É cada vez mais comum que os pais invistam no futuro dos filhos. Se há alguns anos era comum que os papais e vovôs abrissem cadernetas de poupança em nome dos pequenos, hoje, com o mercado mais aberto e mais opções de investimento, tudo ficou mais fácil para resolver essa questão.

Poupar uma quantia mensal para o seu filho e investi-la em bons produtos financeiros é muito recomendado por ser vantajoso. Aplicando uma certa quantia por mês, é possível transformar em alguns anos um valor irrisório em um patrimônio, que seria inimaginável sem a ajuda dos juros compostos.

Se os pais começam a poupar para os filhos quando eles ainda são bebês, imagine quanto eles terão na conta aos 18 anos? Com um prazo desses, o tempo está a favor do investidor, sendo possível optar por produtos financeiros com um pouco mais de risco e maior rentabilidade que a renda fixa tradicional.

Entretanto, é preciso tomar cuidado: não negligencie a própria aposentadoria para investir para os filhos. O ideal é conseguir fazer as duas coisas. Mas se não for possível, é melhor investir para a própria aposentadoria.

Cuidar das suas próprias finanças é bom para os seus filhos

Mas por que isso? Não pode ser uma atitude considerada egoísta? Muito pelo contrário. O fato é que, para ter uma aposentadoria confortável, você não poderá depender somente da aposentadoria pelo INSS.

Se você deixar a sua própria aposentadoria de lado e tiver dificuldades financeiras na velhice, provavelmente os seus próprios filhos que terão que arcar com isso.

Considere investir para o futuro dos seus filhos como um extra. Mesmo que você não consiga poupar e investir nada para eles, ainda continuará custeando seus estudos e preparando-os para o futuro, certo?

Na pior das hipóteses, eles terão uma profissão, sendo capazes de gerar renda e formar a própria poupança. Se a aposentadoria dos pais estiver garantida, eles estarão livres para trilhar o próprio caminho.

Agora, se você deixar de lado a sua aposentadoria para poupar para eles, poderá onerá-los – e preocupá-los – no futuro, o que certamente não deve ser algo que os pais queiram.

Então, se você se preocupa com o futuro dos seus filhos, cuide da sua própria saúde financeira.

Abra uma conta na Genial Investimentos para saber os melhores investimentos para fazer o seu dinheiro trabalhar por você e pelo futuro dos seus filhos!

abra sua conta

Publicado por Leonardo Pinto

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Contentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *