Em termos de investimentos, é comum associar segurança às aplicações de Renda Fixa e rentabilidade expressiva aos produtos de Renda Variável, uma vez que na primeira opção há certeza sobre como o seu investimento se comportará com o tempo, enquanto na segunda, isso não acontece. Apesar dos paradigmas, é, sim, possível investir em ações de forma mais segura e obter bons rendimentos com segurança.

O segredo é conhecer o mercado de ações e, principalmente, contar com informações estratégicas para ajudar nas suas escolhas. Siga a leitura conosco e confira as dicas que podem fazer você entrar na Renda Variável, se proteger de riscos e lucrar.

A importância do tripé de investimentos

No mundo dos investimentos, segurança e alta rentabilidade geralmente não aparecem no mesmo ativo. Para você obter altos ganhos, na maioria das vezes, precisa assumir certos riscos. Por outro lado, se a ideia for garantir a proteção do seu dinheiro, o ideal é recorrer a investimentos mais conservadores, que não rendam tanto, mas que preservem o seu patrimônio. Essa informação é essencial para quem busca segurança.

Além desses dois elementos, existe também o fator liquidez, que em termos práticos, tem a ver com a velocidade de resgate do recurso aplicado. Liquidez, rentabilidade e segurança formam o chamado tripé de investimentos, que geralmente aparece nas melhores carteiras do mercado. O objetivo é que os três elementos citados apareçam não em um ativo, mas no conjunto deles, dentro de uma carteira diversificada.

Como montar uma carteira de investimentos

Se você ainda não tem experiência no mercado de ações, o ideal é investir em uma carteira recomendada. Essa é uma solução disponibilizada pelo mercado e que permite contar com o conhecimento e a sabedoria de especialistas para escolher os ativos certos em função do seu perfil. Assim, você consegue ganhar tempo e investir em ações de mais forma segura.

As carteiras recomendadas nada mais são do que os ativos que tendem a apresentar os melhores resultados no período em questão. Elas são periodicamente oferecidas por instituições como as grandes corretoras de valores.

Além de indicar o “caminho das pedras”, as plataformas de investimento também mostram os motivos que justificam as aplicações, o que permite a você entender melhor o raciocínio por trás de cada escolha e aprender a investir por conta própria no futuro.

Grandes empresas e investimento seguro

O ideal é investir com estratégia, pois isso ajuda a minimizar os riscos. Considere curto, médio e longo prazo. Um exemplo é montar uma carteira de investimentos com ações de grandes empresas como estratégia de longo prazo. Companhias como a Petrobras e o Itaú são fortes no mercado em que atuam e possuem uma história conhecida. Consequentemente, dão indícios de que poderão manter esse protagonismo no futuro. É diferente em relação a empresas pequenas que podem sofrer baques e não ter tanta força para resistir.

Veja o caso da Petrobras: mesmo com a crise recente, a companhia ainda consegue manter papel de grande destaque no mercado de ações em consequência de seu alto valor de mercado. Esse é um diferencial das empresas grandes em relação às companhias menores  e que pode e deve ser considerado na criação da sua estratégia de investimentos.

Como saber se a empresa é segura

Procure ser racional e fazer análises. Assim você pode evitar maiores riscos e investir em ações de forma segura. A análise técnica e a análise fundamentalista são métodos que garantem uma visão crítica, tanto a respeito do comportamento das empresas na Bolsa de Valores quanto em relação a seus fundamentos.

Por meio da análise técnica, você consegue estimar como se dará o desempenho das ações de acordo com o seu histórico de oscilações na Bolsa. Assim, para uma estratégia de curto prazo, como o Day Trade, por exemplo, você pode identificar tendências e vender seu ativo na hora certa, gerando lucro com a valorização.

Já por meio da análise fundamentalista, o investidor se aprofunda no entendimento de fatores internos e externos à atividade da companhia. É ela que permite compreender questões relativas à governança corporativa e à taxa de juros, por exemplo, determinantes para qualquer empreendimento a longo prazo.

Esses são dois recursos que costumam fazer com que os investidores atuem com maior prudência na escolha dos ativos e consigam investir em ações de forma segura.

Cuidados a serem tomados

O primeiro ponto a ser considerado é: tenha critérios para investir em ações de forma segura. O ideal é identificar o seu perfil como investidor para então escolher os ativos de acordo com ele. Se você simplesmente não pode correr riscos, privilegie investimentos em Renda Fixa, pois ainda que títulos dessa natureza não tenham um potencial tão expressivo, permitem boa rentabilidade com maior segurança.

Estratégias para iniciantes

A dica é montar uma carteira conservadora de ativos. Nessa lógica, vale pensar em lucrar com dividendos dentro de uma estratégia de longo prazo em vez de vender títulos quando valorizados.

Os dividendos são repasses dos lucros das empresas para os seus acionistas. Quando você compra ações, pode pensar em vendê-las para lucrar com a valorização dos títulos ou tentar acumular uma porcentagem cada vez maior ao longo dos anos.

Ao escolher a segunda opção, repasses como dividendos e bonificações podem tornar a sua rentabilidade maior e gerar renda significativa. É uma maneira de investir em ações de forma segura, desde que você confie no potencial das instituições nas quais investe.

Evite, pelo menos em um primeiro momento, operações de compra e venda rápida. Esse tipo de procedimento permite um retorno interessante, mas exige de você experiência com a análise técnica, o que só pode vir com o tempo.

Enfim, para investir em ações de forma segura é preciso agir com prudência, contando com o auxílio de especialistas e fazendo escolhas adequadas ao seu perfil. Dessa forma, a tendência é que você conquiste os resultados e faça o seu patrimônio aumentar.

Abra sua conta na Genial investimentos para ter uma experiência completa ao investir em ações!

abra sua conta

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *