Ao fazer a gestão de um negócio, principalmente na área financeira, é essencial dar atenção a alguns indicadores, como o markup. Isso porque eles permitem fazer diferentes tipos de análises, além de contribuir para tomadas de decisão mais acertadas, embasadas e estratégicas.
Para utilizar essa ferramenta da maneira adequada, é importante saber o que é esse indicador, para que ele serve e como calculá-lo. Dessa forma, será mais fácil incorporá-lo ao cotidiano do negócio.
Neste artigo, nós, da Genial Investimentos, trazemos as principais informações sobre o markup e como é possível utilizá-lo em um negócio.
Continue a leitura e confira!
O que é e para que serve o markup?
O markup é um indicador financeiro aplicado sobre o custo de um produto ou serviço e que determina, por meio de dados, o seu preço justo de venda. Ele considera as despesas fixas e variáveis envolvidas na fabricação de um produto ou prestação do serviço, além de incluir a margem de lucro desejada.
Por meio do cálculo do markup, portanto, a empresa consegue encontrar o preço mínimo para ser praticado em seus produtos ou serviços. Assim, ela consegue obter melhores resultados, em especial pensando no longo prazo.
Esse tipo de índice serve para diversos propósitos em uma organização. Primeiramente, ele assegura que os custos operacionais, como matéria-prima, mão de obra, impostos e outros, sejam cobertos.
Dessa forma, ele oferece mais segurança financeira para a empresa. Afinal, ao considerar essas despesas e adicionar a margem de lucro desejada, evita-se uma precificação inadequada que poderia levar a prejuízos ou lucros insuficientes.
Ainda, o indicador contribui para aumentar a previsibilidade financeira, permitindo que a organização tenha uma margem de lucro pré-definida em cada venda realizada.
Outra função relevante do markup é a acessibilidade. Isso porque, ao determinar um preço de venda equilibrado, a empresa pode tornar seus produtos ou serviços mais acessíveis aos clientes — garantindo que o valor esteja alinhado com o mercado e seja competitivo.
Como calcular esse indicador?
Sabendo o que é e para que serve o markup, é válido compreender como calcular esse indicador. Para esse objetivo, é necessário começar levantando as despesas fixas e variáveis envolvidas na fabricação de um produto ou na prestação de um serviço.
As despesas fixas (DF) incluem, por exemplo:
- aluguel;
- salário dos funcionários;
- seguros;
- conta de água, energia, internet, telefone.
Já as despesas variáveis (DV) podem ser:
- comissões;
- impostos;
- matérias-primas;
- transporte;
- entre outras.
Em seguida, é necessário estabelecer a margem de lucro (ML) desejada, em percentual. A margem de lucro é o retorno financeiro que se deseja obter ao vender cada produto ou serviço, além de seu custo de produção e dos processos que o cercam.
Ela pode ser definida igualmente para todas as mercadorias ou de modo específico para cada item. Além disso, ela pode variar de acordo com diversos fatores, como o setor no qual a empresa atua, a concorrência e a estratégia da organização.
A partir desses dados, é possível encontrar o valor percentual das despesas fixas e variáveis, utilizando esses componentes na fórmula do markup para calcular este indicador. A equação é a seguinte:
Markup = 100 / [100 – (DF + DV + ML)]
A seguir, confira dois exemplos práticos para entender claramente como calcular o markup!
Exemplo de markup de empresa que vende produtos
Imagine que você tenha uma loja e para produzir uma determinada mercadoria 15% do preço refere-se a despesas fixas e 18% a despesas variáveis. Já a margem de lucro desejada sobre o produto é de 20%.
Substituindo os valores na fórmula, o cálculo ficará assim:
Markup = 100 / [100 – (15 + 18 + 20)]
Markup = 100 / [100 – 53]
Markup = 100/47
Markup = 2,12
Como você pode ver, o markup desse exemplo é de 2,12. Agora, como segunda parte do cálculo, é necessário multiplicar o custo unitário de produção da mercadoria pelo indicador. Assim, é possível obter o preço de venda adequado do produto.
Suponha que o custo de produção dessa mercadoria seja de R$ 80,00. Logo, o preço de venda justo por esse produto seria de R$ 169,60 (80 x 2,12), certo?
Note que a conta em si não é complicada. O mais importante é reunir e calcular os dados certos referentes às despesas.
Qualquer variável ignorada, esquecida ou utilizada de forma inadequada ou imprecisa influenciará no preço final de um produto ou serviço. Como consequência, a rentabilidade pode ser negativamente impactada.
Além disso, é essencial revisar o markup com certa periodicidade e ajustá-lo conforme necessário. Afinal, com o passar do tempo, é normal que haja mudanças nos custos, no mercado e até nos objetivos da organização.
Ademais, diversas empresas — em especial aquelas de varejo — são influenciadas por sazonalidades. Então é necessário considerar essa questão para definir preços adequadamente.
Exemplo de markup para empresa que presta serviços
Conforme você acompanhou nas explicações anteriores, o markup é um indicador que também pode ser utilizado por companhias que prestam serviços. Sendo assim, imagine que você seja dono de uma consultoria financeira.
As despesas fixas para prestar esse tipo de serviço representam 8% do total, já as variáveis são 10%. Nesse caso, a margem de lucro que você deseja obter é de 26%.
Colocando esses percentuais na fórmula:
Markup = 100 / [100 – (8 + 10 + 26)]
Markup = 100 / [100 – 44]
Markup = 100/56
Markup = 1,78
Nesse segundo exemplo, o resultado do markup é de 1,78. Agora, como você aprendeu, é preciso multiplicar esse valor pelo custo do serviço. Para isso, suponha que ele seja de R$ 400,00. Logo, o preço mínimo que você deve cobrar nesse caso é de R$ 712,00 (1,78 x 400).
Qual a importância desse índice?
Agora que você já sabe como calcular o markup, vale a pena compreender com mais detalhes por que esse índice é tão relevante para as empresas.
Quando se fala em precificação e processos de vendas, o markup é um fator fundamental. Isso porque ele permite estabelecer preços adequados tanto para a comercialização de produtos quanto para a oferta de serviços.
Pouco adianta uma empresa ter um ótimo produto ou serviço, se ela não cobra um preço justo por ele, não é verdade? Nesse caso, ela até pode atrair diversos clientes, porém estará colocando a sua saúde financeira em risco.
Veja a seguir exemplos que ilustram essa situação!
O que acontece quando empresas fazem uma precificação inadequada?
Pense em uma empresa que cobra mais barato em comparação aos concorrentes que atuam na mesma área que ela. Nessas circunstâncias, podem acontecer duas situações:
- a empresa pode ter um número considerável de clientes, mas não conseguir cobrir todos os seus custos e nem gerar a margem de lucro desejada;
- a empresa pode gerar uma desconfiança em potenciais compradores em relação à qualidade do produto ou serviço ser inferior devido ao preço mais baixo.
Essas são duas situações bastante comuns em empresas que cobram muito barato. Agora, companhias que fazem o oposto (cobram muito caro), também podem sofrer com consequências.
Por exemplo, considere uma organização que cobra por seus produtos ou serviços um preço muito acima da média do mercado, mas que são semelhantes aos da concorrência. Nesse cenário, será mais difícil para ela atrair clientes dispostos a pagar as quantias estabelecidas.
Afinal, se há empresas no mercado que oferecem o mesmo produto ou serviço por um preço menor, a tendência é que os consumidores deem preferência a elas. A exceção é se o negócio entregar muito mais valor e proporcionar melhores experiências.
Nesse caso, a empresa terá um posicionamento diferenciado, que justifica o preço mais elevado. É o que faz a Apple, por exemplo. Embora diversos produtos sejam similares a outros do mercado com preços menores, a companhia consegue cobrar mais por entregar diferenciais no design, na integração de dispositivos e na experiência de compra.
De qualquer modo, o markup é um indicador importante, pois é um dos índices mais confiáveis para auxiliar a precificação adequada de produtos e serviços. Com ele, empresas de todos os portes e segmentos podem evitar cometer erros ao executar essa tarefa.
Quais os principais benefícios do markup?
Por meio do markup, as organizações podem estabelecer preços justos, que garantam lucratividade e vantagem competitiva em relação ao mercado. Como consequência, elas podem conseguir:
- ter uma melhor gestão financeira e mais previsibilidade nos ganhos;
- estabelecer metas de lucratividade;
- realizar um planejamento mais apropriado e estratégico;
- manter a sustentabilidade e as finanças sob controle;
- reduzir as dificuldades financeiras e eventuais prejuízos;
- definir descontos e promoções sem prejudicar a rentabilidade de suas vendas;
- ter uma visão completa a respeito de todos os custos que compõem um produto ou serviço;
- investir para expandir suas operações e destinar recursos a melhorias e outras necessidades.
Além desses pontos, vale ressaltar que, ao utilizar o markup, é possível ter mais clareza, transparência e coerência com o mercado na hora de estabelecer preços de produtos ou serviços. Todos esses fatores podem ajudar a companhia a obter melhores resultados.
Existe um valor de markup ideal?
Como você viu no tópico sobre o cálculo do markup, esse indicador varia conforme o tamanho e segmento de atuação da empresa, a concorrência e outros fatores. Logo, não existe um valor ideal que se aplique a todas as companhias e setores.
Cada negócio tem despesas específicas, além de trabalhar com diferentes produtos ou serviços. Sendo assim, para chegar ao markup ideal cada organização deve calculá-lo considerando a sua própria realidade, objetivos e estratégias.
O mais importante para chegar ao markup ideal é buscar um equilíbrio entre preços competitivos e lucratividade. Ainda, é válido ressaltar que não se deve considerar esse índice isoladamente. Isso porque, às vezes, ao calculá-lo, você pode chegar a um número muito abaixo do mercado.
O oposto também pode ocorrer e você pode chegar a um markup alto. Nessa situação, é preciso fazer uma revisão detalhada das despesas ou um ajuste na margem de lucro.
Logo, para chegar a um preço correto, procure adequá-lo de modo a ficar compatível com o que é praticado pelas companhias do mesmo segmento. Tenha em mente que o markup é o ponto de partida, o valor mínimo para cobrar por um produto ou serviço.
Qual a diferença entre markup e margem de lucro?
Até aqui, você conheceu os principais aspectos sobre o markup. Agora, vale a pena falar sobre uma questão que gera dúvidas: a diferença entre esse indicador e a margem de lucro.
Embora os conceitos sejam relacionados, eles têm significados distintos. O markup, como você viu, é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço e a margem de lucro desejada para obter o preço de venda.
Já a margem de lucro é um indicador que representa a porcentagem de lucro líquido obtida sobre o preço de venda e não sobre o custo de produção. Ou seja, ela diz respeito ao resultado financeiro obtido após a venda.
O markup é utilizado para determinar o preço de venda de um produto ou serviço. Enquanto isso, a margem de lucro é a diferença entre o preço de venda e o custo, indicando o que sobra para o negócio após pagar todos os custos.
Para tornar esse entendimento mais fácil e claro, acompanhe o exemplo!
Exemplo prático
Suponha que você tenha uma loja de roupas e queira vender uma camiseta. O custo de produção da camiseta é de R$ 20,00, e você deseja obter uma margem de lucro de 40% sobre o preço de venda.
Com base na margem de lucro desejada, é necessário calcular o preço de venda (PV) da camiseta da seguinte maneira:
PV = Custo/(1 – Margem de lucro)
PV = 20/(1 – 0,40)
PV = 20/0,60
PV = 33,33
Nesse caso, o preço de venda da camiseta seria de R$ 33,33 para alcançar a margem de lucro desejada. Já em relação ao markup, suponha que você decida usar um indicador de 1,5 para o produto. O cálculo a ser feito é:
PV = Custo x Markup
PV = 20 x 1,5
PV = 30,00
Como você pode observar, o preço de venda da camiseta seria de R$ 30,00 usando o markup. Já por meio da margem de lucro ele seria um pouco maior, de R$ 33,33.
Com os cálculos, fica mais fácil entender que a diferença entre os dois é que a margem de lucro é baseada em uma porcentagem desejada a partir do preço de venda já formado. Já o markup é um fator multiplicador aplicado ao custo para chegar ao preço justo de venda.
Com essas informações, você aprendeu que o markup é um indicador de grande relevância para os resultados financeiros de um negócio. Por isso, é fundamental considerá-lo na hora de precificar produtos ou serviços. Assim, é possível estabelecer preços adequados e evitar erros.
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