Começar sua reserva de emergência é fundamental para se blindar financeiramente de qualquer imprevisto que possa ocorrer. E lembre-se: eles acontecem e temos que estar preparados! Formar um fundo emergencial pode te salvar de situações totalmente inesperadas.

Esse deve ser o principal motivo para começar a investir, pois, tendo uma reserva de emergência fica mais fácil dar um passo mais largo em busca de outros objetivos financeiros.

Então, aqui vão 5 dicas rápidas para começar a sua reserva de emergência:

  • Defina o que é, de fato, essencial para você

É importante lembrar que o essencial é tudo aquilo que realmente tem valor para sua vida, seja algo mais básico, como alimentação e transporte, ou coisas mais supérfluas que, mesmo assim, são fundamentais para o seu bem-estar, como ir ao cinema com a família, por exemplo.

  • Corte os desperdícios

Tendo em mente tudo que for essencial para você, agora é hora de cortar o que sobrou. Corte todos os gastos que, mesmo não sendo fundamentais, ainda estão presentes em sua vida e acabam lhe fazendo perder dinheiro.

  • Determine sua meta

Tendo o discernimento do que é essencial e o que é desperdício, é possível ter clareza do quanto se consegue poupar todo mês. E o valor recomendado para construir uma boa reserva de emergência é poupar de 10% a 15% do que você ganhar e, assim, investir.

  • Emergência x desejos

Tenha muito claro o que são emergências e o que são desejos, afinal, há muitas situações em que precisamos de dinheiro para algo mais imediato, o que não significa que é realmente uma emergência. Então, não use sua reserva para a compra de um celular novo ou alguma viagem. Use para casos como um desemprego, uma emergência médica ou qualquer gasto inesperado que você precise arcar.

  • Mas depois de formar a reserva, onde mantê-la?

Poupança? NÃO! Definitivamente, a caderneta já está totalmente ultrapassada, já que as corretoras e suas plataformas de investimentos oferecem opções tão seguras quanto ou até mais do que a poupança e, ainda, alternativas muito mais rentáveis.

Confira abaixo 5 produtos que possuem liquidez diária e rendem mais que a poupança:

1 – Tesouro Selic

2 – CDBs com liquidez diária

3 – LCIs e LCAs com liquidez diária

Precisando de ajuda para investir melhor o seu dinheiro? Abra sua conta gratuita na Genial Investimentos e tenha assessoria gratuita para fazer a sua grana trabalhar por você!

abra sua conta

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *