Você sabe o que é LCI? Trata-se de uma modalidade de investimento de renda fixa tão segura quanto a poupança. Entre as vantagens, está o fato de oferecer ao investidor a isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos com mais detalhes sobre essa classe de investimento. Acompanhe!

O que é LCI?

A Letra de Crédito Imobiliário (LCIs) são ativos de renda fixa e, tal como nos CDBs, empresta-se dinheiro a instituições financeiras. A principal diferença é que, como não se paga nenhum tributo ao governo torna-se um produto bastante atrativo. 

A LCI é um título de dívida privada no qual o capital arrecadado por meio do investimento é destinado à expansão do setor imobiliário. Funciona assim: o investidor empresta o seu capital à instituição financeira e, em troca, recebe o capital emprestado mais os juros como remuneração.

Trata-se de uma aplicação considerada conservadora, isto é, de baixo risco. O investimento é protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Isso quer dizer que a instituição, em caso de quebra do banco, faz o ressarcimento do prejuízo no valor de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira.

Qual é a relação da LCI com o mercado imobiliário?

Os recursos captados por meio das LCIs são direcionados aos empreendimentos do mercado imobiliário. As instituições financeiras utilizam parte desse capital com a intenção de oferecer financiamentos habitacionais aos seus clientes e a movimentar o setor.

Vale ressaltar que apesar de ser uma aplicação bastante conhecida e vantajosa, nem sempre está disponível, visto que a emissão acompanha o comportamento do mercado. Quando a demanda por crédito imobiliário esta em baixa no país, diminui-se a emissão desses títulos.  

Como começar a investir?

Primeiramente é necessário definir de forma clara os seus objetivos para saber se são compatíveis com a LCI. Caso o investimento esteja de acordo com suas metas  e a sua situação de vida, procure uma instituição financeira (uma corretora, como a Genial Investimentos) e abra a sua conta.

Como dissemos, a LCI conta com incentivos tributários e apresenta boas opções de rentabilidade, na qual paga-se um percentual do Certificado de Deposito Interbancário (CDI). Não deixe de analisar com cuidado essa porcentagem do índice e também o prazo do seu investimento, pois não será possível sacá-lo antes do vencimento.

Por causa dessa característica, destine uma outra parte dos seus recursos financeiros  a produtos de liquidez mais alta para formar a sua reserva de emergência. Dessa forma, você poderá sacar o dinheiro assim que desejar para utilizar em casos de urgência como acidentes ou problemas de saúde. As aplicações no Tesouro Selic e o CDB (Certificado de Depósito Bancário), que podem oferecer  liquidez diária, atendem a essa necessidade.

Qual é a quantia mínima para começar a investir?

Não há um valor mínimo fixo, pois ele depende de cada instituição. Porém, investir em LCI costuma exigir aportes iniciais bem superiores em relação aos CDBs e ao Tesouro Direto, por exemplo. O investimento mínimo pode variar entre alguns milhares e até algumas dezenas de milhares de reais.

Por esse motivo, em alguns bancos (principalmente os de grande porte) a LCI costuma ser disponibilizada apenas aos investidores de renda mais alta. 

Qual é o perfil indicado para investir em LCI?

Trata-se de uma das principais dúvidas sobre a LCI. Afinal de contas, muitas pessoas ainda não conhecem detalhes sobre essa aplicação e, consequentemente, encontram dificuldades para saber se ela se encaixa às suas necessidades. 

A Letra de Crédito Imobiliário é recomendada para todos os investidores conservadores que contam com um poder aquisitivo razoável. Esse produto possui carência de 90 dias, mas o prazo de vencimento pode ser de seis meses, um, dois anos ou mais. Lembre-se de que o seu objetivo precisa estar em sintonia com o vencimento do papel.

Qual investimento é melhor: LCI ou poupança?

O que sempre deve guiar a escolha dos melhores investimentos para você é, conforme dissemos, a análise do seu perfil de investidor , suas metas e a sua realidade financeira.

No entanto, em relação à rentabilidade não há dúvidas: a LCI proporciona maiores ganhos aos investidores se comparada à tradicional caderneta de poupança.

Assim como o CDB, a maioria das aplicações da Letra de Crédito Imobiliário tem rendimento atrelado ao desempenho do CDI,  taxa negociada para empréstimo entre os bancos. Atualmente, o valor dela é de 6,4% ao ano, muito próxima à Selic, taxa básica de juros da economia brasileira.

Por outro lado, os investimentos da poupança rendem 70% da Selic. O valor do índice é de 6,5% ao ano. Dessa forma, a caderneta apresenta ganhos de apenas 4,55% a cada 12 meses.

Caso consiga obter uma aplicação de LCI com 100% do CDI, ela renderá cerca de 43% a mais em relação a poupança, ou seja, a aplicação de renda fixa é vantajosa nesse sentido, ainda mais que não há incidência do Imposto de Renda.

Em relação à liquidez, na poupança você pode resgatar o o seu dinheiro assim que desejar. É possível transferir o dinheiro diretamente para conta corrente ou sacá-lo no caixa eletrônico do banco. Porém, o rendimento é mensal, isso quer dizer que se o seu dinheiro ficar aplicado na poupança por menos de 30 dias, ele não renderá absolutamente nada. 

Em suma, investir em LCI é bastante vantajoso, pois proporcionará rentabilidade superior à da poupança ao investidor sem que ele se arrisque mais. Portanto, caso tenha o perfil adequado, vale muito a pena destinar parte da sua carteira a esse tipo de ativo.

Se você ainda não está certo sobre o investimento em LCI ou qualquer outro produto de renda fixa, entre em contato com a Genial Investimentos. Nossa equipe conta com especialistas qualificados para lhe auxiliar na escolha da melhor modalidade de investimento.

Venha para a Genial, abra já a sua conta!

abra sua conta

Genial

Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Deixar um comentário