O day trade está ganhando bastante visibilidade no mercado nacional. A possibilidade de lucrar no curtíssimo prazo é real. Porém, para aumentar suas chances de sucesso é preciso manter um bom controle das operações. E uma planilha de gerenciamento trader pode ajudar nesse sentido. 

Embora em um primeiro momento a perspectiva de fazer day trade pareça fácil e lucrativa, na verdade, é preciso ter bastante preparo. Afinal, os riscos existem e não devem ser subestimados. Ao registrar os seus trades, você poderá fazer isso acompanhando a sua performance. 

Quer entender mais sobre o assunto e ainda baixar uma planilha de gerenciamento de day trade gratuitamente? Então confira este conteúdo que nós, da Genial, preparamos para você!  

Vamos lá? 

O que é o day trade? 

Dentro do mercado financeiro é possível encontrar dois participantes principais: o investidor e o especulador.  

O investidor tende a ser aquele que tem foco no longo prazo. Desse modo, ele busca construir seu patrimônio aos poucos, fazendo aportes recorrentes para que no futuro possa receber renda passiva e alcançar a independência financeira. 

O especulador costuma ter uma visão imediatista. Normalmente seu objetivo é lucrar no curto ou curtíssimo prazo, aproveitando pequenas variações de preços. A depender da estratégia escolhida ele consegue ter ganhos no mesmo dia. É o caso do day trade. 

O day trade é uma estratégia operacional que consiste em abrir e fechar uma posição no mercado em um único dia. Nesse sentido, não importa se a operação levou horas ou minutos. Desde que seja iniciada e encerrada no mesmo pregão será considerada day trade. 

Como funciona o day trade? 

Na bolsa de valores ocorrem diariamente os pregões eletrônicos. Neles, são negociados diferentes tipos de ativos e derivativos financeiros. Por exemplo, açõesopçõescontratos futuros, commodities, fundos imobiliários (FIIs), fundos de índice (ETFs), taxa de juros, etc. 

Nesse ambiente compradores e vendedores se encontram e as negociações começam. Toda vez que os participantes chegam a um acordo no que se refere ao preço e quantidade, o negócio é executado. A liquidação física ou financeira acontece posteriormente. 

O especulador obtém lucro quando consegue realizar a compra por um preço e, posteriormente, a venda por um preço maior. E o contrário também é possível — ou seja, ele faz a venda a um preço mais alto e, depois, a compra por um preço baixo. 

O prejuízo acontece quando o preço segue na direção contrária da sua posição. Por exemplo, quando o trader faz a compra visando vender com lucro e os preços caem. Como as operações de day trade precisam ser encerradas no mesmo dia, o especulador realiza prejuízo ao vender. 

O day trade realiza diversas compras e vendas durante o pregão, zerando sua posição antes de iniciar outro dia. Diante da rapidez dessas operações é muito comum que o especulador acumule um grande número de trades ao longo do dia.  

Como você pode ver, trata-se de uma atividade que demanda bastante cautela. Se o foco está em oscilações de curtíssimo prazo, é necessário possuir boas estratégias e acompanhar o mercado continuamente para saber quando entrar ou sair de uma posição. 

Portanto, possuir uma planilha para registrar todas as operações realizadas é uma forma de controlar melhor o desempenho. É possível identificar as estratégias que estão funcionando, e aquelas que não estão, de modo a otimizar suas operações. 

Quem é o day trader? 

Como você viu, aquele que está no mercado em busca de ganhos no curto prazo é conhecido como especulador. Mas também se usa o termo trader — que é o nome em inglês para comerciante ou negociador. 

Considerando que no day trade as operações são realizadas em um dia, não é difícil imaginar que quem se dedica a essa atividade é conhecido como day trader. Sua atuação é fundamental para o mercado, já que provê liquidez para diversos ativos e derivativos diariamente. 

Perceba, por exemplo, que quando um investidor pretende desfazer uma posição no mercado, precisará encontrar uma contraparte disposta a negociar com ele. E, muitas vezes, é o day trader que assume essa posição, acreditando que conseguirá se beneficiar da negociação. 

Desse modo, se não existissem day traders e outros especuladores, haveria uma dificuldade maior na execução de negócios. Nesse caso, toda a liquidez dependeria do investidor que, como visto, costuma fazer menos operações — visando o longo prazo. 

Porém, é importante ressaltar que a bolsa é imprevisível, podendo ocorrer mudanças repentinas no cenário e afetar a movimentação dos preços. Por conta disso, o day trader é aquele que assume o maior risco no mercado. Logo, geralmente é praticado por quem tem um apetite maior aos riscos. 

Nem todos conseguem obter resultados positivos e consistentes ao longo do tempo. Por isso é necessário se preparar com estudos, conhecer estratégias e se valer de ferramentas de controle — como uma planilha para controlar todas essas operações de Day Trade. 

Como aumentar as chances de sucesso no day trade? 

Quem deseja operar day trade e fazer dele a sua principal fonte de renda precisa se dedicar bastante.  Afinal, o day trader se expõe constantemente à volatilidade do mercado e as possibilidades de perda estarão sempre presentes. 

Por isso, conheça os principais aspectos que tendem a aumentar seu sucesso no day trade! 

Estude a análise técnica 

Ao considerar fazer operações de day trade é fundamental que você saiba que as operações não são feitas de qualquer maneira ou embasadas na intuição ou em apostas. Os seus resultados financeiros estarão atrelados a uma boa capacidade de analisar o mercado. 

A análise técnica é uma maneira de ler o mercado através de gráficos — geralmente de candlesticks — que revelam o comportamento dos preços. De acordo com a teoria de Charles Dow, um dos maiores nomes no tema, o mercado financeiro se move em tendências. 

Portanto, saber como identificá-las e aproveitar os movimentos de tendência pode aumentar o êxito de suas operações. Se você observar o histórico de candles, perceberá que alguns padrões gráficos se repetem. E muitos utilizam esses padrões para abrir suas posições. 

Também são utilizados indicadores técnicos para facilitar a leitura. Eles são resultados de cálculos matemáticos que utilizam os dados do mercado para projetar linhas, curvas, parábolas, e outras figuras nos gráficos. Assim, costumam auxiliar o trader a tomar suas decisões. 

Logo, aprofundar os estudos sobre a análise técnica e indicadores técnicos lhe permite desenvolver estratégias para fazer com que seus trades sejam mais certeiros e com maiores possibilidades de êxito. Sem esse conhecimento, os riscos são bem maiores. 

Faça gerenciamento de risco 

Quem já está habituado a fazer day trade sabe que as perdas acontecerão de qualquer forma. Nem mesmo os day traders profissionais conseguem realizar operações com 100% de sucesso. Contudo, mesmo assim é possível extrair lucro do mercado. 

gerenciamento de risco se refere a um conjunto de práticas para manter o day trader no controle de suas operações. Através dele é possível adotar estratégias para limitar as perdas ao passo que se maximiza os ganhos. Com isso, a soma final pode ser positiva. 

Um gerenciamento adotado por alguns traders, por exemplo, é o chamado 2 para 1. Nele há a busca por ganhar 2 vezes mais do que perder. Dessa forma, a cada trade que você acerta, poderá compensar até 2 trades que deram errado — o que tende a ser positivo ao longo do dia. 

Além dessa, existem diversas outras formas de gerenciar o risco. Cabe a cada day trader estudar e encontrar a que mais se adéqua às suas necessidades e objetivos financeiros. Em todos os casos, ter uma planilha com o registro das operações contribui para fazer um controle preciso do risco. 

Tenha controle emocional 

Em operações de day trade não ter o controle emocional pode encurtar sua passagem pelo mercado financeiro. Na verdade, grande parte dos prejuízos entre especuladores na bolsa são causados pelo descontrole emocional. 

Nem todos que vão para o mercado fazer day trade conseguem lidar com as perdas e os riscos. É comum encontrar relatos de especuladores que tiveram grandes prejuízos ao realizar o chamado “trade de vingança”, por exemplo. Na tentativa de reaver um resultado negativo, ele foi ampliado. 

Quando o day trader deixa se levar pela emoção, as suas operações tendem a fugir das estratégias traçadas. Isso diminui consideravelmente suas chances de lucrar. De modo geral, se torna um jogo de sorte em que o trader pode até ganhar, mas a possibilidade de perder costuma ser maior. 

E o controle emocional não está relacionado somente às perdas. Não saber controlar as emoções enquanto se ganha também pode contribuir para o insucesso do especulador. Por exemplo, é possível ser ganancioso e insistir em operações para lucrar mais, sem estratégia. 

Por outro lado, muitas vezes o trader pode estar em uma operação vencedora e com grande potencial de atingir o objetivo traçado. Porém, o receio do mercado mudar de direção e reduzir os ganhos faz com que ele o encerre antecipadamente. 

Agir dessa maneira poderá atrapalhar o gerenciamento de risco traçado e fazer com que seus ganhos sejam pequenos e as perdas grandes. Se isso for recorrente, é possível que com o passar do tempo seus prejuízos sejam maiores que os lucros. 

Como uma planilha de gerenciamento para day trader pode ajudar? 

Até aqui vimos que a estratégia é fundamental na especulação. Nesse sentido, uma planilha de gerenciamento de day trade permite organizar as informações e ter mais controle de todas as suas operações.  

Logo, utilizar essa ferramenta a seu favor pode trazer diversos benefícios. Confira! 

Identifica o desempenho das estratégias 

Muitos operadores utilizam apenas uma gestão financeira diária, sem nenhum registro do que foi feito ao longo das horas. Ou seja, ao final do dia ele saberá apenas se o resultado foi positivo ou negativo com base na soma apresentada na sua plataforma trader. 

Contudo, não ter um registro das operações dificulta a identificação da performance do operacional utilizado. Isso porque o trader dificilmente se lembrará quais foram os trades mais lucrativos ou quais resultaram maior prejuízo, bem como os motivos que o levaram a fazê-los. 

Com isso, manter um registro diário das operações realizadas contribui para que se saiba onde está errando ou qual estratégia não está dando resultados. Assim, é possível aprimorá-la ou substituí-la, visando manter somente aquelas que fornecem um melhor desempenho. 

Indica o melhor horário para operar 

Com o uso da planilha de gerenciamento day trader você também poderá definir diversas regras para melhorar o seu operacional. Por exemplo, imagine que nas primeiras horas do pregão seus ganhos sejam maiores que as perdas e no período da tarde esse cenário se inverta. 

Ao identificar esse tipo de ocorrência na sua planilha de controle, será possível destacar o melhor horário para operar. Nesse exemplo, deixar de operar à tarde pode ser útil para evitar devolver para o mercado todo o lucro que obteve no período da manhã. 

Gerencia sua conta day trade 

Através de uma planilha de day trade você consegue, ainda, controlar seus resultados diários mensais e anuais. Também será possível acompanhar a sua evolução patrimonial e a performance como day trader ao longo do tempo.  

Além disso, você poderá registrar o seu limite de perda máxima (stop loss) ou de ganhos (stop gain), as metas e objetivos a serem alcançados e o quanto falta para atingi-los. Ou seja, é uma solução completa para gerenciar suas operações visando melhorar cada vez mais os seus resultados. 

Facilita o recolhimento de Imposto de Renda 

Por fim, a planilha para day trader facilita o momento de prestar contas com o fisco. O ganho de capital no day trade é tributado em 20% no Imposto de Renda. Não há nenhuma isenção e a apuração é mensal — cabendo a cada especulador realizar os cálculos.  

Assim, ter uma planilha que já faça esse cálculo para você facilita o recolhimento. Depois, será possível emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e pagar corretamente para prevenir multas e até a suspensão do seu CPF. 

Como você viu, o day trade é uma atividade que possibilita ganhos rápidos, mas perdas também podem acontecer. Logo, ter como aliado um bom gerenciamento de risco, o controle emocional e fazer o registro de suas operações em uma planilha trader tende a aumentar suas chances na bolsa. 

Quer ter acesso gratuito a uma planilha de gerenciamento day trade elaborada pela Genial Investimentos? CLIQUE AQUI e faça o seu download agora!

Comentários