Algumas personalidades se destacam por suas conquistas e história de vida inspiradora. Esse certamente é o caso de Michael Jordan, o jogador de basquete que se tornou uma verdadeira lenda do esporte, colecionando recordes. Ele também é chamado de MJ.

O atleta não se sobressai apenas em quadras, já que ele é um grande empresário e é reconhecido por sua visão nos negócios e nos investimentos. Portanto, Jordan é uma referência para quem deseja aprender mais sobre foco, resiliência e visão estratégica.

Quer descobrir a trajetória de Michael Jordan? Confira neste artigo que nós, da Genial Investimentos, preparamos para você!

Infográfico Michael Jordan

Infográfico Michael Jordan

Michael Jordan foi um dos maiores nomes do basquete de todos os tempos. O astro acumula prêmios, sendo uma referência para os atletas que o sucederam.

Ele também se destacou como um excelente empresário e investidor. Mesmo fora das quadras, ele mantém uma participação ativa nos esportes por meio de seus investimentos.

Conheça a trajetória de Michael Jordan!

1963: Nascimento

Michael Jeffrey Jordan nasceu em 17 de fevereiro de 1963, em Nova Iorque, filho de James e Delores Jordan.

1981: Entrada para o time da Universidade de Carolina do Norte

Após experiências escolares no basquete, em 1981 MJ ingressou nas ligas universitárias, representando o time da Universidade de Carolina do Norte.

1984: Entrada para o Chicago Bulls

Em 1984, Michael Jordan foi selecionado para o Draft da NBA, sendo escolhido pelo Chicago Bulls. No clube, ele escreveu o seu nome na história do basquete, com vários prêmios e reconhecimento.

Jordan se aposentou por um breve período, mas retornou ao clube até anunciar a aposentadoria novamente.

2001: Retorno pelo Washington Wizards

Após a segunda aposentadoria, Jordan retornou às quadras, dessa vez jogando pelo Washington Wizards. No clube, ele se tornou o primeiro jogador com mais de 40 anos a marcar 43 pontos em um jogo da NBA.

2003: Aposentadoria definitiva das quadras

Após o sucesso com o Washington Wizards, o atleta anunciou a sua aposentadoria definitiva dos esportes. Ele também investiu em diversos negócios, como:

  • Charlotte Hornets
  • Sportradar
  • Muzik
  • Gigster
  • aXiomatic
  • Cincoro
  • Miami Marlins
  • Dapper Labs
  • além de empreendimentos da marca Jordan

2014: Inclusão na lista de bilionários

Como resultado do sucesso na carreira e nos investimentos, MJ se tornou oficialmente um bilionário, quando o Charlotte Hornets — clube no qual ele é acionista majoritário — passou a valer US$ 1,7 bilhão.

Como você viu, Michael Jordan teve uma carreira expressiva e conseguiu utilizar bem os recursos que arrecadou enquanto atleta.

Quem é Michael Jordan?

Michael Jordan é considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, atuando como meio armador ao longo da carreira. Seu trabalho mais reconhecido foi no time Chicago Bulls, onde ele quebrou diversos recordes. Ele também recebeu diversos prêmios e se tornou um rosto bastante popular em propagandas.

MJ ganhou fama pelas enterradas pulando da linha do lance-livre. Essa habilidade fez com que ele participasse de concursos de enterradas e ganhasse o apelido de Air Jordan, em referência ao seu jogo aéreo.

Após a aposentadoria das quadras, o atleta manteve a sua imagem ligada aos esportes com a ajuda de diversos empreendimentos. Ele é investidor de times das ligas de basquete e beisebol estadunidenses, além de ter uma linha de tênis em parceria com a Nike, chamada Air Jordan.

Qual sua história?

Michael Jeffrey Jordan nasceu em 17 de fevereiro de 1963, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. No entanto, seus pais James e Delores Jordan se mudaram para Carolina do Norte antes mesmo que ele desse os primeiros passos.

Michael Jordan estudou em Emsley A. Laney High School em Wilmington, onde teve incentivo para desenvolver as suas habilidades como atleta. Como sênior no colégio, MJ foi escalado para a partida amistosa McDonald’s All-American Game, que seleciona os melhores jogadores de basquete universitário dos Estados Unidos.

Apesar disso, o atleta foi recusado em diversos times de basquete universitário. Posteriormente, ele obteve a aprovação na equipe da Universidade de Carolina do Norte, onde se formou em Geografia.

Jordan se casou com Juanita Vanoy em 1989 e o casal teve três filhos: Jeffrey, Marcus e Jasmine. Em 2005 eles se separaram pela primeira vez. Após uma nova tentativa para o relacionamento, em 2006 o casal anunciou o divórcio definitivo.

O atleta se casou novamente em 2013, com Yvette Prieto, com quem teve as gêmeas Victoria e Ysabel em 2014. Em 2019, o jogador se tornou avô, quando sua filha Jasmine deu à luz Rakeem.

Como Michael Jordan iniciou sua carreira no basquete?

Como você viu, desde o período escolar o percurso de Michael Jordan esteve ligado ao basquete. No período em que participava de equipes universitárias, o atleta marcou a cesta da vitória para a Universidade de Carolina do Norte na liga universitária de 1982, contra a Universidade de Georgetown.

Posteriormente, o jogador afirmou em entrevistas que essa conquista foi o pontapé inicial para a sua carreira no basquete. Em 1984, ele entrou no Draft da National Basketball Association (NBA) — quando as franquias selecionam os atletas amadores que entrarão em suas equipes na próxima edição da liga.

A partir desse momento, MJ passou a trilhar seu caminho como jogador profissional de basquete. Veja os pontos de destaque na carreira!

Trajetória no Chicago Bulls

Michael Jordan foi selecionado pelo Chicago Bulls, onde consolidou a sua carreira como astro das quadras. Desde as primeiras partidas o atleta já demonstrava grandes habilidades e rapidamente ele ganhou fãs nos Estados Unidos. Isso chegou a desagradar os demais jogadores, inclusive seus veteranos.

Na primeira temporada com MJ, o Chicago Bulls ficou em 7º lugar e o atleta recebeu o título de calouro do ano. Em sua segunda temporada, o jogador fraturou um osso do pé esquerdo e precisou se afastar dos jogos.

Na temporada de 1986-87, MJ escreveu o seu nome na história da NBA. Ele registrou o feito de marcar 3 mil pontos em uma única temporada, o que só havia sido realizado anteriormente por Wilt Chamberlain.

Ele também foi o primeiro da liga a ter 200 roubos e 100 tocos em uma temporada. Em 1987-88, o atleta recebeu o prêmio de MVP (Most Valuable Player), reconhecimento dado aos jogadores mais valiosos. A conquista foi repetida diversas vezes ao longo de sua carreira.

A trajetória de Jordan com o Chicago Bulls foi repleta de recordes e grandes conquistas. Contudo, o primeiro título pela equipe só aconteceu na temporada de 1990-91.

Aposentadorias do basquete

Apesar da carreira promissora, Jordan surpreendeu o mundo ao anunciar a sua aposentadoria do basquete em 1993, quando estava no auge das suas habilidades.

O afastamento foi motivado por dificuldades pessoais e um distanciamento desse esporte. Meses antes do anúncio do encerramento das atividades, o pai do atleta havia sido assassinado por adolescentes. Nesse período, Jordan entrou para o time de beisebol Chicago White Sox.

A migração para o beisebol se deu como forma de homenagear o pai, que sonhava ter um filho atleta pela MLB (Major League Baseball), a principal liga do esporte dos Estados Unidos e Canadá. Entretanto, ele não entrou para a liga.

Em 1995, MJ retornou ao basquete para o seu time original. A equipe saiu vencedora nas temporadas 1995-96, 1996-97 e 1997-98. Em 1999 ele anunciou a aposentadoria novamente, mas retornou ao basquete em 2001, dessa vez jogando pelo Washington Wizards — no qual permaneceu até 2003.

Na nova fase da carreira, o atleta registrou mais uma conquista: foi o primeiro jogador com mais de 40 anos de idade a marcar 43 pontos em uma partida da NBA. Com isso, ele encerrou a sua jornada nas quadras, abrindo espaço para outras conquistas em sua vida pessoal.

Quais suas principais conquistas da carreira do atleta?

Como você viu, a biografia de Michael Jordan é repleta de grandes conquistas. Ele ganhou muitos fãs pelo mundo todo e se tornou um nome bastante famoso no esporte e mesmo por quem não acompanha a NBA.

MJ foi reconhecido também por seu desempenho notável em momentos cruciais. O atleta foi o responsável pelo arremesso vencedor do Chicago Bulls do jogo decisivo contra o Cleveland Cavaliers, na rodada de playoffs. A jogada ficou famosa como “The Shot”.

O jogador também teve uma carreira internacional, como parte da equipe nacional dos Estados Unidos. Ele recebeu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, e em 1992, em Barcelona.

Da mesma forma, Jordan foi campeão da National Collegiate Athletic Association (NCAA) em 1981 e 1992. Ele também recebeu medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos em 1983 e nos Torneios das Américas em 1992.

O atleta é considerado dedicado e bastante competitivo. Sua postura feroz e a trajetória no esporte fizeram dele uma referência para muitas pessoas interessadas pelo basquete.

É pertinente acrescentar que Michael Jordan, Jerry Sloan e Bob Love foram os únicos jogadores a terem as suas camisas aposentadas pelo Chicago Bulls. A sua camisa também foi aposentada pelo time da Universidade de Carolina do Norte.

Quais foram as conquistas de Michael Jordan fora das quadras?

Além das realizações de Michael Jordan nas quadras, ele alcançou o sucesso fora delas. O atleta participou de muitas peças publicitárias, sendo uma das personalidades dos esportes mais comercializadas da história.

Jordan teve uma longa parceria com Gatorade e com a Nike — com quem criou a mencionada linha de tênis com o nome do astro, que é um sucesso de vendas da marca. Ele também fez campanhas para outras grandes empresas, como Coca-Cola, Chevrolet, McDonald’s e Rayovac.

Todo o sucesso rendeu bons frutos financeiros. Ainda em 1991, ele adquiriu um lote em Highland Park, Illinois, onde construiu uma mansão de 56 mil metros quadrados.

A carreira do jogador foi inspiração para o documentário “The Last Dance” — com título “Arremesso Final”, em português. O filme, produzido pela Netflix e ESPN, conta como foi a ascensão de Jordan no Chicago Bulls, até a sua última partida com o time. A produção venceu o Emmy de melhor série documental em 2020.

Quais são os investimentos de Michael Jordan?

Michael Jordan também se destaca por ser um investidor com visão estratégica, tendo alcançado patamares financeiros elevados. Saiba mais sobre os investimentos de MJ!

Ações do Charlotte Hornets

Quando jogou pelo Washington Wizards, Jordan havia comprado ações do clube e planejava assumir o cargo de executivo ao se aposentar como jogador em 2003. Porém, a participação dele não foi aceita pelo proprietário, Abe Pollin.

Então, em 2006 ele adquiriu ações do Charlotte Hornets — que anteriormente se chamava Charlotte Bobcats. Em 2010, Jordan assumiu o controle majoritário, com 90% de participação, em um acordo de US$ 175 milhões.

Após o investimento, ocorreu uma explosão nos valores dos clubes. Um dos fatores que contribuiu para o fenômeno foi o acordo coletivo de 2011 que reduziu a participação da receita dos jogadores de 57% para 50%.

Mais tarde, em 2014, a compra do Los Angeles Clippers por US$ 2 bilhões pelo ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer também impactou os valores. Por fim, um novo acordo de TV da NBA com a ESPN e a TNT fez os números saltarem.

Outros investimentos

Entre os investimentos de Michael Jordan, certamente a aquisição dos papéis do Hornets se destaca. No entanto, ele tem muitas outras conquistas nesse campo. MJ participou de rodadas de investimentos de companhias como Sportradar, Muzik e aXiomatic.

Além disso, Jordan foi um dos fundadores da marca de tequila super premium Cincoro e foi um dos investidores que comprou o Miami Marlins da MLB. Cabe ainda mencionar que ele é dono de uma concessionária de carros e tem uma rede de restaurantes da marca Jordan.

Em 2021, o empreendedor passou a apoiar o universo das startups. Ele realizou um investimento na Dapper Labs, que é responsável pela plataforma de cartões comerciais virtuais NBA Top Sport.

Jordan também investiu na startup Gigster, do Vale do Silício, na Califórnia. Essa região é famosa por concentrar as maiores empresas de tecnologia do mundo.

Quando ele se tornou o primeiro atleta bilionário da NBA?

Como um atleta notável, Michael Jordan obteve ganhos expressivos em sua carreira nos esportes. Entretanto, a sua fortuna foi construída a partir de muitos trabalhos publicitários e de sua capacidade de investir bem o seu dinheiro.

A estimativa é de que seu trabalho como jogador tenha lhe rendido cerca de US$ 90 milhões ao longo de 20 anos. Ele também conquistou uma renda regular vinda de royalties de contratos e de seus demais investimentos.

MJ se tornou oficialmente um bilionário em 2014, quando o Hornets passou a valer mais de US$ 1,7 bilhão. A lista de empreendimentos de Jordan é bastante extensa e o atleta segue buscando boas oportunidades.

Qual é a avaliação da fortuna de Michael Jordan?

Após saber mais sobre o sucesso de Michael Jordan, você pode estar se perguntando quanto vale a fortuna do astro, certo? Como você acompanhou, faz sentido dizer que MJ acumulou um legado invejável.

Em 2023, o patrimônio líquido do atleta estava avaliado pela Forbes em US$ 2 bilhões. É válido dizer que, em 2022, o valor era de US$ 1,7 bilhão, ou seja, a fortuna de Jordan cresceu cerca de US$ 300 milhões em apenas um ano.

A conquista permite ao astro ter um padrão de vida luxuoso, com um jato particular e algumas casas projetadas conforme os desejos do esportista. Um dos imóveis adquiridos por Jordan fica perto de Charlotte e de um complexo em Chicago, anunciado originalmente por US$ 29 milhões.

O investidor também destina parte de seus recursos à filantropia. Entre as causas apoiadas por MJ, estão o Fundo de Defesa Legal da NAACP e o Instituto de Relações Comunitárias da Polícia, da Associação Internacional de Chefes de Polícia.

Ainda, o astro fez generosas doações ao socorro das vítimas do furacão Florence e doou uma quantia para abrir duas clínicas médicas em Charlotte. E essas são apenas algumas das iniciativas que contam com o apoio de Jordan.

Neste artigo, você aprendeu sobre a carreira e a vida de Michael Jordan, o eterno astro do basquete. Ele marcou a história do esporte, virando uma inspiração para muitos atletas que vieram posteriormente. Além disso, ele é um conceituado investidor, que constituiu fortuna a partir de suas boas escolhas no mercado.

Quer descobrir como conquistar a liberdade com o dinheiro? Então aprenda como alcançar a independência financeira!

Genial Investimentos - Abra sua conta

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!