Universo Genial

Por que investir em ETFs pode ser o seu 1º investimento na Bolsa?

Por 29 de junho de 2019 Nenhum comentário

Você já ouviu falar sobre Exchange Traded Fund? O ETF – em português é conhecido como os fundos negociados em Bolsa – é um investimento de renda variável. Os ETFs são fundos ofertados na Bolsa de Valores, assim como as ações.

Na prática, eles representam fundos de índice, ou seja, reproduzem algum Indexador que pode ser o Ibov ou a IbrX-50, por exemplo. Nesses fundos, portanto, constam partes de ações que compõem a carteira teórica do índice em questão. Para ficar mais claro: um ETF atrelado ao IBrx-50 será composto pelas 50 principais ações da Bolsa brasileira, permitindo que o investidor aplique em ativos das empresas com maior destaque no nosso mercado de ações.

Como funciona o investimento em ETF

Imagine que alguém tem uma ação na Bolsa de Valores e decida vender esse ativo. Entretanto, essa pessoa disponibiliza partes de uma unidade para um conjunto de compradores. O ETF nada mais é do que uma série de ativos disponibilizados por meio de cotas, permitindo às pessoas investirem de maneira mais prática do que comprando ações individualmente.

Para investir em ETF não é necessário seguir a lógica de compra e venda do mercado acionário, que geralmente torna mais complexas as movimentações, em especial, para aqueles que têm menor experiência com o mercado financeiro.

ETFs x fundos de investimentos

A primeira diferença entre o investimento em ETF e em fundos de investimento convencionais é o preço, pois as taxas de administração do ETF costumam ser mais baixas do que as apresentadas pelos fundos tradicionais. 

É importante também destacar que ETFs geralmente reúnem um maior número de ativos do que os fundos de investimentos. Outra vantagem é poder acompanhar o desempenho da carteira em tempo real, bastando para isso conferir a cotação do índice no momento.

De maneira geral, a diferença mais marcante entre ETF e fundos de ações se dá na gestão. ETFs contam com gestão passiva, o que significa que não existe a figura de um gestor em busca de melhores ações. Isso acontece porque a referência está no índice, cabendo ao fundo seguir a carteira e replicar seus resultados. No caso dos fundos de ação, o objetivo é superar determinado índice. Isso exige do gestor responsável um trabalho focado na busca de resultados para trazer retorno para os seus investidores.

Tipos de ETF disponíveis no mercado

Existe uma série de ETFs listados na Bovespa. Entre os mais conhecidos estão o BOVA11, que reúne papéis de 11 companhias com ações em destaque no Ibov. Além dele, podemos destacar também o SMAL11, cuja referência é a BM&FBovespa Small Caps, que acompanha os resultados das ações Small Caps na Bolsa de Valores. Há também o DIVO11, que acompanha o IDIV da B3. 

Porque investir em ETFs

Você pode estar se perguntando “por que investir em ETF se eu mesmo posso comprar as ações individualmente?” O principal motivo é a facilidade: por meio do ETF você consegue atingir objetivos de maneira muito mais simples, algo especialmente interessante para o investidor iniciante.

Vamos pensar na diversificação. Para reduzir riscos no mercado de ações, o ideal é montar uma carteira com vários ativos para evitar que um único resultado negativo comprometa seu desempenho como um todo. Entretanto, isso pode exigir certo grau de aprofundamento para que você escolha os ativos com critérios.

Investindo em ETF é diferente, pois você adquire uma cota em um fundo em vez de se tornar sócio de uma empresa, o que dá a você acesso a um conjunto de ativos atrelado a um índice.  Você não precisa escolher cada ativo, precisando apenas acompanhar a referência.

Existe também uma outra vantagem: investindo em ações individualmente é necessário arcar com os custos para administrar a compra e venda de cada um dos papeis, o que não acontece com o ETF.

Como escolher ETFs para investir

É preciso ter critérios na hora de escolher o ETF ideal para seus interesses. Um caminho possível é o que vamos explicar a seguir. 

1. Conheça o índice

Por se tratar de um fundo atrelado a um índice, é interessante conhecer as possibilidades existentes para buscar a maior rentabilidade possível. Assim, comece comparando as composições das diferentes carteiras que o mercado oferece.

2. Avalie os custos

Verifique se as despesas não comprometem a rentabilidade do fundo. Isso tem muito a ver com a administradora. Procure saber quem é e o que cobra para não ter surpresas futuras.

3. Adquira os ativos

Uma vez cadastrado em uma corretora de valores, você precisará apenas acessar o seu home broker para escolher o ETF, indicar a quantidade desejada e determinar o valor a investir. Feito isso, é preciso enviar uma ordem de serviço para que o operador viabilize o negócio. Pronto. Agora você já está na Bolsa de Valores!

Quando começar a investir em ETF?

Um bom momento é agora, devido à queda da taxa de juros. Essa situação inevitavelmente faz com que a maioria dos investimentos em renda fixa tragam retornos mais discretos se compararmos a outros períodos.  

É fato que aplicando o seu dinheiro em renda variável é possível obter resultados melhores do que os alcançados por meio da renda fixa. Como o ETF representa uma porta de entrada para esse tipo de mercado,  naturalmente é um produto que surge como opção para quem procura resultados acima do potencial da renda fixa no momento.

Pela facilidade de investir, o ETF pode funcionar como uma porta de entrada para o mercado de ações, sendo recomendado para o investidor com o perfil mais próximo do iniciante. Isso porque investir diretamente na bolsa, apesar de não ser necessariamente uma tarefa complexa,  pode exigir certo conhecimento em termos de mercado financeiro.

Avaliando as vantagens e desvantagens de cada modalidade, você tem como fazer sua melhor escolha e começar a lucrar. Querendo praticidade para um primeiro momento, o ETF certamente pode ser um aliado.

Abra sua conta na Genial Investimentos para ter uma assessoria completa e gratuita de seus investimentos!

abra sua conta
Genial

Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Deixar um comentário

Bitnami