Quem pensa em investir em criptoativos precisa conhecer os fundos da Hashdex. Afinal, quando o assunto é conectar o mercado financeiro tradicional ao universo das criptomoedas, essa é uma das gestoras brasileiras de destaque. 

Assim como outras gestoras, a Hashdex disponibiliza no mercado fundos de investimentos em criptoativos que podem servir a diferentes perfis de investidores, por meio das principais plataformas do Brasil. Desse modo, é possível ter exposição a esses ativos de forma simples, segura e regulada. 

Quer aprender mais sobre o tema? Neste artigo, você conhecerá mais sobre a gestora Hashdex e os fundos disponíveis no mercado e poderá avaliar se a exposição às criptomoedas faz sentido para o seu portfólio.  

Continue a leitura e confira! 

O que são criptoativos? 

Os criptoativos são moedas digitais que podem ser utilizadas em algumas transações comerciais. As mesmas têm valor monetário, no entanto, são independentes. Isso significa que não pertencem a nenhuma economia nacional, nem seguem regras de um Governo específico. 

Na prática, elas são códigos virtuais programados de maneira específica, por meio de sistemas computacionais descentralizados. Seguindo com o foco na tecnologia, todas as transações com moedas digitais acontecem de forma online. 

Por seu formato, os ativos não requerem a mediação de instituições bancárias para serem usados. A proteção é feita por meio do blockchain, uma tecnologia criada para trazer segurança à essas transações. 

Ela funciona como um grande livro contábil em que todas as transações estão registradas, sem que possam ser excluídas ou alteradas. Isso é resultado da descentralização do seu sistema, que também garante transparência e proteção das negociações, sem que os usuários sejam expostos. 

Saiba Mais: Criptoativos: o que são e como investir?

O que é a Hashdex? 

Agora que você sabe o que são criptoativos, vale a pena conhecer a Hashdex. A gestora de recursos foi fundada em 2018 e sua atuação é focada em ativos virtuais. 

Com sede no Rio de Janeiro, foi uma das pioneiras na intermediação entre o mercado financeiro tradicional e as moedas digitais. Para isso, a Hashdex lançou, nos últimos anos, fundos de investimentos e ETFs voltados para quem deseja investir em produtos financeiros digitais. 

Eles contam com diferentes estratégias e níveis de exposições diversos aos criptoativos. Por isso, os fundos da gestora podem ter níveis de riscos distintos.  

Além disso, por serem disponibilizados nas principais plataformas de investimento, os fundos ainda facilitam o acesso dos investidores aos criptoativos por meio da compra de cotas. Os fundos de índice (ETF), por sua vez, são negociados na bolsa de valores. 

O que é o índice NCI? 

Como o assunto é a gestora Hashdex, não podemos deixar de citar o índice Nasdaq Crypto Index (NCI) — anteriormente chamado de HDAI (Hashdex Digital Assets Index). Afinal, é comum que índices sejam usados para acompanhar o desempenho de determinada classe de ativos.  

O índice Ibovespa, por exemplo, reúne os resultados das ações mais negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Outro exemplo é o IFIX, que representa a performance média dos principais fundos imobiliários negociados no mercado nacional. 

Nesse caso, o NCI foi desenvolvido pela gestora para representar o mercado de ativos digitais, contando com critérios rigorosos para a composição da carteira teórica. Não há um número fixo de criptoativos utilizados e sua formação seguirá as movimentações do mercado. 

Do mesmo modo, o percentual de cada ativo virtual dentro do índice também varia, pois depende da sua representatividade nas negociações. Diante disso, tanto criptomoedas com alta capitalização quanto as com menor volume de transações podem fazer parte do NCI.  

Essa composição ainda passa por reajustes frequentes que seguem regras automatizadas. Por fim, vale destacar que o índice é considerado o principal benchmark de moedas virtuais do mercado financeiro, com bastante relevância para fundos de criptomoedas. 

Quais são os fundos disponíveis para investidores brasileiros? 

Assim como em outros países, as criptomoedas não são regulamentadas no Brasil. Entretanto, é possível investir em ativos digitais por meio de fundos de investimentos, que são regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Dessa forma, os fundos da Hashdex devem cumprir diversas obrigações legais junto ao órgão para funcionarem de maneira regular. Esse é um ponto fundamental para garantir a proteção dos investidores diante dos riscos de fraudes e golpes, por exemplo. 

Os fundos de criptoativos da Hashdex replicam, em maior ou menor proporção, as criptomoedas do NCI. Ainda, podem colaborar com a diversificação da sua carteira de investimentos.  

Assim, se o seu objetivo for expor um percentual da sua carteira às criptomoedas, pode ser interessante conhecer os fundos da gestora dedicados aos ativos digitais. Afinal, eles compõem uma lista cada vez mais ampla de alternativas de investimento disponíveis no mercado. 

Entre os fundos geridos pela Hashdex no mercado brasileiro estão: 

  1. Hashdex 20 Nasdaq Crypto Index FIC FIM
  2. Hashdex 40 Nasdaq Crypto Index FIC FIM
  3. Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index FIM IE
  4. Hashdex Bitcoin Full 100 FIC FIM

A porcentagem dos recursos alocada em criptoativos aumenta em cada fundo citado, variando entre 20% e 100%. O restante do capital é investido em renda fixa, como medida de manejo de riscos.  

Além disso, em 2021 a CVM autorizou o lançamento do primeiro ETF (exchange traded fund) de criptomoedas do Brasil. O ativo também foi criado pela gestora e é chamado Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice

O ETF é negociado na bolsa de valores e está disponível a qualquer tipo de investidor a desde 26 de abril de 2021, sob o código HASH11. O fundo de índice replica o NCI e tem o objetivo de obter retornos que correspondam, em reais, à performance do indicador. 

Saiba Mais: HASH11: tudo o que você precisa saber sobre o ETF de criptomoedas!

Quais cuidados adotar ao investir em fundos de criptomoedas? 

Você viu que a Hashdex é uma gestora de fundos focada em criptomoedas. Mas, quais cuidados adotar antes de optar por incluir a modalidade no seu portfólio? 

O primeiro cuidado que você deve tomar antes de investir nos fundos de criptoativos— sejam eles geridos ou não pela Hashdex — é analisar se o investimento está alinhado ao seu perfil e objetivos.  

Caso esteja, considere destinar apenas uma pequena parcela do seu patrimônio para esse tipo de investimento. Como essa é uma alternativa de investimento mais arrojada, o manejo de risco ajudará a trazer mais equilíbrio e segurança para a sua carteira.  

Além disso, tenha em mente que fundos de criptomoedas com maior exposição às criptomoedas são destinados apenas a investidores qualificados ou profissionais. Ou seja, aqueles que possuem R$ 1 milhão comprovadamente investidos ou certificação para atuar no mercado financeiro.  

Nesse caso, eles podem investir em fundos com maior exposição às criptomoedas, incluindo opções que destinem 100% do patrimônio aos criptoativos, como o bitcoin.  Para os demais investidores, estão disponíveis alternativas de fundos com menor percentual de alocação em ativos digitais. 

Saiba Mais: O que são Criptomoedas e como investir?

Avalie as alternativas disponíveis 

É importante destacar também que existem outros tipos de fundos de criptomoedas — geridos por diferentes gestoras. Assim, os fundos da Hashdex são apenas algumas das muitas possibilidades de investimentos em criptoativos disponíveis no mercado brasileiro. 

Seja qual for o caso, é fundamental ter o cuidado de estudar as alternativas disponíveis. Avalie os riscos envolvidos, confira a lâmina e o regulamento do fundo. Desta maneira, será possível conhecer a estratégia da modalidade e tomar uma decisão mais acertada e alinhada aos seus objetivos. 

Gostou de aprender sobre a Hashdex e os fundos de criptoativos? Essa pode ser uma alternativa para quem deseja se expor ao mercado das moedas digitais de maneira acessível. Porém, considere sempre seu perfil e objetivos para fazer as escolhas mais adequadas à sua carteira.  

Quer explorar as opções do mercado e contar com a melhor corretora para fazer seus aportes? Abra a sua conta na Genial Investimentos!

Comentários