O cartão de crédito é uma ferramenta que simplifica e flexibiliza as transações financeiras do dia a dia. Por essa razão, muitas pessoas concentram seus gastos nele e o utilizam como aliado no planejamento financeiro. 

No entanto, para que o cartão de crédito seja efetivamente útil, é necessário que o limite acomode as despesas, permitindo maior liberdade na sua utilização. Por essa razão, se a margem do seu cartão não é o suficiente para a sua rotina, vale a pena saber como aumentá-la. 

Para isso, continue a leitura. Neste post, nós, da Genial Investimentos, contamos 11 dicas para aumentar o seu limite do cartão de crédito.  

Genial Investimentos - Abra sua conta

1. Entenda como funciona o limite do cartão de crédito 

Compreender como o limite do cartão de crédito funciona ajuda a seguir as demais dicas para aumentá-lo. Ele se refere ao valor máximo que um cliente pode gastar usando esse produto financeiro, sendo estabelecido pela instituição emissora. 

Por sua vez, o titular é o responsável por pagar o montante apresentado na fatura, conforme os termos e condições estabelecidos pela instituição. Dessa maneira, o limite do cartão é uma forma da emissora gerenciar a concessão de crédito, minimizando os riscos de inadimplência do cliente. 

Além disso, o limite do cartão de crédito não é estático, podendo ser ajustado ao longo do tempo com base no comportamento financeiro do titular. Se o cliente demonstrar um histórico de pagamentos pontual e responsável, a instituição pode considerar um aumento na margem. 

Da mesma forma, comportamentos financeiros negativos, como pagamentos atrasados, podem resultar em redução do limite ou restrições de crédito. 

2. Pague sua fatura em dia 

Efetuar o pagamento da fatura do cartão de crédito até a data de vencimento é uma prática fundamental no processo de busca por um aumento do limite. Afinal, esse hábito reflete responsabilidade financeira e contribui para a construção de uma reputação junto ao emissor. 

Além disso, você deve, sempre que possível, optar pelo pagamento do total da fatura, evitando o valor mínimo e parcelamentos. Caso contrário, a instituição pode entender que o seu planejamento financeiro não é eficiente e que há riscos de inadimplência. Com isso, em vez de aumentar o seu limite, a emissora pode reduzi-lo.  

Outro ponto importante é que manter os pagamentos em dia ajuda a preservar uma evolução de crédito saudável.  

3. Confira o score de crédito regularmente 

O score de crédito é uma pontuação que reflete o histórico das finanças de um indivíduo. Assim, ele é utilizado por instituições e credores para analisar a probabilidade de um consumidor cumprir suas obrigações financeiras, como o pagamento da fatura do cartão de crédito. 

Para elaborar o score, as empresas especializadas consideram o registro de pagamentos, o nível de endividamento, as solicitações de crédito, entre outros fatores. Como esses elementos são dinâmicos, a numeração pode ser atualizada constantemente. 

Por essa razão, é interessante conferir regularmente o seu score de crédito para compreender a sua imagem financeira no mercado. Com essa prática, você pode identificar mudanças e tendências, compreendendo os fatores que impactam positiva ou negativamente a sua pontuação.  

Isso ajuda a identificar erros no relatório de crédito, permitindo corrigir informações incorretas. Você também pode tomar ações específicas para melhorar sua pontuação antes de submeter uma solicitação de aumento de limite, ampliando suas chances de aprovação. 

4. Limpe seu nome, se você tiver pendências 

Ter um nome limpo — ou seja, sem dívidas vencidas e registradas em birôs de crédito — contribui para uma boa reputação financeira. Consequentemente, isso é determinante na análise das instituições ao considerar solicitações de aumento de limite. 

Dessa maneira, se você tiver pendências em seu CPF, o aumento do limite de cartão de crédito pode ser mais difícil. Por esse motivo, se você quer uma margem maior no produto, deve limpar o seu nome, pagando os débitos para regularizar a situação financeira. 

Ao fazer isso, você demonstra maior responsabilidade com as finanças e o compromisso em resolver pendências. Isso aumenta sua confiabilidade perante as instituições financeiras, que tendem a valorizar clientes que buscam soluções para problemas com as finanças.

É hora de cuidar das suas finanças e a Genial quer te ajudar! Baixe agora uma cópia da nossa planilha de controle financeiro pelo QR-CODE ou através do link baixo.

5. Concentre as transações financeiras no cartão 

Ao escolher centralizar suas atividades financeiras em um único cartão, você demonstra engajamento, confiança e fidelidade a ele. Em contrapartida, as instituições valorizam essa prática, interpretando-a como um compromisso duradouro.  

Essa fidelidade, por sua vez, pode ser recompensada com benefícios adicionais e maior consideração quando se trata de solicitações de aumento de limite. Além disso, a concentração de transações no cartão de crédito proporciona maior visibilidade sobre suas finanças.  

Isso oferece uma compreensão mais clara de padrões de comportamento financeiro, o que pode ser um fator positivo nas avaliações para aumentos de limite de crédito. Adicionalmente, a centralização do relacionamento facilita a comunicação e a resolução de questões.  

6. Adote o Open Finance 

O Open Finance é um sistema que promove o compartilhamento seguro e a interoperabilidade de dados financeiros entre diversas instituições bancárias. Dessa forma, ele permite que os usuários tenham maior controle sobre suas informações financeiras. 

Ao adotar o Open Finance, você viabiliza uma análise de crédito mais abrangente. Assim, as instituições podem entender como é seu histórico e relacionamento com outras emissoras de cartão de crédito. 

Logo, se você tem uma boa imagem financeira com um banco, por exemplo, outra instituição pode compreender a sua responsabilidade em cumprir com suas obrigações. Desse modo, ela se sente mais confiante para conceder crédito ou aumentar o seu limite. 

Também vale lembrar que, ao centralizar e acessar suas informações financeiras, você ganha maior controle sobre suas finanças. E isso facilita o planejamento financeiro, fortalecendo sua posição ao buscar aumento no limite do cartão de crédito. 

7. Atualize seus dados financeiros 

Uma das principais razões para manter os dados financeiros atualizados está relacionada à precisão nas avaliações de crédito. Isso porque as instituições utilizam essas informações para analisar o perfil do cliente. 

Dessa forma, dados desatualizados podem comprometer essa avaliação, influenciando negativamente as decisões sobre limites de crédito e aprovações. Além disso, se a sua situação financeira melhorou, atualizar essa informação pode contribuir para o aumento da sua margem. 

Ainda, as informações de contato desatualizadas podem dificultar a comunicação entre o cliente e as instituições financeiras. Com o resultado, você pode perder oportunidades de negociação e aumento de limite. 

8. Não peça crédito indiscriminadamente 

Pedir crédito indiscriminadamente pode resultar em consequências negativas para sua saúde financeira a longo prazo, sabia? Isso porque cada solicitação gera uma consulta ao seu histórico, impactando seu score de crédito e, até mesmo, as taxas de juros cobradas. 

Nesse cenário, as múltiplas consultas em curto período podem sinalizar riscos para as instituições financeiras, diminuindo seu score e dificultando aprovações futuras. Logo, os juros também podem ser maiores por conta do empréstimo ser considerado arriscado. 

9. Solicite aumento diretamente ao emissor 

Muitas instituições financeiras oferecem a praticidade de autorizar aumentos automáticos com base na análise dos hábitos de consumo do cliente. Esse processo simplificado dispensa a necessidade de uma solicitação formal. 

No entanto, há emissores que valorizam a proatividade do cliente e compreendem a necessidade de aumento de crédito em momentos específicos. Por isso, pode valer a pena entrar em contato com a instituição do seu cartão para conferir a possibilidade de aumento do limite. 

Durante o contato com a instituição financeira, é aconselhável buscar informações adicionais sobre os critérios que influenciam a decisão de aumento automático. Essa compreensão mais profunda pode ajudar a otimizar as chances de obter um limite mais elevado. 

10. Comprove sua renda 

Embora muitos emissores concedam limite de cartão de crédito sem a comprovação de renda, certificar os seus ganhos pode ajudar a aumentar a sua margem. Esse processo envolve apresentar à instituição documentos que confirmem sua capacidade financeira. 

Entre esses registros estão contracheques, declarações de Imposto de Renda e extratos bancários. Ademais, é importante manter essa documentação atualizada, especialmente diante de mudanças significativas na situação financeira, como aumentos salariais ou promoções, combinado? 

Vale destacar que a coerência entre a renda comprovada e os padrões de gastos é um ponto considerado pelas instituições financeiras. Assim, a avaliação não se limita ao total das despesas, mas também considera a consistência com os hábitos de consumo e o histórico de pagamentos. 

Nesse sentido, pode ser interessante solicitar aumentos de limite de forma gradual, alinhando-se ao crescimento da sua renda. Isso pode ser mais bem recebido pela instituição, ampliando as chances de aprovação. 

11. Peça limite com responsabilidade 

Pedir margens que estão acima das suas condições financeiras pode levar a problemas de endividamento. Então, mesmo que a empresa emissora ofereça limites altos — e acima do que você ganha —, é importante optar por um aumento responsável. 

Isso envolve olhar para suas contas mensais e sua renda, e ter certeza de que o novo limite se encaixa no seu orçamento. Caso você precise de uma margem maior para parcelar uma compra mais alta, por exemplo, é possível considerar a solicitação de um aumento temporário. 

Você aprendeu 11 dicas para aumentar o limite do cartão de crédito. Assim, vale ressaltar a importância de utilizar a margem com responsabilidade para aproveitar esse produto, sem prejudicar a sua vida financeira! 

Genial Investimentos - Abra sua conta
cartão de credito limite do cartão limite do cartão de crédito

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!