Investir na poupança foi uma solução muito viável para o grande público ao longo de muitos anos. Entretanto, no atual cenário, há diversos motivos para que o investidor opte por outros caminhos em termos de investimento.

Quando consideramos investimentos a longo prazo, por exemplo, fica evidente que os resultados da poupança são bem inferiores aos de outras alternativas que o mercado oferece.

E o pior: como a tradicional caderneta não apresenta mecanismos de proteção à inflação, dependendo da variação desse índice no período, é possível até que o investidor perca dinheiro ao longo dos anos.

Por isso, é recomendado estar atento a soluções melhores entre os investimentos de longo prazo. Confira algumas alternativas:

Porque considerar o longo prazo

Primeiramente, é preciso esclarecer que o bom investidor é aquele que trabalha com objetivos financeiros muito claros, ou seja, é quem define suas aplicações de acordo com o prazo e a natureza do título que tem em mente.

Mas por que considerar o prazo é importante? Porque assim a sua estratégia de investimento tem como render resultados melhores. Pessoas que investem pensando na aposentadoria têm interesses diferentes de outras que investem para fazer uma viagem de fim de ano, por exemplo. É nesse ponto que as possibilidades que o mercado oferece merecem destaque: é possível escolher a dedo as aplicações mais adequadas para os seus interesses.

Um critério seguro para tal é considerar o tempo que a aplicação tem até o seu vencimento, podendo os prazos serem curtos, médios ou longos. Neste texto, vamos nos concentrar nos investimentos a longo prazo.

Melhores investimentos a longo prazo

Em geral, consideramos como sendo de longo prazo os títulos que levam mais de 5 anos para vencer. Alguns deles podem render ao longo de décadas, sendo estes os mais viáveis para interesses como a aposentadoria ou a realização de grandes projetos pessoais.

Em casos dessa natureza, o investidor pode abrir mão de liquidez para privilegiar a rentabilidade. Aqui cabe uma observação: por liquidez, entenda a rapidez no resgate do dinheiro. Já a rentabilidade é o retorno que o investimento traz.

Conheça então alguns dos principais investimentos a longo prazo disponibilizados no mercado:

Tesouro Direto

Entre as diferentes possibilidades que o Tesouro Direto oferece, uma se destaca em termos de investimentos a longo prazo: é o Tesouro IPCA+, no qual você pode aplicar em um título com prazo mais longo e ter a garantia de que ele renderá acima da inflação. Como existem títulos com prazo para 2035 e 2050, por exemplo, trata-se de uma opção viável para objetivos como a aposentadoria ou a realização de um grande evento.

Previdência privada

Enquanto o IPCA+ permite que o investidor se programe para diferentes objetivos, os planos de previdência privada apresentam maior foco na aposentadoria. Eles se dividem em duas categorias: os planos abertos, que podem ser PGBL ou VGBL e os planos fechados, que são os fundos de pensão do empregador.

É uma possibilidade interessante, principalmente se comparada à previdência social.

Fundos de ações

Para quem está disposto a correr mais riscos, existem os Fundos de ações, que são fundos de investimentos organizados por gestores profissionais. Eles definem como serão alocados os recursos e buscam os resultados mais interessantes no mercado. Como existe um conjunto de ações dentro da carteira, ainda que uma delas oscile para baixo, o que importa é a média. Isso protege seu dinheiro e, a longo prazo, tende a trazer resultados interessantes.

Fundos multimercados

Fundos multimercados reúnem diferentes tipos de ativos, independentemente de serem de renda fixa ou variável. Neste caso, o investidor conta com uma carteira diversificada, visando uma rentabilidade média mais alta. Assim, os ganhos são proporcionais à participação de cada cotista no fundo.

Fundos de debêntures incentivadas

Nesses fundos, as carteiras são compostas, em sua maioria, por debêntures de infraestrutura. Como existe o benefício fiscal para as debêntures incentivadas, ele é estendido aos cotistas. Além disso, essa aplicação apresenta riscos reduzidos, uma vez que, por meio de uma única aplicação, o investidor passa a ter acesso a uma série de debêntures incentivadas.

Um diferencial neste tipo de investimento está na isenção de Imposto de Renda para a pessoa física, algo que, considerando o longo prazo, costuma ser de grande utilidade para garantir a rentabilidade para o investidor.

Fundos imobiliários

São investimentos em imóveis corporativos. Com isenção de Imposto de Renda para pessoa física, nesse tipo de investimento, as cotas são negociadas em bolsa como acontece com as ações. Dessa forma, os resultados podem aparecer em função da valorização dessas cotas ou da renda obtida em função do pagamento dos imóveis que compõem a carteira.

O que busca um investidor no longo prazo?

De uma maneira clara, podemos dizer que os investimentos a longo prazo são aqueles mais viáveis para que o investidor alcance resultados considerando um futuro distante, acima de 5 anos.

Dentro dessa lógica, esses investimentos podem oferecer renda passiva para o investidor, criando condições para que ele realize determinada compra ou viva em função dos rendimentos obtidos.

Na maioria dos casos, isso coincide com a aposentadoria, mas não é algo que se resume a ela. É comum que investidores recorram a essas soluções para dar um futuro para seus filhos recém-nascidos, por exemplo. É possível investir em títulos com vencimento entre 20 e 25 anos, como acontece com o Tesouro IPCA+.

Vale lembrar que existem opções para diferentes finalidades, mas que, em geral, as maiores rentabilidades costumam aparecer em investimentos a longo prazo. Não significa que você deva restringir suas aplicações somente a essas opções. O ideal é construir uma carteira de investimentos diversificada, considerando os benefícios de títulos com diferentes características, pois assim, você consegue se programar para necessidades mais imediatas e também aumentar seu patrimônio.

Enfim, é preciso ter uma estratégia para investir bem. É por isso faz que sentido levar em conta o tempo da aplicação. Considerando as opções para investimentos a longo prazo, você tem como direcionar suas aplicações da maneira correta e assim conseguir melhores resultados. Entendeu a importância de conhecer os investimentos a longo prazo? Então saiba mais sobre investimentos para aposentadoria.

Abra sua conta na Genial agora e confira todos esses títulos com a ajuda de um assessor de investimentos focado em rentabilizar seu dinheiro. É gratuito e muito fácil de fazer. Não perca tempo!

abra sua conta

Genial

Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Deixar um comentário