mercados emergentes. Assim, eles têm chance de se estabelecer como pioneiros em setores como energia renovável, transporte e construção sustentáveis.
Além disso, empresas e países que se destacam na descarbonização podem se tornar centros de inovação. Desse modo, eles têm a possibilidade de estabelecer padrões que outras nações seguirão, ampliando seu impacto econômico e geopolítico e fortalecendo parcerias internacionais.
Por fim, diversificar as fontes de energia e reduzir a dependência de combustíveis fósseis aumenta a resiliência das economias e das sociedades diante de choques externos. Entre eles, estão crises energéticas e mudanças geopolíticas.
Quais são os desafios na implementação da descarbonização?
Você viu que a descarbonização traz benefícios tanto para o planeta quanto para negócios, economia e população. No entanto, a implementação desse processo pode trazer desafios relevantes.
Desenvolver tecnologias que permitam uma produção de energia mais limpa é complexo e demanda investimentos em pesquisa e desenvolvimento ao longo do tempo. Por isso, implementar mudanças para reduzir as emissões de carbono requer um processo gradual.
Ademais, muitas empresas enfrentam resistência interna e externa ao adotar práticas sustentáveis. Mesmo com os benefícios para os negócios e o meio ambiente, há desafios organizacionais e estruturais que dificultam a implementação de estratégias de descarbonização.
Ainda, setores tradicionais que dependem de combustíveis fósseis tendem a enfrentar barreiras consideráveis. A redução na demanda por produtos intensivos em carbono pode exigir ajustes estruturais e investimentos em novas capacidades.
Essa questão inclui a necessidade de requalificação da mão de obra e adaptação às novas exigências regulatórias ambientais. Apesar dos custos iniciais envolvidos na transição para uma economia de baixo carbono, é esperado que os benefícios econômicos e ambientais superem os desafios a longo prazo.
Por que conhecer a Genial Energy?
Como você viu, uma das formas de descarbonização é a utilização da energia solar. Nesse contexto, a Genial Energy surge como uma solução para adotar a prática. Somos uma empresa especializada em comercialização e consultoria no Mercado Livre de Energia.
Por meio da Genial Energy, você pode acessar o Ambiente de Contratação Livre (ACL). Nele, há a negociação de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, incluindo a solar.
No ACL, as negociações de condições, prazos e preços dos contratos de compra e venda de energia são realizadas de forma livre entre as partes. Isso possibilita, por exemplo, adquirir energia a custos mais baixos para sua empresa possibilitando gerar uma economia mensal
A Genial Energy se destaca pela utilização de uma plataforma que assegura um alto padrão na avaliação de riscos de mercado e de crédito dos envolvidos nas negociações. Com ela, você pode ter um ambiente seguro tanto para comprar quanto para vender energia.
Mais um ponto é que somos capazes de prever os preços da energia, identificando os momentos mais favoráveis para a compra e venda. Dessa maneira, você pode potencializar os resultados e benefícios de adotar a descarbonização, utilizando energia solar.
Ao longo deste post, você pôde entender como a descarbonização é necessária para a desaceleração do aumento da temperatura global. Agora, você tem maior consciência da importância da adoção maciça dessa prática que ajuda a manter a sustentabilidade do planeta.
Você se interessou por contribuir para a descarbonização? Entenda como isso é possível ao contratar a Genial Energy e participar do Mercado Livre de Energia!