Se você investe na bolsa de valores ou está pensando em começar a fazer aportes nesse ambiente, é importante saber quais são as empresas listadas na B3. Assim, será possível avaliar melhor as alternativas disponíveis de modo a fazer escolhas eficientes e estratégicas para o seu portfólio. 

No total, existem mais de 400 empresas listadas na bolsa brasileira, classificadas em diferentes setores, sabia? Também pelo sistema da B3, mas sem listagem na bolsa, é possível negociar ativos de companhias de menor porte no mercado de balcão. 

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer as empresas listadas na B3 em 2024? Então confira as informações deste conteúdo que nós, da Genial, preparamos especialmente para você! 

Como as empresas listadas na B3 são organizadas? 

Em primeiro lugar, é válido saber que as empresas listadas na B3 são divididas em 11 setores específicos, que, por sua vez, têm diferentes subsetores e segmentos. 

Por exemplo, no setor de “Bens Industriais”, há os subsetores “Comércio”, “Construção e Engenharia” e “Máquinas e Equipamentos”, entre outros. Dentro deles existem ainda segmentos como “Material de Transporte”, “Construção Pesada” e “Engenharia Consultiva”. 

Nos tópicos a seguir, conheça cada um dos 11 setores presentes na bolsa de valores brasileira, incluindo suas principais características! 

Bens Industriais 

O setor de Bens Industriais na bolsa de valores está relacionado a empresas que produzem bens de capital, como máquinas, equipamentos e materiais de construção. Além disso, ele envolve serviços e transportes. 

As companhias do setor de Bens Industriais são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país. A razão é que elas fornecem a infraestrutura e os recursos necessários para impulsionar a produção e a inovação em diversos segmentos.  

Essas empresas desempenham um papel de grande importância no suporte às indústrias manufatureiras, na expansão da infraestrutura e na geração de empregos. Na prática, elas contribuem para o crescimento econômico do Brasil

Comunicações 

Já o setor de Comunicações, como o nome já indica, diz respeito a companhias que atuam com telecomunicações, mídia e tecnologia da informação. Diferentemente de outros segmentos, esse não possui tantas empresas na B3. 

É válido ressaltar que o setor é bastante relevante na conectividade e na disseminação de informações em uma economia cada vez mais digitalizada. As empresas que atuam nele fornecem uma variedade de serviços, como: 

  • telefonia fixa e móvel; 
  • internet; 
  • televisão por assinatura; 
  • entre outros. 

Consumo Cíclico 

O segmento de Consumo Cíclico se refere a negócios ligados ao ciclo econômico, como varejo, turismo, automóveis, hotéis, restaurantes, vestuários, calçados e lazer. Em situações de crise e taxa de desemprego elevada, ele tende a ser afetado negativamente, pois as pessoas costumam economizar em itens considerados supérfluos. 

Se o país está em um momento complicado, as pessoas não deixarão de gastar com alimentação e energia, certo? Elas normalmente reduzirão ou cortarão gastos com viagens, roupas, passeios e outras áreas relacionadas. 

Consumo Não Cíclico 

Ao contrário do Consumo Cíclico, o setor de Consumo Não Cíclico diz respeito a empresas que fornecem produtos e serviços essenciais. Eles são relacionados, por exemplo, a alimentos, bebidas, saúde, limpeza e higiene pessoal

Companhias classificadas nesse segmento atuam com soluções que possuem uma demanda relativamente constante. Por esse motivo, ele tende a não ser tão impactado pelos ciclos econômicos — de forma diferente do setor anterior. 

Financeiro 

Um dos setores mais relevantes da bolsa de valores brasileira é o Financeiro. Como o próprio nome já indica, ele está relacionado a instituições financeiras, como bancos, seguradoras e corretoras de valores.  Essas empresas oferecem uma ampla gama de serviços, como: 

  • empréstimos; 
  • financiamentos; 
  • investimentos
  • seguros; 
  • gestão de patrimônio; 
  • serviços bancários para indivíduos e empresas. 

Materiais Básicos 

Outro setor presente na B3 é o de Materiais Básicos. Ele abrange empresas envolvidas na extração, produção e distribuição de materiais, como metais e produtos químicos, além de madeira, papel e embalagens. 

As companhias que atuam no setor costumam ser influenciadas pela demanda global por commodities e pelo ciclo econômico. Isso acontece, em especial, porque suas atividades estão diretamente ligadas à oferta e demanda desses materiais no mercado internacional.  

Petróleo, Gás e Biocombustíveis 

Mais um setor de grande importância na bolsa de valores brasileira é o de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Nele, estão companhias que trabalham com a exploração, produção e distribuição dessas fontes de energia. 

Vale destacar que o setor é influenciado por uma série de fatores, desde os preços globais do petróleo e gás, até regulamentações governamentais e avanços tecnológicos. Portanto, investidores interessados no segmento devem ter ciência de sua volatilidade, que pode ser mais elevada. 

Saúde 

Como o nome já sugere, o setor de Saúde na B3 engloba farmacêuticas e hospitais, assim como outras companhias que oferecem diferentes tipos de serviços médicos. 

Com o envelhecimento da população e o aumento da demanda por serviços de saúde, as empresas do setor têm potencial para crescimento e expansão, concorda? Logo, esse é um segmento que merece a atenção de investidores. 

Tecnologia da Informação 

Além dos setores anteriores na bolsa de valores brasileira, há o de Tecnologia da Informação, que se refere a empresas que atuam com: 

  • desenvolvimento de software; 
  • serviços de informática; 
  • outras soluções digitais.  

É válido ressaltar que o segmento ainda é pequeno na B3, principalmente ao comparar com as bolsas de valores mundiais, como a de Nova York. Porém, ele está em processo de desenvolvimento. 

Utilidade Pública 

O setor de Utilidade Pública abrange companhias que fornecem serviços essenciais à população brasileira. É o caso, por exemplo, das que trabalham com energia elétrica, gás, água e saneamento. No caso de empresas de energia elétrica, há as que atuam desde a geração até a transmissão e distribuição de energia.  

Outros 

Por fim, há ainda o setor “Outros” na B3. Como você já deve imaginar, ele reúne organizações que não se enquadram especificamente em nenhum dos outros segmentos citados, podendo incluir diferentes tipos de negócios e indústrias. 

Cada um desses setores têm suas próprias características, oportunidades e desafios. Logo, cabe a você analisá-los e estudá-los para tomar decisões referentes ao seu portfólio.  

Genial Investimentos - Abra sua conta

Afinal, quais são as empresas listadas na B3 em 2024? 

Agora que você já sabe quais são os 11 setores presentes na bolsa de valores brasileira, está pronto para conhecer as principais empresas listadas na B3 em 2024. Para facilitar a sua visualização, nós, da Genial, estruturamos a lista por segmentos. 

Ainda, não apenas colocamos os nomes de cada empresa em ordem alfabética, como também indicamos o seu ticker, ou seja, o seu código de negociação na bolsa de valores. É ele que você deve digitar no home broker da sua corretora de valores para comprar ou vender uma ação específica. 

Porém, tenha em mente que algumas empresas podem ter mais de um tipo de ação e, por consequência, mais de um ticker. Porém, ao pesquisar as empresas de interesse individualmente, você terá acesso a essas informações com facilidade.  

Veja a seguir quais empresas estão listadas na B3, começando por aquelas que fazem parte do setor de Bens Industriais. Vale ressaltar que, clicando no nome de muitas das companhias, você consegue saber mais detalhes sobre elas, inclusive, com análises de especialistas.  

Confira! 

Empresas listadas na B3 no setor de Bens Industriais 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
AERIS AERI3 
ARMAC ARML3 
ATMASA ATMP3 
AZEVEDO AZEV4 
AZUL AZUL4 
BARDELLA BDLL4 
BBMLOGISTICA BBML3 
CCR SA CCRO3 
CONC RIO TER CRTE5 
DTCOM-DIRECT DTCY4 
ECORODOVIAS ECOR3 
EMBPAR S/A EPAR3 
EMBRAER EMBR3 
ESTAPAR ALPK3 
ETERNIT ETER3 
FER C ATLANT VSPT4 
FRAS-LE FRAS3 
GOL GOLL4 
GPS GGPS3 
HAGA S/A HAGA4 
HIDROVIAS HBSA3 
HMOBI S.A HMOB3 
INEPAR INEP4 
JSL JSLG3 
KEPLER WEBER KEPL3 
LOG-IN LOGN3 
MARCOPOLO POMO4 
METALFRIO FRIO3 
METISA MTSA4 
MILLS MILS3 
MINASMAQUINA MMAQ4 
NORDON MET NORD3 
PORTOBELLO PTBL3 
PORTO VM PSVM11 
PRATICA PTCA3 
PRINER PRNR3 
RANDON PART RAPT4 
RECRUSUL RCSL4 
RIOSULENSE RSUL4 
RODOBENS RBNS11 
ROMI ROMI3 
RUMO S.A. RAIL3 
SANTOS BRP STBP3 
SCHULZ SHUL4 
SEQUOIA LOG SEQL3 
SONDOTECNICA SOND5 
TAURUS ARMAS TASA4 
TEGMA TGMA3 
TREVISA LUXM4 
TRIUNFO PART TPIS3 
TUPY TUPY3 
VALID VLID3 
WEG WEGE3 
WETZEL S/A MWET4 
WILSON SONS PORT3 
WLM IND COM WLMM4 

Empresas listadas na B3 no setor de Comunicações 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
BRISANET BRIT3 
DESKTOP DESK3 
ELETROMIDIA ELMD3 
OI OIBR4 
TELEBRAS TELB4 
TELEF BRASIL VIVT3 
TIM TIMS3 
UNIFIQUE FIQE3 

Empresas listadas na B3 no setor de Consumo Cíclico 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
ALLIED ALLD3 
ALPARGATAS ALPA4 
ALPHAVILLE AVLL3 
AMERICANAS AMER3 
ANIMA ANIM3 
AREZZO CO ARZZ3 
BAHEMA BAHI3 
BIC MONARK BMKS3 
CAMBUCI CAMB3 
CASAS BAHIA BHIA3 
CEA MODAS CEAB3 
CEDRO CEDO4 
COGNA ON COGN3 
CONST A LIND CALI3 
COTEMINAS CTNM4 
CRUZEIRO EDU CSED3 
CURY S/A CURY3 
CVC BRASIL CVCB3 
CYRELA REALT CYRE3 
DIRECIONAL DIRR3 
DOHLER DOHL4 
DOTZ SA DOTZ3 
ESPACOLASER ESPA3 
ESTRELA ESTR4 
EVEN EVEN3 
EZTEC EZTC3 
FICA FIEI3 
GAFISA GFSA3 
GRAZZIOTIN CGRA4 
GRENDENE GRND3 
GRUPO SBF SBFG3 
GRUPO SOMA SOMA3 
GUARARAPES GUAR3 
HELBOR HBOR3 
HERCULES HETA4 
HOTEIS OTHON HOOT4 
INC SA INNC3 
IND CATAGUAS CATA4 
IOCHP-MAXION MYPK3 
IMC S/A MEAL3 
JHSF PART JHSF3 
JOAO FORTES JFEN3 
KALLAS KLAS3 
KARSTEN CTKA4 
LAVVI LAVV3 
LE BISCUIT LLBI3 
LOCALIZA RENT3 
LOJAS MARISA AMAR3 
LOJAS RENNER LREN3 
MAESTROLOC MSRO3 
MAGAZINE LUIZA MGLU3 
MELNICK MELK3 
METAL LEVE LEVE3 
MITRE REALTY MTRE3 
MOBLY MBLY3 
MOURA DUBEUX MDNE3 
MOVIDA MOVI3 
MRV MRVE3 
MUNDIAL MNDL3 
QUERO-QUERO LJQQ3 
PDG REALT PDGR3 
PETTENATI PTNT4 
PETZ PETZ3 
PLASCAR PART PLAS3 
PLANOEPLANO PLPL3 
RNI RDNI3 
ROSSI RESID RSID3 
SANTANENSE CTSA4 
SER EDUCA SEER3 
SMART FIT SMFT3 
SPRINGS SGPS3 
SPTURIS AHEB5 
TECHNOS TECN3 
TECNISA TCSA3 
TEGRA INCORP TEGA3 
TEKA TEKA4 
TENDA TEND3 
TEX RENAUX TXRX4 
TIME FOR FUN SHOW3 
TRACK FIELD TFCO4 
TRISUL TRIS3 
UNICASA UCAS3 
VAMOS VAMO3 
VESTE VSTE3 
VIVARA S.A. VIVA3 
VIVER VIVR3 
VULCABRAS VULC3 
WESTWING WEST3 
WHIRLPOOL WHRL4 
YDUQS PART YDUQ3 
ZAMP S.A. ZAMP3 

Empresas listadas na B3 no setor de Consumo Não Cíclico 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
3TENTOS TTEN3 
AGRIBRASIL GRAO3 
AGROGALAXY AGXY3 
ALIPERTI APTI4 
AMBEV S/A ABEV3 
ASSAI ASAI3 
BOA SAFRA SOJA3 
BOMBRIL BOBR4 
BRASILAGRO AGRO3 
BRF SA BRFS3 
CAMIL CAML3 
CARREFOUR BR CRFB3 
CTC S.A. CTCA3 
EXCELSIOR BAUH4 
EXITO EXCO32 
GRANJA FARIA EGGY3 
GRUPO MATEUS GMAT3 
GRUPO NATURA NTCO3 
JALLESMACHAD JALL3 
JBS JBSS3 
JOSAPAR JOPA4 
M.DIASBRANCO MDIA3 
MARFRIG MRFG3 
MINERVA BEEF3 
MINUPAR MNPR3 
ODERICH ODER4 
POMIFRUTAS FRTA3 
SAO MARTINHO SMTO3 
SLC AGRICOLA SLCE3 
TERRASANTAPA LAND3 

Empresas listadas na B3 no setor Financeiro 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
ABC BRASIL ABCB10 
ALFA CONSORC BRGE11 
ALFA FINANC CRIV4 
ALFA HOLDING RPAD5 
ALFA INVEST BRIV4 
ALPER S.A. APER3 
B3 B3SA3 
BANCO AMAZONIA BAZA3 
BANCO BMG BMGB4 
BANCO DO BRASIL BBAS3 
BANCO PAN BPAN4 
BANESE BGIP4 
BANESTES BEES4 
BANPARA BPAR3 
BANRISUL BRSR5 
BBSEGURIDADE BBSE3 
BRADESCO BBDC4 
BR PARTNERS BRBI11 
BRB BANCO BSLI4 
BTGP BANCO BPAC11 
CAIXA SEGURIDADE CXSE3 
CIELO CIEL3 
CLEARSALE CLSA3 
CSU DIGITAL CSUD3 
DMFINANCEIRA DMFN3 
EVERTEC INC EVTC31 
G2D INVEST G2DI33 
GENERALSHOPP GSHP3 
GP INVEST GPIV33 
HABITASUL HBTS5 
HBR REALTY HBRE3 
IGUATEMI S.A IGTI11 
INTER CO INBR32 
IRBBRASIL RE IRBR3 
ITAUUNIBANCO ITUB4 
ITAUSA ITSA4 
LOG COM PROP LOGG3 
LOPES BRASIL LPSB3 
MENEZES CORT MNZC3 
MERCANTIL BMEB4 
MERC FINANC MERC4 
MERC INVEST BMIN4 
MONT ARANHA MOAR3 
MULTIPLAN MULT3 
NEXPE NEXP3 
NORD BRASIL BNBR3 
PAR AL BAHIA PEAB4 
PINE PINE4 
PORTO SEGURO PSSA3 
PPLA PPLA11 
SANTANDER BR SANB11 
SAO CARLOS SCAR3 
SIMPAR SIMH3 
STONE CO STOC31 
SYN PROP TEC SYNE3 
WIZ CO WIZC3 
XP INC XPBR31 

Empresas listadas na B3 no setor de Materiais Básicos 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
AURA 360 AURA33 
BRADESPAR BRAP4 
BRASKEM BRKM5 
CBA CBAV3 
CSNMINERACAO CMIN3 
CRISTAL CRPG5 
DEXCO DXCO3 
DEXXOS PAR DEXP4 
EUCATEX EUCA4 
FERBASA FESA4 
FER HERINGER FHER3 
GERDAU GGBR4 
GERDAU MET GOAU4 
IRANI RANI3 
KLABIN S/A KLBN11 
MANGELS INDL MGEL4 
MELHOR SP MSPA4 
NUTRIPLANT NUTR3 
PANATLANTICA PATI4 
PARANAPANEMA PMAM3 
SANSUY SNSY5 
SID NACIONAL CSNA3 
SUZANO S.A. SUZB3 
TEKNO TKNO4 
UNIPAR UNIP5 
USIMINAS USIM5 
VALE VALE3 
VITTIA VITT3 

Empresas listadas na B3 nos setores de Petróleo, Gás e Biocombustíveis 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
3R PETROLEUM RRRP3 
COSAN CSAN3 
ENAUTA PART ENAT3 
LUPATECH LUPA3 
OCEANPACT OPCT3 
OSX BRASIL OSXB3 
PET MANGUINHOS RPMG3 
PETROBRAS PETR4 
PETRORECSA RECV3 
PETRORIO PRIO3 
RAIZEN RAIZ4 
ULTRAPAR UGPA3 
VIBRA VBBR3 

Empresas listadas na B3 no setor de Saúde 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
ALLIAR AALR3 
BAUMER BALM4 
BIOMM BIOM3 
BLAU BLAU3 
D1000VFARMA DMVF3 
DASA DASA3 
DIMED PNVL3 
FLEURY FLRY3 
HAPVIDA HAPV3 
HYPERA HYPE3 
KORA SAUDE KRSA3 
LIFEMED LMED3 
MATER DEI MATD3 
NORTCQUIMICA NRTQ3 
ODONTOPREV ODPV3 
ONCOCLINICAS ONCO3 
OUROFINO S/A OFSA3 
PAGUE MENOS PGMN3 
PROFARMA PFRM3 
QUALICORP QUAL3 
RAIADROGASIL RADL3 
REDE D OR RDOR3 
VIVEO VVEO3 

Empresas listadas na B3 no setor de Tecnologia da Informação 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
BEMOBI TECH BMOB3 
BRQ BRQB3 
ENJOEI ENJU3 
GETNINJAS NINJ3 
INFRACOMM IFCM3 
INTELBRAS INTB3 
LOCAWEB LWSA3 
MELIUZ CASH3 
MULTILASER MLAS3 
NEOGRID NGRD3 
PADTEC PDTC3 
POSITIVO TEC POSI3 
QUALITY SOFT QUSW3 
TC TRAD3 
TOTVS TOTS3 
WDC NETWORKS LVTC3 

Empresas listadas na B3 no setor de Utilidade Pública 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
AES BRASIL AESB3 
AFLUENTE T AFLT3 
ALUPAR ALUP11 
AMBIPAR AMBP3 
AMPLA ENERG CBEE3 
AUREN AURE3 
CASAN CASN4 
CEB CEBR5 
CELESC CLSC4 
CELGPAR GPAR3 
CEMIG CMIG4 
COELBA CEEB5 
COELCE COCE5 
COMERC PAR COMR3 
COPASA CSMG3 
COPEL CPLE5 
COSERN CSRN5 
CPFL ENERGIA CPFE3 
ELEKTRO EKTR4 
ELETROBRAS ELET5 
ELETROPAR LIPR3 
EMAE EMAE4 
ENERGISA ENGI11 
ENERGISA MT ENMT4 
ENEVA ENEV3 
ENGIE BRASIL EGIE3 
EQUATORIAL EQTL3 
GER PARANAP GEPA4 
IGUA SA IGSN3 
LIGHT S/A LIGT3 
NEOENERGIA NEOE3 
ORIZON ORVR3 
REDE ENERGIA REDE3 
RENOVA RNEW11 
SABESP SBSP3 
SAFIRA ENERG SAEN3 
SANEPAR SAPR11 
SERENA SRNA3 
TAESA TAEE11 
TRANSMISSÃO PAULISTA TRPL4 

Empresas listadas na B3 no setor Outros 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
524 PARTICIP QVQP3 
ATOMPAR ATOM3 
BETAPART BETP3 
CABINDA PART CABI3 
CEMEPE MAPT4 
CIMS CMSA4 
GAMA PART OPGM3 
INVEST BEMGE FIGE4 
POLPAR PPAR3 
PROMPT PART PRPT3 
SUDESTE S/A OPSE3 
SUL 116 PART OPTS3 
YBYRA S/A YBRA4 

Existem empresas estrangeiras listadas na B3? 

Até aqui, você conferiu os nomes e os respectivos tickers de empresas brasileiras de capital aberto na bolsa de valores. Agora, além dessas possibilidades, saiba que há como investir em companhias internacionais por meio de BDRs (brazilian depositary receipts). 

Na prática, os BDRs são recibos de depósito que representam ações, títulos e fundos de investimentos estrangeiros, sendo negociados na B3. Assim, eles permitem que investidores brasileiros tenham exposição a companhias internacionais sem a necessidade de abrir uma conta em corretoras no exterior.  

Com esse tipo de ativo, é possível investir de forma indireta em empresas mundialmente conhecidas. Confira alguns exemplos de BDRs negociados na bolsa de valores brasileira: 

Nome da empresa no pregão Ticker na bolsa 
3M MMMC34 
ADOBE INC ADBE34 
AKZO NOBEL AKZA34 
ALIBABAGR BABA34 
ALPHABET GOGL34 
AMAZON AMZO34 
AMERICAN AIR AALL34 
APPLE AAPL34 
BANK OF AMERICA BOAC34 
COCA-COLA COCA34 
JOHNSON & JOHNSON JNJB34 
MASTERCARD MSCD34 
MERCADOLIBRE MELI34 
META PLAT M1TA34 
MICROSOFT MSFT34 
NETFLIX NFLX34 
NVIDIA CORP NVDC34 
TESLA INC TSLA34 
VISA INC VISA34 
WALMART WALM34 

Observe que, diferentemente das ações de empresas brasileiras, todos os BDRs têm um número padronizado no ticker: o 34. Dessa forma, é mais fácil identificar quando se trata desse tipo de ativo. 

Como escolher uma empresa para investir? Há setores que são melhores? 

Conforme você acompanhou ao longo do conteúdo, existem diversas empresas e diferentes setores que fazem parte da bolsa de valores brasileira. Mas afinal, como escolher uma companhia para investir? Além disso, será que existem segmentos melhores do que outros? 

Antes de tudo, é importante ter em mente que, para selecionar empresas para o seu portfólio, você deve considerar o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros. Ambos são fundamentais para fazer escolhas mais direcionadas e eficientes. 

Além desses dois pontos, é essencial prezar a diversificação da sua carteira de investimentos. Portanto, procure selecionar diferentes ativos e setores ao estruturar o seu portfólio. 

Se você investir em apenas uma empresa ou somente um setor, a sua carteira ficará muito concentrada — o que tende a aumentar os riscos. Imagine, por exemplo, que você tem em seu portfólio três empresas do segmento de Consumo Cíclico. 

Caso uma crise no país afete esse setor, as três companhias em sua carteira tendem a ser impactadas. Como consequência, seu portfólio pode ficar no negativo e você corre o risco de ter prejuízos significativos. 

Por outro lado, se você tiver essas empresas, além de ações de outros setores em sua carteira, deverá haver um equilíbrio maior. Afinal, mesmo que o segmento de Consumo Cíclico seja afetado, outros podem valorizar. Assim, há chance de o impacto no seu portfólio não ser tão forte. 

Portanto, ao montar a sua carteira de investimentos, não deixe de investir na estratégia de diversificação, ok? Dessa maneira, além de reduzir riscos, você pode potencializar os ganhos do seu portfólio. 

Por último, outro aspecto crucial para escolher ações da bolsa de valores, assim como setores para investir, é avaliá-los corretamente. Para tanto, confira as dicas e orientações presentes no tópico a seguir! 

Avalie os indicadores da empresa 

Para escolher uma empresa na B3 para a sua carteira, é essencial avaliar alguns pontos específicos. O primeiro deles diz respeito aos indicadores financeiros da empresa, como receita, lucro líquido e nível de endividamento.  

Além disso, você deve analisar o potencial de crescimento da companhia no longo prazo. Para tanto, faça avaliações referentes ao seu mercado, sua capacidade de inovação, seu potencial de expansão e outros fatores que podem impulsionar o seu desenvolvimento. 

Também é importante verificar a qualidade da governança corporativa da empresa. Nesse aspecto, procure avaliar questões como transparência, ética nos negócios, estrutura de liderança e as tomadas de decisões mais recentes. 

Por fim, outros dois pontos relevantes a considerar são a competitividade do setor no qual a organização atua e a sua política de dividendos — em especial, se você tem interesse em receber esse tipo de provento. 

Analise o setor específico 

Já em relação à análise de um setor, você deve avaliar, principalmente, as suas características, o seu histórico e a sua estabilidade. 

É válido ressaltar que não existe um único setor que seja melhor que outros. Porém, alguns têm sido historicamente mais resilientes, como o de Consumo Não Cíclico e o Financeiro. De qualquer forma, ao estruturar o seu portfólio, o ideal é diversificá-lo, conforme já explicado. 

Com as informações deste conteúdo, você pôde conhecer as empresas listadas na B3 em 2024. Além disso, foi possível conferir dicas e orientações fundamentais para escolhê-las para o seu portfólio. Portanto, não deixe de colocá-las em prática ao montar a sua carteira, ok? 

Gostou do conteúdo? Acredita que ele possa ser útil para mais pessoas? Compartilhe-o em suas redes sociais! 

Filipe Villegas

Filipe Villegas é responsável pelas carteiras recomendadas da Genial e relatório GENOMA. Ele é pós-graduado em administração de empresas pela FGV e tem MBA em engenharia financeira pela POLI-USP. Está no mercado há mais de 10 anos.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!