Para realizar investimentos é preciso ter conta em uma corretora de valores. A instituição é responsável por mediar suas operações, tanto na renda fixa quanto na renda variável. Assim, saber escolher a melhor plataforma de investimento é fundamental. 

Cada corretora terá sua própria plataforma para distribuir títulos de renda fixa e fundos de investimentos. Além disso, ela oferece o acesso ao home broker para operações na bolsa de valores — e também pode ter parceria com outros sistemas, usados principalmente por especuladores. 

Quer saber mais sobre a escolha da plataforma? Nós, da Genial, preparamos um material para ajudar você a encontrar a melhor plataforma de investimentos, mostrando como escolher e o que considerar! 

O que é uma plataforma de investimento? 

Uma plataforma de investimentos é uma estrutura digital que fornece acesso ao ambiente de negociações de aplicações, ativos e outras modalidades. Ela é necessária para os diferentes perfis de investidor, pois media as negociações de renda fixa e variável. 

Da mesma forma, é importante tanto para o investidor focado em rentabilizar seu capital no longo prazo quanto para o especulador que busca lucro no curto ou curtíssimo prazo. Através dela é possível realizar investimentos e operações de trade. 

Assim, você precisará escolher a melhor plataforma de investimento para investir em aplicações de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto, CDB (certificado de depósito bancário), debêntures, e outros, e também na renda variável — como ações, opções, contratos futuros, etc. 

E como fazer essa escolha? O primeiro passo é saber que cada corretora de valores oferece sua plataforma. Assim, para abrir conta em uma instituição é importante conferir a estrutura oferecida, os investimentos distribuídos e o suporte, por exemplo. 

Além disso, vale a pena conhecer as possibilidades oferecidas a mais. É o caso de assessoria de investimentos para tirar suas dúvidas ou mesa de operações para receber ordens. E também se aplica o oferecimento de sistemas operações mais complexos do que o home broker. 

O que considerar para escolher a melhor plataforma de investimento? 

Se você quer encontrar uma ótima plataforma para realizar seus investimentos, veja o que deve ser considerado antes de fazer a sua escolha! 

Segurança 

O primeiro requisito para escolher uma plataforma de investimento é a segurança. Por isso, verifique se a plataforma possui mecanismos de proteção, como acesso por meio de senha pessoal, criptografia, validação de usuário, entre outras. 

Regulamentação 

A melhor forma de evitar fraudes e golpes, presentes no universo dos investimentos, é buscar por plataformas regulamentadas. Logo, certifique-se de que a instituição possui aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e certificação da B3 (a bolsa de valores brasileira). 

Transparência 

Muitas corretoras investem agressivamente em marketing e acabam ocultando os custos das plataformas ou outras tributações envolvidas nas operações. Isso pode gerar surpresas negativas. Logo, dê preferência àquela que é transparente com você — como a Genial. 

Facilidade no uso 

De nada adiantará você ter uma plataforma operacional repleta de recursos se ela não for fácil de ser usada. Portanto, vale a pena escolher uma que tenha funcionalidades simples e intuitivas. 

Suporte 

Contar com um suporte eficiente é requisito essencial na hora de escolher uma plataforma. Afinal, imprevistos podem acontecer e você precisará contar com ajuda ágil e boa resolução de problemas. Dessa forma, escolha uma corretora que tenha um time qualificado para o atendimento. 

Ferramenta para operações e investimento 

Como você viu, as plataformas operacionais facilitam o investimento ou a especulação no mercado financeiro. Assim, vale a pena conferir aquela que possui boas ferramentas para atender aquilo que você precisa na hora de operar ou investir. 

Ampla gama de alternativas de investimento 

Ter acesso a diversas alternativas é importante para montar uma carteira de investimento diversificada e estratégica. Por isso, lembre-se de procurar por plataformas que forneçam acesso a uma ampla gama de investimentos e produtos financeiros. 

Quais outras plataformas existem além do home broker? 

O acesso à renda fixa e a certos fundos de investimentos é feito diretamente pela plataforma da corretora de valores. Contudo, operações na bolsa podem ser realizadas pelo home broker, geralmente gratuito e simples, ou por sistemas diferenciados. 

Esses últimos são usados por pessoas que precisam de uma estrutura mais arrojada. Por isso, geralmente chamam a atenção de especuladores. Aqui na Genial, você pode encontrar as melhores opções disponíveis no mercado. 

Confira! 

Gtrader 

GTrader é a plataforma de trading desenvolvida pela Genial para atender todas as exigências de um trader. Sua estrutura foi feita por profissionais especializados em sistemas de alta performance, baixa latência e estabilidade. 

Ela é uma ferramenta útil para quem utiliza análise técnica e tape reading. Isso por contar com gráfico de candlesticks, renko, o DOM (depth of market), livro de ofertas, grade cotações, além de replay e simulador de mercado para testar estratégias, tudo isso em DMA4 e de graça! 

ProfitChart One ou Pro 

ProfitChart é uma plataforma bastante conhecida no mercado. Ela oferece ferramentas para operações ágeis e complexas, atendendo aos adeptos mais criteriosos da análise gráfica e da leitura de fluxo. São duas versões: a Profit One e o Profit Pro. O melhor é que na Genial, com a RLP ativa e operando ao menos uma vez em ambiente real por meio da plataforma, ela sai de graça! 

Tryd trader e Tryd Pro 

Tanto o Tryd Trader quanto o Tryd Pro são plataformas de negociação com alto grau de estabilidade, velocidade das informações e rapidez operacional. Elas costumam ser utilizadas por day traders que fazem scalping — compra e venda de ativos ou derivativos em poucos segundos. Assim como no Profit, com a RLP ativa e operando ao menos uma vez em ambiente real por meio da plataforma, a mesma sai de graça! 

Metatrader 5 

Metatrader 5 também é uma plataforma muito utilizada. Ela possui uma interface intuitiva e simplificada, permitindo a visualização completa sobre o ativo ou derivativo negociado. Além disso, há possibilidade de realizar operações diretamente pelo gráfico, em um ambiente em DMA4 e de graça! 

Vexter 

Vexter é uma solução completa para quem está começando a investir na bolsa de valores. É uma plataforma que oferece simulador de investimentos, cursos sobre o mercado financeiro, sala ao vivo com profissionais durante o pregão, entre outras funcionalidades. 

SmarttBot 

A SmarttBot é uma plataforma para quem não tem tempo de acompanhar o mercado. Isso em razão de permitir que o trader opere de forma automatizada, com a configuração de estratégias que serão executadas por robôs inteligentes. 

Com as informações vistas até aqui você tem condições de escolher a melhor plataforma de investimento. Lembre-se de que a Genial oferece a melhor estrutura e suporte, além de ter sistemas complexos capazes de atender tanto investidores quanto especuladores. 

Saiba Mais: RLP – Saiba como funciona e como aderi-lo

Quer começar a investir ou especular? Não perca tempo e abra já sua conta na Genial!

Comentários