Quando você investe em ações, precisa tomar certos cuidados. Sem conhecer bem o produto no qual aplica seu dinheiro, é possível que seja surpreendido por resultados ruins. É por isso que investimentos em renda variável costumam ser indicados para quem tem o perfil mais arrojado. Entretanto, existem meios para que o investidor lucre com esse tipo de mercado sem correr tantos riscos. Entre eles estão os fundos de ações.

Quer saber melhor do que se trata? Então siga conosco e confira o artigo.

O que são os fundos de ações

Precisamos explicar o que são fundos de investimentos antes de falar de fundos de ações. Na prática, os fundos de ações representam uma categoria de fundos de investimentos.

Fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira no qual vários participantes se reúnem para viabilizar o negócio. Assim, existe a ideia de cota. Nesse fundo, cada integrante adquire um direito à participação e paga uma taxa para que um administrador administre todo o conjunto de aplicações. Cabe a esse gestor procurar as melhores soluções presentes no mercado para trazer segurança e rentabilidade para todos os investidores.

Existem diferentes tipos de fundos de investimentos, como os fundos de renda fixa e os multimercado, cada qual com suas características próprias. Quando a proposta do fundo é investir em renda variável, adquirindo ações empresariais na bolsa de valores, dizemos que trata-se de um fundo de ações.

Tipos de fundos de ações

É possível diferenciar os tipos de fundos presentes no mercado de acordo com a sua gestão, ou seja, pensando em como ela se organiza para atingir suas metas.

Assim, a gestão de um fundo de ações pode ser ativa ou passiva, o que tem a ver com determinado índice de referência. Funciona assim: se o objetivo da gestão é repetir o resultado do Ibovespa, por exemplo, dizemos que ela é passiva. Os fundos passivos também são conhecidos como indexados, justamente por terem esses índices como referência. Caso o objetivo seja superar algum índice, ela é ativa. Também podemos dizer que a gestão é ativa quando não há referência a índices.

Por que investir em fundos de ações

Participar de um fundo de ações é o caminho mais seguro para quem não tem tanta experiência e deseja entrar no mercado de renda variável. Isso porque quem se responsabiliza pela escolha dos ativos é a gestão do fundo. Para o investidor é necessário apenas se cadastrar em uma corretora de valores e escolher o fundo mais próximo de seu perfil.

Como o investimento é realizado de maneira coletiva, o patrimônio pertence ao coletivo, sendo cada cotista proprietário de uma parte desse patrimônio. É em função dessa participação que se dará a remuneração. Por isso, é possível investir com valores relativamente baixos, o que não é muito comum no mercado de ações.

Vale lembrar: fundos de ações são mais seguros quando pensamos no investidor sem experiência no mercado de renda variável. Ainda assim, eles também são mais indicados para quem possui um perfil arrojado. Investidores moderados ou conservadores ainda podem se beneficiar de fundos de investimentos.

Diferenças em relação ao investimento direto em ações

O investidor pode escolher sozinho os ativos onde pretende aplicar seu dinheiro. Essa é uma ação recomendada caso ele tenha experiência no mercado de ações, pois não é algo fácil de ser feito.

Pense em tudo o que é necessário para investir bem. A primeira exigência é o tempo. As ações das empresas oscilam diariamente e é preciso entender o que está por trás dessa movimentação para aplicar em uma companhia com potencial de crescimento. Esse entendimento não é construído rapidamente. Ele demora e, muitas vezes, pode levar anos até que você se especialize no tema. Além disso, um bom investidor atua com estratégia, algo que varia mesmo entre os profissionais mais experientes.

Riscos do investimento em fundos de ações

Sempre existem riscos ao investir. Em geral, é preciso ter atenção aos aspectos comuns a qualquer tipo de ativo: o risco de mercado e a liquidez. Em relação ao risco de mercado, a ameaça está na volatilidade que é comum ao universo de renda variável. Questões internas e externas às empresas certamente interferem em seus resultados na Bolsa e isso precisa ser avaliado pelo investidor, mesmo que seus ativos sejam administrados por um terceiro.

Já em relação à liquidez, os riscos estão na dificuldade de o investidor não receber o dinheiro que é seu de direito dentro do prazo, caso a empresa venha a passar por dificuldades financeiras.

Em termos de fundos de ações, é preciso também se certificar de que a gestão é realmente responsável, pois existe também o risco referente a ela. Nesse caso, o ideal é recorrer a instituições conhecidas e certificadas pelos órgãos reguladores do mercado financeiro.

Fundos de ações no longo prazo

Como tudo no mercado financeiro, o ideal é que o investidor conheça o seu perfil, estabeleça objetivos em função dele e somente depois parta para as alternativas existentes. Nessa lógica, os fundos de ações costumam ser mais indicados para objetivos de longo prazo, pois permitem o acúmulo de renda com o passar dos anos.

Isso vale para metas como a aposentadoria ou a realização de um projeto pessoal mais caro. Como o fundo reúne uma série de ativos, mesmo que algum deles apresente uma rentabilidade baixa, a tendência é que essa questão seja amenizada pelo conjunto de ativos escolhido pelo gestor profissional, algo que tende a se manifestar com mais força com o passar do tempo.

Não à toa, os fundos de investimento costumam figurar entre os melhores investimentos para longo prazo, pois permitem uma interessante diversificação da carteira de ativos e a segurança que somente os especialistas podem oferecer.

Enfim, os fundos de ações representam uma oportunidade para quem pretende investir em renda variável, mas não se sente tão seguro para entrar nesse mercado.

Quer saber mais sobre os fundos de investimento e conhecer as melhores opções para o longo prazo? Confira, então, o nosso artigo Melhores fundos para investir em longo prazo. Abra sua conta na Genial Investimentos para saber as melhores opções de fundos de ações.

abra sua conta

Publicado por Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *