Se você já operou na bolsa de valores ou está pensando em começar já deve saber que não basta traçar metas e analisar as alternativas disponíveis. Também é preciso utilizar uma ferramenta adequada que seja ágil e segura nos seus trades. E o GTrader surgiu para atender a essa demanda.

Trata-se de uma plataforma profissional completa, criada por nós, da Genial, para suprir todas as necessidades do público trader. Estruturada por profissionais especializados em sistemas de alta performance, ela oferece estabilidade e baixa latência para você operar sem preocupações.

Acompanhe este artigo até o final e saiba mais sobre essa ferramenta fornecida gratuitamente pela Genial Investimentos! Vamos lá?

O que é um trader?

Antes de conhecer a fundo a plataforma GTrader, é pertinente entender o significado da palavra trader no mercado financeiro. O termo inglês “trader” traduzido significa “comerciante” ou “negociador”.

Na bolsa de valores ele é usado para definir quem busca ganhos no curto ou curtíssimo prazo, também chamado de especulador. Ele se diferencia do investidor, que tem a atuação geralmente focada em objetivos e em prazos mais longos.

Assim, o trader pode ser uma pessoa física ou jurídica que negocia todo o tipo de ativo e derivativo financeiro no mercado. Em especial, ações, contratos futuros, opções, entre outros.

Alguns traders realizam operações especulativas como forma de complementar sua renda. Outros, que já estão habituados aos riscos da renda variável, podem ter essa atividade como a sua principal fonte de renda. São os chamados traders profissionais.

Em ambos os casos, o uso de uma plataforma de trading tende a ser fundamental para alcançar alta performance no mercado financeiro. Ainda mais para o especulador que pretende operar estratégias dinâmicas, como o day trade — cujas negociações duram menos que um dia.

O que é uma plataforma trader?

Muitas vezes o primeiro contato que um investidor ou trader tem com o mercado financeiro se dá através do tradicional home broker. Ele é uma plataforma digital fornecida pela maioria das corretoras de investimento, que conecta o seu usuário ao ambiente de negociações da bolsa.

Contudo, quem já operou ou acompanhou as negociações da bolsa sabe o quão dinâmico elas são. Afinal, milhares delas ocorrem a cada instante. Então o home broker pode ser uma ferramenta incompleta para acompanhar toda essa movimentação com agilidade.

O day trader, por exemplo, precisa abrir e encerrar diversas posições na bolsa diariamente. Para operar essa estratégia na bolsa, a rapidez é essencial. Isso porque quanto mais rápido você conseguir entrar e sair de uma operação, menos exposto aos riscos estará.

Portanto, ter uma plataforma morosa ou com conexão instável com a bolsa poderá causar prejuízos. Nesse caso, as cotações poderão ficar atrasadas impedindo que o trader entre ou saia da operação no momento apropriado. Isso poderá trazer prejuízo e inviabilizar a prática da atividade.

Logo, para atender à necessidade dos traders, empresas de tecnologia desenvolveram as chamadas plataformas trades. Trata-se de softwares e aplicativos que agilizam e trazem maior estabilidade na realização de operações no mercado.

Além disso, as plataformas trader também fornecem ferramentas e funcionalidades que facilitam na leitura de mercado. Por exemplo, gráficos, indicadores, feed de notícias, quadro com os ativos mais negociados, entre muitas outras. Isso geralmente ajuda o trader na tomada de decisão.

O que é a GTrader?

Como você viu, o GTrader é uma plataforma profissional desenvolvida pela Genial Investimentos para atender às necessidades de quem quer ser trader. Ele oferece estabilidade extrema, baixa latência e canais de atendimento exclusivos para os usuários. Tudo gratuito!

A interface visual do GTrader garante à plataforma as melhores experiências nos trades gráficos para adeptos da análise técnica. Além disso, oferece ferramentas para leitura de fluxo para especuladores que usam o tape reading.

Confira suas principais funcionalidades nesse sentido!

Sistema gráfico personalizável

O GTrader permite que você monte o seu layout operacional de maneira personalizada. Assim, será possível incluir diferentes abas (ideal para quem quer comparar ativos em diversos tempos gráficos), além de escolher o time frame e o tipo de figura gráfica (candles, renko, barra ou área).

No GTrader você também consegue elaborar estudos, desenhar linhas de tendências, ranges e figuras gráficas diretamente no gráfico. Isso pode facilitar no momento de identificar os padrões que você utiliza para entrar em suas operações.

Outro ganho oferecido pelo GTrader é a inclusão em etapa única de todos os papéis que fazem parte da carteira teórica do Ibovespa, sem a necessidade de incluir os ativos individualmente. No GTrader, a cotação do IBOV pode ser acompanhada em tempo real, sem o delay de 30 segundos da bolsa.

Quem utiliza a análise técnica se beneficia, ainda, com a presença de uma extensa lista de indicadores técnicos para auxiliar na tomada de decisão. Dentre eles o GTrader conta com:

  • ADX;
  • Ajuste;
  • ATR;
  • Bandas de Bollinger;
  • CCI;
  • Estocástico;
  • Fechamento;
  • HiLo;
  • IFR;
  • MACD;
  • Média móvel;
  • Midpoint;
  • OBV;
  • Pivot point;
  • SAR;
  • Topos e fundos;
  • TRIX;
  • Volume profile;
  • VWAP, entre outros.

Ferramentas de leitura de fluxo

O trader que preferir utilizar o tape reading para o acompanhamento do mercado e tomada de decisão também encontra ferramentas apropriadas no GTrader.

Dentre as mais relevantes está a ferramenta negócios do mercado (times and trades), responsável por mostrar o histórico das negociações. Com ela você poderá conferir o agressor das ofertas de compra e venda, revelando oportunidades de acompanhar o fluxo.

Outra ferramenta bastante utilizada é o book de ofertas, em que o trader verifica as intenções dos compradores e vendedores. Por meio dela será possível identificar regiões com maior volume de ofertas e escoras institucionais — onde negociações poderão ser realizadas.

O GTrader também disponibiliza o ranking de corretoras. Nele, o trader consegue ver em que nível de preço uma corretora está posicionada, e poderá acompanhar sua evolução durante o pregão. Isso permite seguir o fluxo de grandes participantes do mercado.

Ademais, é possível incluir gráficos com informações relevantes para o analista de fluxo, como o de agressão acumulada e saldo de agressão. Diversas outras ferramentas de tape reading são disponibilizadas e podem ser configuradas de acordo com a sua necessidade.

Ferramentas operacionais

Como você viu, a agilidade no envio de ordens é uma das principais necessidades de um trader. Não perder tempo preenchendo uma boleta para fazer uma compra ou venda pode representar um fator maior de lucro.

Por isso, confira as ferramentas do Gtrader que proporcionam rapidez nos trades!

Chart trading

O chart trading é uma funcionalidade que permite o envio de ordens de compra e venda diretamente pelo gráfico. No caso, basta pressionar a tecla “SHIFT” e clicar no nível de preço de seu interesse para abrir uma ordem de compra — ou “ALT” caso queira abrir ordem de venda.

Gpad

O Gpad é uma aba que possibilita o lançamento de ordens de compra e venda (a mercado) nos seus respectivos botões. Além disso, o trader consegue zerar sua posição integral ou parcialmente, bem como acompanhar o seu resultado no dia e configurar estratégias.

Click book

O click book é uma ferramenta que permite o envio de ordens com apenas um click no livro de ofertas. As ofertas de compra normalmente ficam posicionadas no lado esquerdo do livro, ao passo que as de venda ficam do lado direito, ao clicar nelas a ordem é lançada.

DOM

O DOM (depth of market) é uma janela em que você consegue visualizar as melhores ofertas de compra e venda em uma escala vertical. Também é possível enviar ordens com apenas um clique no preço desejado, além de modificar ou cancelar as ordens enviadas.

Ordens OCO

As ordens OCO (one cancels the other) é uma forma de enviar ordens de compra ou venda com limite de perda (stop loss) e de ganho (stop gain) pré-configuradas. A partir do momento em que uma é executada, a outra é automaticamente cancelada.

Cross market

O cross market é uma funcionalidade que auxilia os traders que especulam no mercado futuro. Nos contratos futuros de índice e dólar, por exemplo, existem os contratos cheios e os minicontratos. Geralmente, os traders institucionais operam nos contratos cheios, por movimentarem mais capital.

Assim, a oscilação de preços nos contratos cheios costuma servir como base para a realização de trades nos minicontratos. Utilizando o cross market será possível enviar uma ordem de compra ou venda na tela do contrato cheio, que será automaticamente lançada no minicontrato.

Isso evita que você tenha que abrir uma tela para cada um deles. Também previne que se faça confusão no momento de lançar as suas ordens.

Trailing stop

O trailing stop é uma ferramenta bastante útil para proteger suas operações vencedoras. Isso porque ela cria uma ordem que se modifica acompanhando a variação do mercado conforme a configuração realizada.

Seus parâmetros podem ser configurados na opção “estratégias operacionais”. Na respectiva janela, você poderá determinar a quantidade de pontos que o mercado deve andar a seu favor para acioná-lo, além da distância que ele deve manter da última cotação.

Assim, se o seu trade estiver sendo lucrativo a ponto de acionar o trailing stop, a operação será encerrada automaticamente caso o mercado mude a direção. Logo, ela garante o lucro, de acordo com os paramentos configurados.

Além das ferramentas vistas, muitas outras estão presentes no GTrader para serem exploradas. Por exemplo, o replay e simulador de mercado onde você poderá treinar suas estratégias antes de ingressar no mercado. Vale a pena conferir cada uma delas.

Como contratar a GTrader?

A contratação do GTrader é muito fácil. Sendo cliente, basta acessar a área logada no site da Genial Investimentos > selecionar a opção “investir”> “ações e futuros”> “plataformas”> “Gtrader + Simulador”.

Então leia e aceite o termo de adesão, digite sua assinatura eletrônica e clique em “aderir”. Depois disso, você receberá por e-mail um link para sua instalação e a senha de acesso em até 24 horas. Ao realizar o download da plataforma, abra o arquivo e instale o programa.

Para instalar, leia e aceite o acordo de licença, aguarde a instalação e por fim, abra o atalho criado na sua área de trabalho. Em seu primeiro acesso, digite seu CPF e a senha recebida por e-mail.

Na sequência, preencha os dados e escolha o ambiente que deseja utilizar: real, simulador ou replay. Será preciso cadastrar uma nova senha com caracteres maiúsculos, minúsculos e números para os próximos acessos.

Como configurá-la?

Ao acessar a plataforma com seu usuário e senha, você poderá começar a configurá-la da forma que preferir. Para adicionar um gráfico, por exemplo, é preciso selecionar a primeira opção nos ícones de funcionalidade, na lateral esquerda da plataforma.

Com isso, será aberta uma janela vazia, em que será preciso selecionar o campo “ativo” e digitar o ticker do ativo que pretende operar. Na parte superior da janela você conseguirá mudar o tipo de gráfico e inserir indicadores. Na parte inferior da janela é possível modificar o time frame.

Já em relação às ferramentas de tape reading, elas podem ser encontradas ao clicar no segundo ícone da barra lateral esquerda da plataforma. Lá estarão o painel de cotações, o book de ofertas, o DOM, o times and trades, volume at price, além de outras que sejam do seu interesse.

O GTrader permite que você faça uma série de adaptações, mude as cores, tamanho das janelas, entre outras. Tudo para aumentar o seu conforto e fazer com que sua experiência na negociação de ativos e derivativos na bolsa de valores seja a mais agradável possível.

Não é demais lembrar que encontrando alguma dificuldade — seja sobre a plataforma, a respeito de investimentos ou trading — não hesite em entrar em contato com nossa equipe. Nosso compromisso é buscar a satisfação total dos clientes.

Também não deixe de conferir todos os conteúdos que a Genial Investimentos preparou para você. Existem cursos, carteiras recomendadas, e-books gratuitos, além da sala ao vivo no YouTube — com calls de day trade de futuros e swing trade de ações diariamente.

Conclusão

Neste artigo você pode ver que o GTrader é uma plataforma bastante robusta e ágil para realização de seus trades. Utilizando-a com frequência ficará cada vez mais simples operar no mercado — e você terá maiores condições de obter a melhor performance nas suas estratégias.

Que tal baixar o GTrader agora e começar a testá-lo? Na Genial Investimentos, ele é totalmente de graça. Então abra já sua conta conosco e seja Genial!

Comentários