Para investir no mercado de ações brasileiro, você precisa entender a diferença básica do que são Ações Preferenciais (ON) e Ações Ordinárias (PN). É primordial saber disso para saber em qual empresa investir e qual vale mais a pena, dependendo dos seus objetivos financeiros. Leia abaixo as principais características dos dois tipos de ações que você encontrará ao investir.

Ações Ordinárias (ON)

As ações ordinárias (ON) dão ao acionista direito a voto nas assembleias da empresa. Para o pequeno investidor, o direito a voto não faz muita diferença, pois ele costuma deter uma quantidade pequena de ações em relação aos grandes acionistas da empresa, não conseguindo de fato influenciá-la com seu voto.

A característica mais atraente das ações ON para os investidores, inclusive os de menor porte, é o direito ao tag along, que é a participação no prêmio em caso de venda ou transferência de controle da companhia.

A Lei das Sociedades Anônimas estabelece que, nesses casos, a companhia compradora deve pagar, aos detentores das ações ON da companhia adquirida, no mínimo, 80% do valor pago pelas ações dos seus controladores. Há companhias que chegam a dar 100%.

É por isso que, em geral, as ações ON se valorizam mais que as ações PN quando se avista a possibilidade de mudança de controle acionário em uma companhia.

Qual é o código das ONs?

O código de negociação das ações ordinárias termina em 3. Então se você pretende investir, por exemplo, em ações ordinárias da Petrobras você deve digitar no Home Broker PETR3.

Algumas companhias só podem emitir ações ordinárias. É o caso daquelas listadas no mais alto segmento de governança corporativa da B3, conhecido como Novo Mercado, ou no Bovespa Mais, segmento para empresas que querem entrar na bolsa de forma gradativa.

Ações Preferenciais (PN)

As ações preferenciais (PN) não dão ao acionista direito a voto em assembleias. Geralmente, também não dão direito ao tag along como nas ações ordinárias.  Porém, a Lei das S.A. garante outro benefícios aos acionistas, como o direito de prioridade ao recebimento de dividendos, fixo ou mínimo, e/ou prioridade no reembolso do capital.

O reembolso de capital consiste em uma vantagem que só pode se materializar de fato caso a empresa seja liquidada, suas atividades encerradas e seus ativos vendidos.

Se as ações PN tiverem essa vantagem, os preferencialistas têm o direito de serem os primeiros a receber depois dos credores da empresa e antes dos detentores das ações ordinárias, tendo maior chance de minimizar seus prejuízos. Isso, é claro, se houver algo a receber.

Para que as empresas não se limitem a conferir aos preferencialistas apenas o direito ao reembolso de capital, sem qualquer tipo de vantagem no recebimento de dividendos, a Lei das S.A. também garante que os detentores de ações PN tenham, pelo menos, uma das seguintes vantagens:

• Direito a receber dividendo pelo menos 10% superior ao atribuído a cada ação ordinária;

• Direito ao tag along em caso de alienação de controle, além de dividendo, no mínimo, igual ao das ações ordinárias;

• Direito de participar nos dividendos a serem distribuídos, correspondentes a, pelo menos, 25% do lucro líquido do exercício, em uma das seguintes condições (a que for mais vantajosa para o preferencialista): o dividendo mínimo ou fixo, caso a companhia ofereça prioridade no recebimento de dividendos às ações PN; ou, se não, dividendo mínimo de 3% do valor patrimonial líquido da ação, em igualdade de condições com as ações ordinárias.

Se a empresa não pagar dividendos por três anos consecutivos aos detentores das ações preferenciais, estes adquirem direito a voto.

As ações preferenciais geralmente têm maior liquidez que as ordinárias. Assim, além de mais fáceis de negociar, costumam ter formação de preço melhor que as ações ON.

Quer entender melhor? Assista o Genial Ensina que fizemos sobre o assunto.

Qual é o código das PNs?

O código das ações preferenciais normalmente termina em 4, mas pode terminar em outros números se elas forem divididas em classes. Por exemplo, PNA e PNB (classe A e classe B, respectivamente). Cada classe de ação PN pode ter em seu estatuto, por exemplo, valores diferentes de dividendos ou proventos especiais para cada classe.

Quer começar a investir em ações? Abra agora uma conta na Genial Investimentos para iniciar!

abra sua conta

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

  • você precisa entender a diferença básica do que são Ações Preferenciais (ON) e Ações Ordinárias (PN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *