A Bolsa de valores é onde se pode investir comprar e vender alguns ativos de renda variável do mercado financeiro. É ela responsável por definir como se dão as negociações e garantir a devida segurança para os investidores.

Até a última década, ainda existia o chamado “pregão” da Bolsa de valores, um espaço onde os operadores atuavam em nome de seus clientes. Hoje, esse modelo foi substituído pelo modelo da plataforma de negociação, na qual todas as operações podem ser realizadas online, sem que o investidor precise sair de casa.

Mesmo com tamanha facilidade, ainda é preciso saber se vale a pena investir em ações, o principal investimento da Bolsa. Para ajudar você em relação a isso, mostramos a seguir as vantagens e desvantagens desse mercado.

As vantagens de investir em ações

Com a modernidade, as movimentações em renda variável se tornaram mais simples de serem feitas. Além disso, do ponto de vista do retorno, essa forma de investir costuma se destacar dos produtos de renda fixa. Confira na sequência um pouco mais a respeito desses e outros benefícios para quem investe em ações.

Acesso ao Home Broker

O primeiro deles atende pelo nome de Home Broker, que nada mais é do que o sistema que as corretoras disponibilizam para seus clientes investirem em ações. Manipulando o Home Broker, você envia as ordens de compra e de venda de um determinado ativo. Tudo isso é feito de maneira ágil, prática e segura em função da tecnologia.

Você como sócio de grandes empresas

Ao investir em ações, você não empresta seu dinheiro para que o governo ou qualquer empresa pague a dívida com juros dentro de um prazo. O que ocorre é que você se torna sócio de uma companhia, podendo lucrar de acordo com o crescimento dela.

Potencial de rentabilidade

Em termos de rentabilidade, o investimento em renda variável tem um potencial muito maior do que em renda fixa, que em boa parte dos casos não oferece resultados muito acima da inflação. Vale lembrar que, investindo em ações, você pode lucrar com a valorização dos ativos e também com os dividendos distribuídos entre os acionistas. Vale lembrar que esse valor não é previamente determinado, sendo assim, se você souber investir bem, passa a ter uma boa fonte de recursos à sua disposição.

Resultados rápidos

Além disso, dependendo dos seus interesses e do tipo de abordagem, você não precisa esperar anos para lucrar, como geralmente acontece com a renda fixa. Praticando o Day Trade, por exemplo, os resultados podem aparecer em menos de 24 horas, desde que haja valorização das ações.

Em resumo, o maior diferencial da renda variável em relação à renda fixa é certamente o potencial de ganho.

Desvantagens ao investir em ações

De maneira geral, as principais desvantagens de investir em ações dizem respeito à segurança. Embora os riscos existam para qualquer tipo de aplicação, no caso da Bolsa de valores eles precisam ser analisados com maior cuidado, pois podem gerar prejuízos maiores. Saiba mais na sequência.

Dificuldades para vender

Como o mercado segue a lógica da compra e venda, existe o risco de o investidor não conseguir se desfazer das ações quando julgar necessário. Isso geralmente acontece em situações em que os ativos perdem muito valor e a companhia não apresenta potencial de recuperação.

Necessidade de mais preparo e conhecimento

Ainda que o mercado de ações permita retorno imediato, conseguir isso certamente não é tarefa fácil. Para realizar operações como o Day Trade, por exemplo, o ideal é acumular uma boa bagagem teórica e prática, pois as chances de erro são maiores nesse tipo de modalidade.

Fatores externos

Algo que pode ser uma desvantagem para muitos é o fato de que o valor das empresas na Bolsa não está associado apenas à sua produtividade, mas também a questões econômicas e políticas do país. Incertezas geram um ambiente de imprevisibilidade, o que dificulta a análise do futuro dos ativos. Como saber se uma empresa está em tendência de alta ou de baixa se não é possível saber como a economia se comportará como um todo?

O que é essencial observar

O mais importante no mercado de ações é identificar nas empresas se elas são realmente boas ou não naquilo que fazem. Companhias bem organizadas conseguem gerar resultados mesmo em cenários político-econômicos ruins e geralmente são as que mais crescem quando os cenários são positivos.

Existem critérios para fazer essa avaliação. As análises técnica e fundamentalista ajudam o investidor a avaliar fatores como a gestão empresarial, o mercado em que cada companhia atua e o histórico de resultados no mercado.

Estar atento a esses fatores é fundamental para investir bem e amenizar os riscos. Evitando ações imediatistas, geralmente em função da má interpretação das informações divulgadas pela grande mídia, é perfeitamente possível investir melhor e gerar resultados.

O que saber para investir em ações

Investir em ações não precisa ser um tiro no escuro e não se trata de uma aposta. Até porque quando o investidor age dessa forma, a tendência é que perca dinheiro, seja no mercado de renda fixa, seja no de renda variável. A questão aqui é que, antes de decidir onde aplicar o seu dinheiro, o ideal é fazer uma análise a respeito do seu perfil como investidor e escolher os ativos para aplicar de acordo com ele.

Assim, se você tiver características mais conservadoras, a Bolsa naturalmente não será tão interessante quanto a compra de títulos como o Tesouro Direto ou as Letras de Crédito. Caso você seja mais arrojado, então esse mercado tende a oferecer boas oportunidades para que você se associe a companhias com bom potencial de lucro.

Enfim, antes de começar a aplicar o seu dinheiro, tenha em mente que o mercado de ações oferece possibilidades excelentes em termos de rentabilidade. Investindo com segurança, as suas chances de sucesso são consideravelmente maiores.

Para saber mais sobre como investir em ações, confira como funciona o mercado de ações.

O importante aqui é preparar um caminho para ser corrido de maneira racional, diminuindo os riscos e aumentando suas possibilidades de ganho. Para tanto, conte com a assessoria da Genial Investimentos para guiar você adequadamente. Abra a sua conta agora!

abra sua conta

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *