Operar no mercado financeiro está cada vez mais acessível e fácil. Do próprio aconchego de casa é possível ganhar dinheiro na Bolsa de Valores sendo um trader. Mas esse profissional, ao contrário do que se acredita, não tem vida fácil. É preciso muito suor para se tornar um trader de sucesso.

Ficou interessado? O analista gráfico da Genial Investimentos, Igor Graminhani, dá algumas dicas essenciais para um trader ideal. Os pontos levantados pelo especialista servem tanto para profissionais que estão pensando em começar na profissão quanto para os mais experientes.

Para os que estão começando, ele indica operar os minicontratos de dólar por causa da alta liquidez, dos custos menores de corretagem e da chamada alavancagem, que dá a chance de movimentar contratos cheios com pouco dinheiro. Abaixo, confira as principais dicas para ter sucesso como trader profissional:

1) Conhecimento

A educação do trader tem que ser enraizada em uma escola de trading para estudar e utilizar como método de referência. Seja Análise Gráfica, Tape Reading ou Position Trade, o primeiro passo para ser um profissional é se basear em alguma dessas metodologias.

2) Controle de Risco

A atenção deve ser redobrada nesse ponto. Ter um controle de risco é estabelecer, principalmente, qual é o máximo de prejuízo diário. O recurso Stop Loss, que determina qual é esse limite de desvalorização, deve ser usado para controlar o risco. Segundo Graminhani, não é recomendável deixar a operação aberta sem o Stop Loss.

3) Atitude

Quando o trader identifica uma formação no gráfico que indique ordem de compra ou de venda ele precisa ter a atitude de apertar o botão sem medo. Precisa pensar rápido. Por isso, há o controle de risco. As operações são feitas em segundos e ser cauteloso nesse mercado significa perder boas oportunidades.

4) Estratégia

O trader não pode operar no “achismo” nem no “feeling“. O recomendado é seguir os gráficos e padrões das metodologias de trading. Os gráficos servem para dar o timing certo de entrada e saída das operações.

5) Disciplina

Se o trader não tiver disciplina para estabelecer as metas ele, certamente, vai quebrar e perder muito dinheiro. Se bater a meta diária de ganho ou de prejuízo, pare tudo e só pense em trabalho no dia seguinte. Para o trader, cada dia é um dia e isso deve ser respeitado.

6) Fator psicológico

Às vezes, um trader pode ter em suas características fatores, como controle de risco, estratégia e conhecimento, mas na prática é diferente. Quanto maior o valor financeiro usado no trading, maior a questão emocional afeta o trader. Por isso, tem que saber qual é o equilíbrio e o montante de dinheiro em que o trader se sente confortável tanto para ganhar quanto para perder.

7) Foco total

Trading não é brincadeira. Não existe escritório na praia nem moleza como muitos dizem por aí. As operações podem ser em segundos e, por isso, é preciso atenção total. Ter uma estação de trabalho própria e um local tranquilo é essencial para um bom desempenho.

8) Acompanhar o noticiário

O calendário econômico tem que estar na mão, todos os dias, para conseguir prever alguns eventos. Assim, as operações ficam mais claras e não há surpresas na hora de investir.

Quer saber mais? A Genial pode ajudar você a se tornar um trader de sucesso. Abra sua conta e tenha acesso às principais plataformas de trading por um valor muito abaixo do mercado tradicional.

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *