No cenário econômico brasileiro, um dos principais pilares do desenvolvimento e fomento de projetos é o BNDES. Você já ouviu falar sobre essa instituição? 

O BNDES foi fundado em 1952 e tem ajudado inúmeras empresas no Brasil. Ele apoia empreendedores dos mais variados segmentos e tamanhos, visando a modernização, expansão e concretização de novos negócios no país. 

Interessado em saber mais sobre o tema? Então confira este conteúdo até o final. Ao longo do post, você entenderá melhor o que é o BNDES, como ele funciona e o papel dele no desenvolvimento econômico e social brasileiro.  

Confira! 

O que é o BNDES? 

O BNDES, sigla para Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Como o próprio nome indica, sua missão é promover o desenvolvimento socioeconômico do país. 

Para esse propósito, a instituição financia projetos, empresta dinheiro e realiza investimentos que possam contribuir para a geração de empregos, renda e inclusão social. Vale ressaltar que o banco atua em diversos setores da economia. 

Desse modo, o BNDES apoia desde MEIs (microempreendedores individuais) até grandes empresas e projetos de infraestrutura. Um fato interessante é que esse tipo de instituição não existe apenas no Brasil. Países como Alemanha, China, Índia, Itália e Japão também possuem seus bancos de desenvolvimento. 

Como essa empresa pública funciona? 

Você entendeu que o BNDES tem como foco fomentar o desenvolvimento socioeconômico no Brasil. Mas como isso acontece? Na prática, essa instituição financeira opera por meio da disponibilização de linhas de crédito com condições mais atrativas a empresas e empreendedores. 

Essas linhas variam conforme o setor, o porte da empresa e o propósito do investimento. Elas podem ser direcionadas para diferentes objetivos, como: 

  • aquisição de máquinas e equipamentos; 
  • expansão de plantas industriais; 
  • inovação tecnológica; 
  • exportação de bens e serviços nacionais; 
  • aquisição de bens e serviços importados; 
  • capital de giro; 
  • insumos; 
  • softwares, entre outros. 

O processo de concessão de crédito do BNDES envolve a análise jurídica, de crédito e de garantias financeiras, e a avaliação do projeto a ser financiado. Afinal, ele precisa ser viável e atender aos requisitos estabelecidos pelo banco. Somente após a aprovação a verba é disponibilizada. 

Saiba que o funcionamento do BNDES se baseia em parcerias com instituições financeiras, que atuam como intermediárias na concessão de crédito. O banco disponibiliza recursos para estas instituições que, por sua vez, repassam o montante para os projetos.  

Dessa forma, o BNDES consegue abranger uma ampla gama de programas em todo o território nacional. Essa pulverização potencializa o impacto de suas ações no desenvolvimento do Brasil

Qual a diferença do BNDES para outros bancos? 

Um ponto relevante é que o BNDES se diferencia de outras instituições financeiras por sua missão institucional. Os bancos comerciais têm uma atuação mais abrangente e oferecem serviços bancários diversos para pessoas físicas e jurídicas. 

Além de empréstimos e financiamentos, bancos públicos e privados oferecem produtos e serviços financeiros a seus clientes, como: 

  • conta corrente; 
  • conta poupança
  • cartões de débitos e de crédito; 
  • emissão de meios de pagamentos, como boletos bancários; 
  • cobranças; 
  • pagamento de tributos e taxas; 
  • empréstimos, financiamentos e outras operações de crédito; 
  • transferências e recebimentos por meio de PIX e TED (transferência eletrônica disponível); 
  • aluguel de cofres; 
  • serviços de câmbio, entre outros. 

Há também os bancos múltiplos, que funcionam como se fossem uma holding de instituições financeiras. Eles englobam os serviços de bancos tradicionais, bancos de investimento, sociedades de crédito imobiliário e de arrendamento mercantil. 

Já o BNDES tem como foco o financiamento de projetos estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do país, como você viu. Ele desempenha um papel mais voltado para o suporte e investimentos em setores-chave da economia brasileira. 

Ademais, ele não tem agências físicas pelo país, como os bancos tradicionais. A instituição possui apenas uma sede que fica no Rio de Janeiro e três representações regionais, localizadas em Brasília, São Paulo e Recife. 

Qual a importância do BNDES para o Brasil? 

O BNDES desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico do Brasil. Ao oferecer linhas de crédito em condições mais vantajosas para as empresas, o banco estimula investimentos em setores estratégicos da economia. 

Assim, ele impulsiona a produção, a geração de empregos e o crescimento das organizações. Ademais, o BNDES apoia projetos de infraestrutura, como obras de saneamento, energia e transportes. Esse estímulo contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. 

Por último, ao disponibilizar recursos com taxas de juros e prazos atrativos, o banco incentiva a realização de projetos que, muitas vezes, seriam inviáveis sem esse apoio financeiro. Desse modo, ele viabiliza o crescimento do setor privado e ajuda a fortalecer a economia brasileira. 

Que tipos de projetos o BNDES financia?   

Até aqui, você viu o que é e como funciona o BNDES, e qual a sua importância para a economia e o desenvolvimento do Brasil. Agora, conheça os principais tipos de projetos que esse banco financia! 

Indústria 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social apoia investimentos em modernização e expansão da indústria. Para esse objetivo, ele incentiva, principalmente, a inovação tecnológica, a instalação de novas companhias e a exportação de produtos brasileiros. 

Infraestrutura 

O BNDES costuma financiar projetos de infraestrutura, como aqueles que envolvem a construção de estradas, portos, aeroportos, obras de saneamento, energia e telecomunicações. Afinal, são áreas essenciais para o desenvolvimento do país. 

Comércio e serviços 

Além dos projetos industriais e de infraestrutura, o banco oferece linhas de crédito para iniciativas ligadas aos segmentos de comércio e serviços. Dessa maneira, ele ajuda a impulsionar setores como os de varejo e turismo. 

Agricultura 

O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira. Por esse motivo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social financia projetos nessa área — em especial, visando a sua modernização e expansão. 

Inovação 

Outro segmento que o BNDES incentiva é o de inovação. O banco financia, sobretudo, projetos que ajudem a fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos no país. 

Outros projetos 

Os principais projetos apoiados pelo banco de desenvolvimento estão relacionados aos setores vistos até aqui. Mas é válido ressaltar que o BNDES ainda pode financiar programas em outros segmentos. São eles: 

  • mercado de capitais; 
  • desenvolvimento regional e territorial; 
  • cultura e economia criativa. 

Por fim, saiba que, além de financiar todos esses projetos, o BNDES conta com diferentes produtos e tipos de financiamento. Os principais serviços oferecidos são: 

  • BNDES Automático: financiamento de até R$ 150 milhões para projetos de investimento de empresas nos mais variados setores; 
  • BNDES Crédito Pequenas Empresas: alternativa mais adequada para as necessidades de micro, pequenas e médias empresas; 
  • BNDES Finame: opção destinada para a produção e aquisição de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação; 
  • BNDES Microcrédito: direcionado à concessão de empréstimos para microempreendedores formais e informais; 
  • Cartão BNDES: espécie de cartão de crédito para empreendedores e empresários com um limite pré-aprovado para comprar diferentes produtos ligados aos seus negócios. 

É válido acessar o site do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para verificar as alternativas que ele oferece para empreendedores e empresas. 

Genial Investimentos - Abra sua conta

O que é necessário para conseguir empréstimo no BNDES? 

Para obter a aprovação em uma das linhas de crédito do BNDES, é preciso seguir algumas etapas. Conheça, a seguir, o passo a passo para fazer esse tipo de solicitação. 

Em primeiro lugar, você deve analisar as diferentes opções oferecidas pelo BNDES e escolher aquela que melhor se adequa ao seu projeto ou necessidade de financiamento. Em seguida, verifique os requisitos específicos da linha de crédito escolhida. 

Afinal, você deve garantir que a sua empresa e seu projeto estejam adequados aos critérios de elegibilidade. Após essa etapa, prepare um plano de negócios consistente e detalhado com todas as informações necessárias para apresentar ao BNDES. 

Nessa fase, faça o cadastro da sua empresa no banco, caso não tenha. Na sequência, envie a solicitação de empréstimo à instituição, apresentando todos os documentos e informações exigidas. 

Após esses procedimentos, o BNDES fará uma análise de crédito para avaliar a capacidade de pagamento da empresa e a viabilidade do projeto. Durante ou após essa avaliação, o banco pode solicitar garantias, como imóveis e veículos, para dar andamento ao processo e fazer a liberação de crédito. 

Por último, se tudo estiver correto e o banco aprovar a solicitação, será elaborado um contrato para ser assinado pelas partes envolvidas. A partir dessa etapa, com o cumprimento de todas as exigências, os recursos serão disponibilizados. 

Vale ressaltar que você pode solicitar apoio financeiro diretamente ao BNDES ou tem a possibilidade de entrar com o pedido por meio de instituições financeiras credenciadas, ok? 

E depois que o capital é recebido? 

Após conseguir o dinheiro do BNDES, a empresa passa a ter a responsabilidade de utilizá-lo conforme a finalidade estabelecida no contrato. Além disso, ela deve cumprir com as obrigações financeiras acordadas, como o pagamento das parcelas do empréstimo nos prazos estipulados. 

É importante saber que, para garantir que os recursos sejam utilizados para os fins solicitados, o BNDES determina uma fase de acompanhamento com o cliente. Então o processo não se encerra após o recebimento do capital. 

Inclusive, saiba que a empresa ou o empreendedor deve apresentar regularmente informações e documentos ao BNDES. Trata-se de uma forma de comprovar que os recursos estão sendo empregados de acordo com o planejamento aprovado. 

Quais são os benefícios desse empréstimo para empresas? 

O empréstimo junto ao BNDES oferece condições mais atrativas, com taxas de juros abaixo das praticadas no mercado. Ademais, os prazos para pagamento costumam ser mais longos, o que facilita o planejamento financeiro das empresas. 

Por conta dessas características, as companhias podem ser beneficiadas de diversas maneiras ao obter esse auxílio. Veja as vantagens de conseguir esse apoio: 

  • conseguir recursos para investir em expansão, aumentar a capacidade produtiva, adquirir equipamentos, ampliar o quadro de funcionários, abrir filiais e explorar novos mercados; 
  • utilizar o dinheiro para suprir as necessidades de capital de giro, ajudando a manter a operação da empresa em momentos de baixa receita e sazonalidades; 
  • melhorar o fluxo de caixa da companhia, facilitando o pagamento de despesas e fornecedores, principalmente em períodos de crise
  • negociar melhores condições de compra com fornecedores, obtendo descontos e cenários mais favoráveis; 
  • investir em tecnologia e inovação, atualizando seus processos e produtos para se manterem competitivas no mercado. 

Portanto, os empréstimos e financiamentos oferecidos pelo BNDES tendem a ser de grande ajuda para as empresas, independentemente do porte ou do setor em que atuam. 

Como foi a atuação do BNDES em 2023? 

Desde a criação do banco de desenvolvimento no Brasil, ele já passou por diferentes mudanças e melhorias. Como a instituição apoia o crescimento do país, é natural que seus programas sofram alterações de acordo com o cenário em cada período. 

No primeiro semestre de 2023, por exemplo, o BNDES investiu R$ 43 bilhões em apoio a MPMEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas). Essa quantia englobou empréstimos, financiamentos e operações de garantias. 

Apenas em empréstimos e financiamentos, foram aprovados R$ 18,9 bilhões pela instituição. Essa quantia representa um aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano anterior. Confira como foram destinados esses recursos: 

  • compra de máquinas e equipamentos (R$ 12,7 bilhões); 
  • projetos de investimento (R$ 2,8 bilhões); 
  • capital de giro (R$ 2,2 bilhões). 

Além desses créditos, o banco deu em 2023 voltou sua atenção aos projetos relacionados a inovação e desenvolvimento tecnológico. Por esse motivo, a instituição selecionou, em julho de 2023, 45 startups para aceleração, por meio do seu programa de incentivo conhecido como BNDES Garagem. 

Segundo a empresa, a escolha dessas companhias foi relacionada a áreas nas quais o BNDES tem bastante interesse, como: 

  • diversidade; 
  • inteligência artificial; 
  • realidade aumentada; 
  • energias renováveis; 
  • sustentabilidade ambiental; 
  • modernização industrial. 

O BNDES desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Brasil. Ele financia uma ampla variedade de projetos em diferentes setores, impulsionando o crescimento e a geração de empregos.  

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o com pessoas que possam se interessar pelo assunto! 

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!