Boa parte dos investidores brasileiros não sabe, mas é possível investir em empresas estrangeiras, inclusive, nas grandes companhias de países como Estados Unidos e Japão sem sair do Brasil. Essa solução é possível por meio da chamada BDR, sigla para Brazilian Depositary Receipts, um tipo de Certificado de Depósito de Ações.

A BDR é uma solução que simplifica bastante a ação de quem está de olho nessas companhias mas não tem como atender às exigências de seus países de origem ou não pretende gastar mais do que costuma no mercado nacional.

Quer saber o que de fato é a BDR e como funciona? Então siga conosco e acompanhe as informações.

O que é BDR?

BDR é um título com lastro em uma ação de empresa estrangeira. Resumidamente, quando você investe em BDR está aplicando seu dinheiro em papéis de empresas de fora do país.

A negociação é realizada na Bolsa de Valores no Brasil e a maneira mais comum de ter acesso a empresas de grande porte que atuam em bolsas de países estrangeiros é investindo em BDR de fundos de investimentos, nas quais aparecem dentro de um conjunto de ativos como minoria.

No Brasil, a exigência legal é que os fundos de investimentos multimercado sejam montados com no máximo 20% de patrimônio com origem estrangeira. Já os demais fundos de investimentos podem chegar no máximo a 10%. Ainda assim, isso permite o acesso a títulos de empresas protagonistas em diferentes setores.

Os fundos de investimento são especialmente interessantes, pois contam com um gestor que é o responsável pela seleção dos ativos em busca pela rentabilidade, ou seja, ele prepara o conjunto de ações, visando o melhor resultado para os investidores.

Investir em BDR ou diretamente em ações estrangeiras?

No país, as BDRs mais negociadas têm origem no mercado norte-americano. É lá que estão empresas como o Facebook, a Amazon e a Apple.

Ações dessas empresas não são negociadas diretamente no país, o que faz com que o investidor tenha que se adequar às exigências do mercado onde as companhias se encontram para aplicar seu dinheiro. Dessa forma, é comum que existam exigências como a residência no país e abertura de conta em corretora estrangeira.

Quando isso se torna uma limitação, a BDR pode ser uma solução, pois representa um certificado que dá ao investidor a propriedade de determinado ativo em um país mesmo que não more nele.

Além disso, a BDR apresenta outra vantagem: ela permite que o investidor aplique seu dinheiro em um conjunto de ativos de grandes empresas, não somente em uma única, podendo assim garantir participação em companhias de destaque.

Quais são os tipos de BDR?

BDRs podem ser patrocinadas ou não patrocinadas. A diferença é que no caso das patrocinadas, existe uma ação da empresa em colocar seus ativos no mercado nacional, indo em busca de uma instituição depositária dos recibos. Já no caso das não patrocinadas, o que ocorre é que a instituição depositária compra um lote de ações e converte os papéis em recibos para comercializá-los no mercado nacional.

Existem BDR patrocinadas de nível I, II e III. As de nível I podem ser negociadas em mercado de balcão organizado ou na Bolsa de Valores e não exigem o registro de companhia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), podendo ser compradas em instituições financeiras e em fundos de investimentos. Já as de nível II e III precisam de regulamentação específica da CVM e listagem na Bolsa de Valores.

A grande maioria de BDRs no Brasil são do tipo não patrocinadas, exclusivas para investidores tidos como qualificados.

Quais são os benefícios de investir em BDRs?

Investir em BDR permite uma diversificação de ativos. Isso é importante para aumentar a proteção do investidor, pois quanto mais diversificada é a sua carteira de investimentos, menores tendem a ser os riscos, pois mesmo que uma empresa tenha problemas, esse investidor terá outras para compensar o prejuízo.

Outro benefício que deve ser destacado se dá na comparação do investimento via BDR com a compra de ativos em seu país de origem. Por meio da BDR o investidor não precisa abrir contas em corretoras estrangeiras, muito menos investir em moedas mais valorizadas do que o Real. Ele pode investir em fundos BDR que funcionam de acordo com o mercado local. Isso sem falar na possibilidade de ter participação nas grandes organizações do mundo, podendo lucrar com inovações e metodologias únicas.

Quais são as desvantagens das BDRs?

As principais desvantagens residem no risco desse tipo de operação. Evidentemente, existe o risco de investir em ações que seguem um mercado estrangeiro, mesmo com a globalização, que permite o acompanhamento em tempo real da economia e da Bolsa de Valores dos mais diferentes países. Esse risco diz respeito a questões culturais como o idioma e as próprias práticas empresariais que costumam ser diferentes em países diferentes.

O custo também costuma ser elevado, o que inviabiliza investimentos menos expressivos. Vale lembrar que investidores qualificados são aqueles que contam com no mínimo R$ 1 milhão investidos na Bolsa. Além disso, há o risco cambial, ou seja, mesmo que a ação se mantenha no mesmo patamar e o câmbio tiver alguma oscilação, isso tende a afetar a rentabilidade do investidor.

Existe um perfil recomendado para investir em BDR?

Como trata-se de um investimento que envolve riscos em renda variável, as BDR costumam ser indicadas para investidores com o perfil mais arrojado, dispostos a correr maiores riscos para terem uma rentabilidade mais expressiva.

É importante destacar que uma BDR representa uma alternativa mais recomendada a investidores de médio e grande porte, em função dos custos envolvidos. Como a grande maioria de BDRs presentes no mercado nacional são de natureza não patrocinada, isso significa que para ter acesso a eles é preciso ser investidor qualificado, com um volume maior à disposição para investimentos.

Enfim, a BDR representa uma possibilidade interessante para quem pretende se associar a empresas de destaque no mundo todo sem precisar sair do Brasil. Conhecendo as principais características do investimento, você pode fazer dele um diferencial na sua carteira.

Quer saber mais sobre como investir fora do país? Então confira também o que são investimentos offshore. Quer saber mais sobre investimentos? Abra sua conta na Genial Investimentos e faça o seu dinheiro trabalhar por você!

abra sua conta

Genial

Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Deixar um comentário